Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 22/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto de ensino visa ampliar o conhecimento da área de atuação do futuro egresso em Engenharia Industrial Madeireira sobre as possibilidades inerentes as tecnologias empregadas no meio acadêmico e na industria de beneficiamento da madeira. Bem como propor aos acadêmicos que cursam os diferentes períodos do curso a participarem de atividades de ensino que proporcionem sua integração com os colegas de turma, professores e técnicos de diferentes áreas do meio acadêmico.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral proporcionar a continuidade das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira - GETECMA, desde o ano de 2015, fomentando o conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação do curso de Engenharia Industrial Madeireira.

Justificativa

A justificativa para realização deste projeto é embasada na falta de conhecimento sobre o curso de Engenharia Industrial Madeireira por meio dos ingressantes do Sisu e Pave, havendo necessidade de maior integração entre os professores e alunos de diferentes períodos do curso. Desta forma, ocorrerá a propagação do conhecimento por meio de estudos fundamentados em artigos científicos, bem como por outras formas de acesso a informação (meio digital, revistas, jornais e etc). Tendo como objetivo o estímulo do ensino-aprendizagem por meio da troca de informações e discussões em grupo orientada por professores que atuam no curso. Havendo a possibilidade de geração de diferentes interações e proposições de atividades que corroborem com a diminuição da evasão e retenção que atualmente é muito significativa nesse curso de engenharia.

Metodologia

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto de ensino será baseada em encontros quinzenais e/ou mensais realizados na Sala de Estudos Prof. Dr. Celso Foelkel ou em outras instalações da UFPel, com os alunos interessados e corpo docente onde ocorrerá o desenvolvimento de debates técnicos por meio da orientação dos professores vinculados ao projeto.

Ao fim de cada encontro será aplicado um questionário para avaliação da qualidade do evento, bem como o direcionamento de melhorias com relação a forma de abordagem dos encontros e outras atividades fomentadas pela ação dos discentes

O estímulo as oportunidades idealizadas por meio da participação discente direcionará ações paralelas que estarão vinculadas ao grupo de estudos, sendo viabilizadas por meio da coordenadora do projeto. As ações citadas podem estar relacionadas a realização de visitas técnicas, oficinas, palestras e cursos de curta duração com enfoque direcionado ao curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se estimular tanto os alunos quanto a equipe técnica envolvida, na atualização das atividades e técnicas utilizadas no setor madeireiro e de base florestal, divulgando informações, bem como possibilitando a integração com diferentes grupos de pesquisa e empresas que atuam no setor.

Página gerada em 28/04/2025 21:41:01 (consulta levou 0.299302s)