Nome do Projeto
Elaboração de protótipo para o monitoramento de reservatórios de água como material didático para o ensino de Instrumentação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/03/2020 - 20/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto visa a elaboração de um caderno didático e um protótipo em escala laboratorial de sistemas instrumentados para monitorar variáveis hídricas. O material desenvolvido será utilizado na disciplina de Instrumentação e Processamento de Sinais do curso de Engenharia Hídrica. Os sistemas eletrônicos, serão produzidos usando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduíno, para monitorar as variáveis hídricas vazão, temperatura, nível e pressão de água.

Objetivo Geral

Desenvolver sistemas digitais e instrumentados com os alunos de graduação do curso, usando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduíno, para monitorar variáveis hídricas e elaborar um caderno didático descrevendo o funcionamento de sensores usados para medir vazão, temperatura, nível e pressão de água.

Justificativa

O projeto se justifica devido a dificuldade de muitos alunos do curso de Engenharia Hídrica em entender e aplicar os conhecimentos obtidos na disciplina de Instrumentação e Processamento de Sinais. Assim, pretende-se de forma prática que os alunos tenham o domínio do conhecimento necessário para manusear e desenvolver sistemas eletrônicos de monitoramento de variáveis hídricas, utilizados no exercício profissional.

Metodologia

O material a ser elaborado será constituído por um caderno didático que será disponibilizado eletronicamente via sistema Moodle-AVA para os discentes e por um protótipo de um sistema de monitoramento de reservatórios de água, em escala laboratorial.
Para isto, serão adquiridas placas microprocessadas do tipo Arduíno e sensores específicos para o monitoramento das variáveis desejadas. Posteriormente, será produzido um protótipo, em escala laboratorial, de um sistema de bombeamento de água entre reservatórios. O monitoramento do nível, da vazão, da temperatura e da pressão da água será realizado através da utilização de bibliotecas próprias existem para os sensores ou elaboradas por programação computacional.
Para a elaboração do caderno didático da disciplina de Instrumentação e Processamento de Sinais, será realizada uma pesquisa nas principais bibliografias atualizadas da área. Além disso, será buscado em artigos científicos nacionais e internacionais, material sobre o tema, bem como pesquisas inovadoras quem tem sido desenvolvidas e que se apliquem com a realidade do Engenheiro Hídrico.

Indicadores, Metas e Resultados

O desempenho acadêmico dos alunos na disciplina poderá ser utilizado como indicador de qualidade do material desenvolvido. Além disso, uma análise do desempenho do professor por parte dos alunos da disciplina poderá ser utilizado como indicador da qualidade do material elaborado. O projeto traz como metas o desenvolvimento dos produtos de ensino (caderno didático e protótipo) e a melhoria do ensino.
Como resultado, espera-se que a partir do material elaborado os estudantes do curso de Engenharia Hídrica possam desenvolver um nível de entendimento e conhecimento maior, despertando o interesse pela área e diminuindo a evasão do curso. Além disso, busca-se através da pesquisa bibliográfica, sistemas que vem sendo desenvolvidos e possam agregar no ensino de Instrumentação e Processamento de Sinais e no exercício profissional do discente egresso. Sendo o curso de Engenharia Hídrica relativamente novo no cenário nacional, o principal impacto esperado é no conhecimento dos alunos, que proporcionará o embasamento necessário para solucionar questões práticas do exercício profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO1
CAYO MIRANDA E ARAÚJO
RENAN PRESTES CARDOSO
RICARDO SCHERER POHNDORF6
THOMAZ NICOLAS BELINI
WESLEY HUCKEMBECK DOS SANTOS
WILLIAN DA SILVEIRA LIMA

Página gerada em 28/03/2024 22:30:45 (consulta levou 0.137889s)