Nome do Projeto
Projeto de formação dos Educadores do Desafio
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/04/2020 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Desafio Pré-Universitário Popular surgiu em 1993, como iniciativa de estudantes universitários que, alinhados com a filosofia da Educação Popular (Paulo Freire), tinham a intenção de iniciar um curso de alfabetização de jovens e adultos para pessoas de baixa renda. Com o tempo, o foco do projeto tornou-se preparar o público atendido para o ingresso à universidade. São mais de 26 anos de atuação onde se inscrevem mais de duzentas pessoas da comunidade por ano. Para ministrar as aulas do curso Desafio são selecionados alunos do cursos de graduação e de pós-graduação da universidade chegando a ter mais de 80 educadores, por semestre envolvidos nas atividades de educação. Este projeto propõem atividades de formação continuada para que os educadores do projeto tenham um complemento de suas atividades acadêmicas de sala de aula.

Objetivo Geral

Organizar ciclos de formação para os educadores do Projeto Desfio Pré-Universitário

Justificativa

Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. As diretrizes apontadas no novo PNE buscam lidar com um dos principais gargalos da formação de professores no país: a articulação entre teoria e prática, visto que muitos profissionais saem da universidade com o domínio do conteúdo, mas com pouca base didática (SILVA et. al. 2016).
Para Paulo Freire (2001), ensinar exige do educador intimidade e compromisso, já que este necessita saber ensinar e esta não se trata de uma tarefa simples. Há uma importante quantidade de saberes que influenciam na prática docente e que não são vivenciados antes desta. É na vivência que o professor torna-se agente da prática, e constrói saberes e experiências que ao longo de sua vida o tornam professor.
Enquanto projeto de extensão o Desafio Pré-Universitário Popular, proporciona a experiência docente para acadêmicos de cursos de licenciatura da universidade. O Desafio traz uma importante experiência acadêmica, já que oportuniza vivências prévias nas salas de aula, ainda na formação inicial, procurando desfazer a dicotomia teoria e prática, facilitando o desenvolvimento da autonomia. Em adição, permite o contato com os educandos, com a educação popular, com a realidade das comunidades em vulnerabilidade social e econômica, e a certificação do trabalho voluntário, além do crescimento pessoal singularizado por cada indivíduo (SILVA, 2016).
A oportunidade de ter uma experiência docente, durante a graduação, permite uma melhor compreensão do processo de educação, dos desafios inerentes à profissão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que criem possibilidades para a produção de conhecimento. Este projeto justifica-se pela necessidade de aprimorar de forma continuada os educadores do Projeto Desafio,l auxiliando, desta forma no aprendizado dos seus cursos de origem.

Metodologia

Realização de encontros uma vez por mês com convidados especialistas da área da educação para debater sobre pesquisas e práticas, com os educadores que desenvolvem funções no Projeto Desafio. Após a palestra dos especialistas será realizado rodas de conversas, onde será debatido a experiência dos educadores, duvidas e necessidades.

Indicadores, Metas e Resultados

- aperfeiçoamento dos educadores;
- aperfeiçoamento das metodologias usadas em sala de aula;
- diminuição na evasão dos educandos;
- permanência dos educadores no curso;
- desenvolvimento de novas pesquisas na área;
- desenvolvimento de novos projetos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA
ANA PAULA BONATO WILLE
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA
ANALISA ZORZI8
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES8
Alex Antunes Mendes
BEATRIZ FRANTZ ALVES
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER
BRUNA SCHNEID DA SILVA
Bruna Vieira Dorneles
CAROLINA ABUKAWA
CATIA FERNANDES DE CARVALHO4
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL13
DANIEL MELLO VIEIRA
DANIEL MELLO VIEIRA
DANIELE CONCLI LOUREIRO8
DINAMARA CENTENO FARIAS
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS
DOUGLAS MACHADO DA SILVA
Diana da Rosa Mendes
DÉBORA BIANCA NOTTAR
ELDA MARIA LOPES MORAIS
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA8
FERNANDA DIAS JESUS
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO
GABRIELA GARCIA SILVEIRA
GABRIELA SOARES DA ROSA
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
GIOVANA PINEDA PRADO
GUILHERME GONÇALVES MENEGHELLO
GUILHERME LUBKE QUEVEDO
GUSTAVO BRAZ KURZ
HELENA CORREA DOMBROSKI
HIGOR LUAN SANTOS CAMARGO
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA
JOYCE DE MORAIS SOUZA
JOÃO EDUARDO DE MAGALHÃES SALVADOR
JULIA FERNANDES RUAS
JULIA MOTTA PINTO
JULIANA DOS SANTOS MARTINS
Jonatan Egewarth
JÚLIA MELO DOS SANTOS
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA
LARISSA LYSAKOWSKI VENZKE
LAURA DE OLIVEIRA KARAM
LUCAS CANTOS DA ROSA
LUCAS FERNANDES TAVARES
LUCAS PEDRA DE CASTRO
LUCAS RÖPKE DA SILVA
LUCIA MARIA VAZ PERES2
LUCIA MARIA VAZ PERES8
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO
MARCELO PISKE ESLABAO
MARINA RIBEIRO CARDOSO
MAURICIO FONSECA RODRIGUES
MICHELE DA SILVA BRUM
MICHELLE DA CRUZ VERGAS
MILENA RODRIGUES ESTEVÃO
Magda Tatiana Ferreira Garcia
Maria Laura Almeida Pereira
Miral Miranda Neto
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL4
NÁTHALY DE BARROS BORGES
PATRICIA DA ROSA BOTELHO
PATRÍCIA DE FARIA FERREIRA
PAULA SIGRIST CICILIATO
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
RENATA OLIVEIRA CRESPO
ROBERTA SILVA SOHNE
Rafael Costa Angrizani
Rafael Gonçalves da Silveira
Raquel Lucques dos Santos
SAMARA DE DEUS FABRIS
THAÍS RUAS VIEGAS
THEO LAHORGUE ROSCOFF
Taiane Custódio Soares
Thalles Pinto de Souza
VALERIA DA FONSECA DACHERY
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YAGO JACONDINO NUNES
YAGO JACONDINO NUNES

Página gerada em 14/10/2024 07:41:20 (consulta levou 0.265428s)