Nome do Projeto
Cartografia, Topografia e Geoprocessamento: integração dos conhecimentos teóricos e práticos na compreensão do espaço geográfico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 24/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) tem como característica o pensar o Espaço Geográfico desde a esfera local até os fenômenos de ordem global, contextualizando, analisando e refletindo sobre as transformações que ocorrem, tendo o Homem como um dos principais agentes modificadores deste espaço. Já o curso de Antropologia (ênfase em Arqueologia) busca observar as marcas deixadas num território com o objetivo de compreender como ele foi ocupado, traçando hipóteses e teorias sobre a evolução das sociedades. Tais cursos têm em comum o fato de buscar compreender o espaço em que os objetos de estudo estão inseridos e fazer inter-relações entre os elementos que compõem/compunham o espaço avaliado. Neste contexto, a Ciência Cartográfica, a Topografia e o Geoprocessamento são ferramentas que auxiliam na interpretação de documentos, na aquisição e integração de informações espaciais, na criação de banco de dados georreferenciados e apresentação de resultados.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Contribuir para o aprofundamento e melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), estimulando a busca por novos conhecimentos referentes à Ciência Cartográfica e Geotecnologias.

Objetivos específicos
1) Realizar atividades práticas (em sala de aula e em campo) em todas as disciplinas tendo como área de estudo o município de Pelotas para posterior integração dos resultados e acompanhamento temporal de mudanças ocorridas no espaço geográfico;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo para a atuação destes no mercado de trabalho.

Justificativa

Os cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal de Pelotas possuem em suas grades curriculares as disciplinas de Cartografia Básica, Geotecnologias, Introdução ao SIG, Geoprocessamento e Topografia.
Também o curso de Antropologia (bacharelado com ênfase em Arqueologia) possui em sua grade a disciplina obrigatória de Cartografia e Geoprocessamento. Todas estas disciplinas são ministradas no Laboratório Didático de Cartografia (LABCarto) e no laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Geografia (LABGeotec), Departamento de Geografia/ICH. Tais disciplinas têm em comum a necessidade de aprendizado sequencial da teoria da Ciência Cartográfica, Topografia e Sistemas de Informação Geográfica. Tais conhecimentos são essenciais para a aquisição de mapas temáticos visando a tomada de decisões em planejamentos ambientais, rurais e urbanos. Neste sentido, a adoção de uma metodologia de ensino que promova a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas acima listadas bem como a integração entre a teoria e a prática (em laboratório e em campo) é imprescindível para o bom o aprendizado dos discentes. Da mesma maneira, a análise das mudanças no espaço geográfico visualizada por documentos cartográficos levantados em gabinete e em práticas de campo são atividades essenciais para a boa formação dos bacharéis que venham trabalhar com as Geotecnologias.

Metodologia

1) realizar atividades práticas (em sala de aula e em campo) em todas as disciplinas tendo como área de estudo o município de Pelotas para posterior integração dos resultados e acompanhamento temporal de mudanças ocorridas no espaço geográfico;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo/Arqueólogo para a atuação destes no mercado de trabalho;

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ao final deste projeto estruturar um banco de dados cartográfico a ser disponibilizados aos alunos dos cursos e Geografia/Antropologia e também para profissionais que possam necessitar do mesmo.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com atividades de monitoria, grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia,
bem como a diminuição das taxas de evasão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES2
Lisiane de Sousa Lemos
MATHEUS MIDON DOS PASSOS
PAULO RICARDO MORAES CASTRO FILHO
PEDRO VIEIRA SAMPAIO
RAFAEL RAMON MACHADO DOS SANTOS
SABRINA DOMINGUES MORALES
Vinícius Bartz Schwanz

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