Nome do Projeto
Cartografia, Topografia e Geoprocessamento: integração dos conhecimentos teóricos e práticos na compreensão do espaço geográfico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 24/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) tem como característica o pensar o Espaço Geográfico desde a esfera local até os fenômenos de ordem global, contextualizando, analisando e refletindo sobre as transformações que ocorrem, tendo o Homem como um dos principais agentes modificadores deste espaço. Já o curso de Antropologia (ênfase em Arqueologia) busca observar as marcas deixadas num território com o objetivo de compreender como ele foi ocupado, traçando hipóteses e teorias sobre a evolução das sociedades. Tais cursos têm em comum o fato de buscar compreender o espaço em que os objetos de estudo estão inseridos e fazer inter-relações entre os elementos que
compõem/compunham o espaço avaliado. Neste contexto, a Ciência Cartográfica, a Topografia e o Geoprocessamento são ferramentas que auxiliam na interpretação de documentos, na aquisição e integração de informações espaciais, na criação de banco de dados georreferenciados e apresentação de resultados.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Contribuir para o aprofundamento e melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), estimulando a busca por novos conhecimentos referentes à Ciência Cartográfica e Geotecnologias.
Objetivos específicos
1) Realizar atividades práticas (em sala de aula e em campo) em todas as disciplinas tendo como área de estudo o município de Pelotas para posterior integração dos resultados e acompanhamento temporal de mudanças ocorridas no espaço geográfico;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo para a atuação destes no mercado de trabalho.
Contribuir para o aprofundamento e melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), estimulando a busca por novos conhecimentos referentes à Ciência Cartográfica e Geotecnologias.
Objetivos específicos
1) Realizar atividades práticas (em sala de aula e em campo) em todas as disciplinas tendo como área de estudo o município de Pelotas para posterior integração dos resultados e acompanhamento temporal de mudanças ocorridas no espaço geográfico;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo para a atuação destes no mercado de trabalho.
Justificativa
Os cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal de Pelotas possuem em suas grades curriculares as disciplinas de Cartografia Básica, Geotecnologias, Introdução ao SIG, Geoprocessamento e Topografia.
Também o curso de Antropologia (bacharelado com ênfase em Arqueologia) possui em sua grade a disciplina obrigatória de Cartografia e Geoprocessamento. Todas estas disciplinas são ministradas no Laboratório Didático de Cartografia (LABCarto) e no laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Geografia (LABGeotec), Departamento de Geografia/ICH. Tais disciplinas têm em comum a necessidade de aprendizado sequencial da teoria da Ciência Cartográfica, Topografia e Sistemas de Informação Geográfica. Tais conhecimentos são essenciais para a aquisição de mapas temáticos visando a tomada de decisões em planejamentos ambientais, rurais e urbanos. Neste sentido, a adoção de uma metodologia de ensino que promova a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas acima listadas bem como a integração entre a teoria e a prática (em laboratório e em campo) é imprescindível para o bom o aprendizado dos discentes. Da mesma maneira, a análise das mudanças no espaço geográfico visualizada por documentos cartográficos levantados em gabinete e em práticas de campo são atividades essenciais para a boa formação dos bacharéis que venham trabalhar com as Geotecnologias.
Também o curso de Antropologia (bacharelado com ênfase em Arqueologia) possui em sua grade a disciplina obrigatória de Cartografia e Geoprocessamento. Todas estas disciplinas são ministradas no Laboratório Didático de Cartografia (LABCarto) e no laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Geografia (LABGeotec), Departamento de Geografia/ICH. Tais disciplinas têm em comum a necessidade de aprendizado sequencial da teoria da Ciência Cartográfica, Topografia e Sistemas de Informação Geográfica. Tais conhecimentos são essenciais para a aquisição de mapas temáticos visando a tomada de decisões em planejamentos ambientais, rurais e urbanos. Neste sentido, a adoção de uma metodologia de ensino que promova a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas acima listadas bem como a integração entre a teoria e a prática (em laboratório e em campo) é imprescindível para o bom o aprendizado dos discentes. Da mesma maneira, a análise das mudanças no espaço geográfico visualizada por documentos cartográficos levantados em gabinete e em práticas de campo são atividades essenciais para a boa formação dos bacharéis que venham trabalhar com as Geotecnologias.
Metodologia
1) realizar atividades práticas (em sala de aula e em campo) em todas as disciplinas tendo como área de estudo o município de Pelotas para posterior integração dos resultados e acompanhamento temporal de mudanças ocorridas no espaço geográfico;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo/Arqueólogo para a atuação destes no mercado de trabalho;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo/Arqueólogo para a atuação destes no mercado de trabalho;
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se ao final deste projeto estruturar um banco de dados cartográfico a ser disponibilizados aos alunos dos cursos e Geografia/Antropologia e também para profissionais que possam necessitar do mesmo.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com atividades de monitoria, grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia,
bem como a diminuição das taxas de evasão.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com atividades de monitoria, grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia,
bem como a diminuição das taxas de evasão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES | 2 | ||
Lisiane de Sousa Lemos | |||
MATHEUS MIDON DOS PASSOS | |||
PAULO RICARDO MORAES CASTRO FILHO | |||
PEDRO VIEIRA SAMPAIO | |||
RAFAEL RAMON MACHADO DOS SANTOS | |||
SABRINA DOMINGUES MORALES | |||
Vinícius Bartz Schwanz |