Nome do Projeto
Grupo de estudos: desenvolvimento de códigos de análise de estruturas com auxílio de ferramentas Python
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/04/2020 - 12/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O presente projeto visa formar um grupo de estudos com alunos e professores interessados em conhecer ferramentas criadas na linguagem Python que são uteis no desenvolvimento de códigos da área de estruturas. É aberto aos alunos dos cursos de engenharia, que já tenham cursado ou estejam cursando a disciplina Isostática. A proposta deste grupo de estudos contempla atividades presenciais.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades para elaborar softwares e ampliar os conhecimentos na área de estruturas.

Justificativa

Nas engenharias civil e agrícola, principalmente, os alunos são apresentados à softwares de estruturas ao longo do curso. No entanto, não são estimulados a desenvolver códigos. A proposta deste Grupo é qualificar os alunos e professores participantes para a criação de códigos na linguagem Python. A escolha da linguagem é justificada pelas ferramentas existentes desenvolvidas nessa linguagem. Então, o estudo será focado na linguagem e, principalmente, em aprender a usar ferramentas já desenvolvidas.

Metodologia

Revisão bibliográfica orientada; desenvolvimento de códigos elementares; reuniões de trabalho; desenvolvimento de manuais de usuário das ferramentas Python escolhidas , desenvolvimento de trabalhos para congressos de iniciação científica.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do período de um ano, os participantes do grupo tenham adquirido familiaridade com as ferramentas utilizadas e tenham ampliado seus conhecimentos em estruturas. Pretende-se, ainda, a elaboração de, pelo menos, um trabalho para congresso de iniciação científica. Em termos de impacto, espera-se que os alunos participantes tenham mais autonomia sobre seu processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE RIBEIRO PALIGA2
EDUARDO COSTA COUTO2
LÓREN FERREIRA DA CRUZ

Página gerada em 26/04/2024 00:04:54 (consulta levou 0.133922s)