Nome do Projeto
Jornada de História Antiga
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Em 1992, em uma parceria com o Simpósio de História Antiga da UFRGS e com a área de Antiga da FURG,
foi organizada a I Jornada de História
Antiga - JHA/UFPel, que consolidou uma das principais marcas do encontro: a integração
inter-institucional e a cooperação acadêmica. Na década em curso, consolidaram-se parcerias
interinstitucionais contínuas com a UFRJ (PPG - Letras Clássicas), UERJ (Núcleo de Estudos da
Antiguidade) e USP (Taphos - Laboratório de Práticas Mortuárias e LARP - Laboratório de Arqueologia
Provincial Romana. O objetivo da Jornada foi sempre fomentar o estudo da Antiguidade, com o foco na
História, mas sempre com um intenso diálogo com as disciplinas irmãs, com o Latim, a Filosofia, o
Direito e, destacadamente, com a Arqueologia.
Trazer a Pelotas pesquisadores relevantes, de escala estadual, nacional e internacional, foi sempre
um dos objetivos. Assim para os eventos, já vieram, para citar alguns exemplos de pesquisadores
vinculados a instituições estrangeiras, o assiriólogo Johannes Renger (1994, Universidade Livre de
Berlim), referência internacional nos estudos hammurabianos, Jean Andreau (2012, École des Hautes
Études en Sciences Sociales), autor referencial nos estudos da Economia romana, e Jean-Michel
Carrié (2013, École des Hautes Études en Sciences Sociales), respeitado historiador francês da
Antiguidade Tardia, ex-editor da revista Annales, a historiadora Denise Bloch (2013, Paris X - Nanterre), discípula do Henri-Irinée Marrou; o epigrafista português José de Encarnação (2003 e 2008, Coimbra). Na última edição, em 2019, participaram seis palestrantes estrangeiros (do Uruguai, Argentina, Itália e França), entre eles, Christophe Vendries (Univ. Rennes, Fr.), Sylvain Perrot (CNRS), Eleonora Rocconi (Univ. Pavia, It.) e Daniela Castaldo (Univ. del Salento, It.) Em termos nacionais, Emanuel Bouzon, Neyde Theml, Maria Beatriz Florenzano, Norma Musco Mendes, André Leonardo Chevitarese, Pedro Paulo Abreu Funari, Norberto Guarinello, Margaret Bakos, Marina Cavicchioli, Katia Pozzer, Anderson Martins, para citar apenas alguns. A integração com a área de Medieval marcou duas edições: 1994 e 2010. Em 1994, veio a Pelotas Hilário Franco
Júnior. Em 2010, com a organização conjunta da colega Rejane Barreto Jardim, trouxemos alguns medievalistas brasileiros, como Andréa Frazão. Em algumas edições, a jornada se irmanou à
realização de eventos nacionais, como o Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, em
2003, e o Encontro Nacional de História Antiga, vinculado ao GTHA-ANPUH, em 2008. Mas as Jornadas
também tiveram o objetivo de estimular nossos estudantes a desenvolverem e exporem suas pesquisas
na área. Inicialmente, em nível de Iniciação Científica ou TCC. Mais tarde, alguns fizeram
especialização ou mestrado na área. Hoje, com o Mestrado de História, temos mestres pesquisadores
na área de História Antiga na UFPel. Tudo isto sempre estimulou a, no ano seguinte, juntar forças
para uma nova jornada. Sempre contamos com apoio do departamento e dos técnicos administrativos da
unidade. A Jornada sempre se preocupou em promover o diálogo entre a academia e os setores externos
à universidade, como a comunidade escolar (professores e estudantes), promovendo inclusive
atividades artístico- culturais com o escopo de explorar outras linguagens de abordagem dos estudos
da Antiguidade.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
1. Divulgação e promoção da pesquisa focada na História Antiga
Objetivos específicos
1. Capacitação e atualização de professores da rede de ensino;
2. Estímulo aos estudantes de graduação para o estudo da História Antiga;
3. Integração, na área, com pesquisadores e estudantes de universidades brasileiras e estrangeiras;
4. Oportunizar contato com pesquisadores destacados, de nível nacional e internacional;
5. Fomentar publicações resultantes das pesquisas acadêmicas de graduação e pós-graduação;
6. Estimular os diálogos interdisciplinares no interior da própria UFPel;
7. Aprofundar os debates sobre as conexões entre o Mundo Antigo e o Mundo Moderno;
8. Atender a demanda de público em geral com interesse pela área.
9. Promover estratégias de integração aos cursos pré-universitários populares existentes em Pelotas e região.
1. Divulgação e promoção da pesquisa focada na História Antiga
Objetivos específicos
1. Capacitação e atualização de professores da rede de ensino;
2. Estímulo aos estudantes de graduação para o estudo da História Antiga;
3. Integração, na área, com pesquisadores e estudantes de universidades brasileiras e estrangeiras;
4. Oportunizar contato com pesquisadores destacados, de nível nacional e internacional;
5. Fomentar publicações resultantes das pesquisas acadêmicas de graduação e pós-graduação;
6. Estimular os diálogos interdisciplinares no interior da própria UFPel;
7. Aprofundar os debates sobre as conexões entre o Mundo Antigo e o Mundo Moderno;
8. Atender a demanda de público em geral com interesse pela área.
9. Promover estratégias de integração aos cursos pré-universitários populares existentes em Pelotas e região.
Justificativa
O interesse pela História Antiga, evidenciado ao longo dos 28 anos de história e vinte edições precedentes do evento, realizadas desde 1992, justifica a transformação da jornada em um evento permanente do Departamento de História. Diversas demandas somam-se para justificar este interesse:
1) capacitação de professores de História e áreas afins da rede de ensino local e regional;
2) atualização de egressos do curso de História da UFPel e outras universidades regionais;
3) fomento ao estudo e pesquisa em Antiguidade entre alunos do ensino superior;
4) aprofundamento da perspectiva interdisciplinar nos estudos do Mundo Antigo na UFPel e região, havendo um histórico de parceria e diálogo na área com professores de Direito, Filosofia, Arqueologia, Artes, Letras e Música, além da interface com a rede escolar.
Por outro lado, o avanço da grande área de Ciências Humanas na UFPel, com a criação e consolidação de vários PPGs (História, Letras, Filosofia, Memória & Patrimônio, Antropologia & Arqueologia, Ciências Sociais, Ciência Política, Arquitetura, Artes, Educação) traduz um crescimento e valorização destas áreas em nossa universidade, tornando ainda mais importante a institucionalização de eventos que já se tornam tradicionais e
de reconhecimento nacional, dada a sua regularidade e qualidade da programação.
O Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga, projeto de extensão permanente, tem a estrutura de apoio e equipe qualificada para a organização das edições vindouras da JHA.
1) capacitação de professores de História e áreas afins da rede de ensino local e regional;
2) atualização de egressos do curso de História da UFPel e outras universidades regionais;
3) fomento ao estudo e pesquisa em Antiguidade entre alunos do ensino superior;
4) aprofundamento da perspectiva interdisciplinar nos estudos do Mundo Antigo na UFPel e região, havendo um histórico de parceria e diálogo na área com professores de Direito, Filosofia, Arqueologia, Artes, Letras e Música, além da interface com a rede escolar.
Por outro lado, o avanço da grande área de Ciências Humanas na UFPel, com a criação e consolidação de vários PPGs (História, Letras, Filosofia, Memória & Patrimônio, Antropologia & Arqueologia, Ciências Sociais, Ciência Política, Arquitetura, Artes, Educação) traduz um crescimento e valorização destas áreas em nossa universidade, tornando ainda mais importante a institucionalização de eventos que já se tornam tradicionais e
de reconhecimento nacional, dada a sua regularidade e qualidade da programação.
O Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga, projeto de extensão permanente, tem a estrutura de apoio e equipe qualificada para a organização das edições vindouras da JHA.
Metodologia
1. Alternância entre dois formatos: jornadas nacionais e jornadas internacionais, desde a década de 1990.
a) Jornadas Internacionais: sistema fechado, de apresentação de trabalhos por meio de convite a esquisadores consolidados e renomados. Inclusão de palestrantes internacionais. Visa a oportunizar o contato com pesquisadores de renome internacional e nacional, com a pesquisa de ponta. O formato inclui:
- Mesas-redondas com palestrantes locais, regionais e nacionais;
- Conferências com pesquisadores internacionais;
- Minicursos.
b) Jornadas Nacionais: sistema aberto à inscrição de trabalhos, sob forma de comunicações ou mesas redondas. Visa a estimular estudantes de graduação e pós-graduação a apresentarem trabalhos, promovendo o
diálogo entre estudantes de diferentes universidades e professores pesquisadores convidados. O formato inclui:
- Minicursos;
- Sessões de comunicações com trabalhos inscritos por estudantes, com aval de orientadores;
- Mesas redondas com palestrantes regionais e nacionais, convidados ou mediante proposta;
- Conferências com pesquisadores nacionais renomados.
2. Com o objetivo de articular os diferentes públicos alvo do evento, a organização da jornada recorre a diferentes estratégias:
- divulgar junto a professores da rede, por meio de contato com a SMED e 5a CRE;
- divulgar junto a estudantes de diferentes cursos da área de Humanas da UFPel, por meio das redes sociais;
- articular na organização e programação professores de diferentes cursos da Universidade com interesse potencial pela área, nomeadamente Letras, Direito, Filosofia, Artes, Música e Arqueologia;
- divulgar nos cursos de História da região (nomeadamente FURG, UNIPAMPA e UFSM) que tradicionalmente encaminham alunos e professores ao evento; - articular com professores dos cursos de História da região para participarem como palestrantes.
3. Atividades complementares: Uma vez que a jornada é concebida como um evento amplo, em que seus conteúdos e aprendizados extrapolam as situações e momentos formais do evento, a organização procura proporcionar atividades paralelas, como apresentações artístico-culturais ligadas ao conteúdo do evento, ou tour com os visitantes (estudantes e professores) junto ao patrimônio cultural local.
a) Jornadas Internacionais: sistema fechado, de apresentação de trabalhos por meio de convite a esquisadores consolidados e renomados. Inclusão de palestrantes internacionais. Visa a oportunizar o contato com pesquisadores de renome internacional e nacional, com a pesquisa de ponta. O formato inclui:
- Mesas-redondas com palestrantes locais, regionais e nacionais;
- Conferências com pesquisadores internacionais;
- Minicursos.
b) Jornadas Nacionais: sistema aberto à inscrição de trabalhos, sob forma de comunicações ou mesas redondas. Visa a estimular estudantes de graduação e pós-graduação a apresentarem trabalhos, promovendo o
diálogo entre estudantes de diferentes universidades e professores pesquisadores convidados. O formato inclui:
- Minicursos;
- Sessões de comunicações com trabalhos inscritos por estudantes, com aval de orientadores;
- Mesas redondas com palestrantes regionais e nacionais, convidados ou mediante proposta;
- Conferências com pesquisadores nacionais renomados.
2. Com o objetivo de articular os diferentes públicos alvo do evento, a organização da jornada recorre a diferentes estratégias:
- divulgar junto a professores da rede, por meio de contato com a SMED e 5a CRE;
- divulgar junto a estudantes de diferentes cursos da área de Humanas da UFPel, por meio das redes sociais;
- articular na organização e programação professores de diferentes cursos da Universidade com interesse potencial pela área, nomeadamente Letras, Direito, Filosofia, Artes, Música e Arqueologia;
- divulgar nos cursos de História da região (nomeadamente FURG, UNIPAMPA e UFSM) que tradicionalmente encaminham alunos e professores ao evento; - articular com professores dos cursos de História da região para participarem como palestrantes.
3. Atividades complementares: Uma vez que a jornada é concebida como um evento amplo, em que seus conteúdos e aprendizados extrapolam as situações e momentos formais do evento, a organização procura proporcionar atividades paralelas, como apresentações artístico-culturais ligadas ao conteúdo do evento, ou tour com os visitantes (estudantes e professores) junto ao patrimônio cultural local.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
1. publicação de cadernos de resumo on line indexado com ISSN/ISBN;
2.publicação de dossiês temáticos com papers provenientes das jornadas em periódicos científicos avalizados e mínimo estrato médio em Qualis B3 (novo A4/B1).
3. nas edições internacionais, publicação de coletânea sob forma de livro em editora universitária;
4. direcionar produção discente para periódicos discentes ou publicação em coautoria.
5. que estudantes que participem do evento realizem TCC, dissertação ou doutorado na área.
Metas:
1. Atingir professores da rede de ensino e estudantes do nível médio.
2. Promover contato entre estudantes e pesquisadores locais com estudantes e pesquisadores de outras instituições, brasileiras e estrangeiras.
Resultados esperados:
Público: média de 20 professores da rede; 10 estudantes de ensino médio; 150 estudantes universitários de graduação, destes 20% de outras universisdades; 30 estudantes de pós-graduação, destes 30% de outras universidades.
1. publicação de cadernos de resumo on line indexado com ISSN/ISBN;
2.publicação de dossiês temáticos com papers provenientes das jornadas em periódicos científicos avalizados e mínimo estrato médio em Qualis B3 (novo A4/B1).
3. nas edições internacionais, publicação de coletânea sob forma de livro em editora universitária;
4. direcionar produção discente para periódicos discentes ou publicação em coautoria.
5. que estudantes que participem do evento realizem TCC, dissertação ou doutorado na área.
Metas:
1. Atingir professores da rede de ensino e estudantes do nível médio.
2. Promover contato entre estudantes e pesquisadores locais com estudantes e pesquisadores de outras instituições, brasileiras e estrangeiras.
Resultados esperados:
Público: média de 20 professores da rede; 10 estudantes de ensino médio; 150 estudantes universitários de graduação, destes 20% de outras universisdades; 30 estudantes de pós-graduação, destes 30% de outras universidades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA BASILIO SANTOS | |||
ANA JULIA DOS SANTOS | |||
CAROLINA KESSER BARCELLOS DIAS | |||
CAROLINE MELO ARMESTO | |||
DANIEL INÁCIO BECKER | |||
DANIELE GALLINDO GONCALVES | 2 | ||
EDWARD DUTRA DOS ANJOS | |||
FABIO VERGARA CERQUEIRA | 3 | ||
ISABELLE BRANCÃO CHAVES | |||
ISADORA LEBEDEFF CAMARGO | |||
JESSICA ESPÍRITO SANTO DA SILVEIRA | |||
JOÃO GOMES BRAATZ | |||
JOÃO PEDRO VITORIANO FABRI | |||
JÉSSICA RENATA SANTOS SILVA | |||
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS | 1 | ||
Milena Rosa Araújo Ogawa | |||
Milena Rosa Araújo Ogawa | |||
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER | 1 | ||
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR | 1 |