Nome do Projeto
Projeto de formação dos Educadores do Desafio
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/04/2020 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Desafio Pré-Universitário Popular surgiu em 1993, como iniciativa de estudantes universitários que, alinhados com a filosofia da Educação Popular (Paulo Freire), tinham a intenção de iniciar um curso de alfabetização de jovens e adultos para pessoas de baixa renda. Com o tempo, o foco do projeto tornou-se preparar o público atendido para o ingresso à universidade. São mais de 26 anos de atuação onde se inscrevem mais de duzentas pessoas da comunidade por ano.
Para ministrar as aulas do curso Desafio são selecionados alunos do cursos de graduação e de pós-graduação da universidade chegando a ter mais de 80 educadores, por semestre envolvidos nas atividades de educação. Este projeto propõem atividades de formação continuada para que os educadores do projeto tenham um complemento de suas atividades acadêmicas de sala de aula.
Objetivo Geral
Organizar ciclos de formação para os educadores do Projeto Desfio Pré-Universitário
Justificativa
Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. As diretrizes apontadas no novo PNE buscam lidar com um dos principais gargalos da formação de professores no país: a articulação entre teoria e prática, visto que muitos profissionais saem da universidade com o domínio do conteúdo, mas com pouca base didática (SILVA et. al. 2016).
Para Paulo Freire (2001), ensinar exige do educador intimidade e compromisso, já que este necessita saber ensinar e esta não se trata de uma tarefa simples. Há uma importante quantidade de saberes que influenciam na prática docente e que não são vivenciados antes desta. É na vivência que o professor torna-se agente da prática, e constrói saberes e experiências que ao longo de sua vida o tornam professor.
Enquanto projeto de extensão o Desafio Pré-Universitário Popular, proporciona a experiência docente para acadêmicos de cursos de licenciatura da universidade. O Desafio traz uma importante experiência acadêmica, já que oportuniza vivências prévias nas salas de aula, ainda na formação inicial, procurando desfazer a dicotomia teoria e prática, facilitando o desenvolvimento da autonomia. Em adição, permite o contato com os educandos, com a educação popular, com a realidade das comunidades em vulnerabilidade social e econômica, e a certificação do trabalho voluntário, além do crescimento pessoal singularizado por cada indivíduo (SILVA, 2016).
A oportunidade de ter uma experiência docente, durante a graduação, permite uma melhor compreensão do processo de educação, dos desafios inerentes à profissão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que criem possibilidades para a produção de conhecimento. Este projeto justifica-se pela necessidade de aprimorar de forma continuada os educadores do Projeto Desafio,l auxiliando, desta forma no aprendizado dos seus cursos de origem.
Para Paulo Freire (2001), ensinar exige do educador intimidade e compromisso, já que este necessita saber ensinar e esta não se trata de uma tarefa simples. Há uma importante quantidade de saberes que influenciam na prática docente e que não são vivenciados antes desta. É na vivência que o professor torna-se agente da prática, e constrói saberes e experiências que ao longo de sua vida o tornam professor.
Enquanto projeto de extensão o Desafio Pré-Universitário Popular, proporciona a experiência docente para acadêmicos de cursos de licenciatura da universidade. O Desafio traz uma importante experiência acadêmica, já que oportuniza vivências prévias nas salas de aula, ainda na formação inicial, procurando desfazer a dicotomia teoria e prática, facilitando o desenvolvimento da autonomia. Em adição, permite o contato com os educandos, com a educação popular, com a realidade das comunidades em vulnerabilidade social e econômica, e a certificação do trabalho voluntário, além do crescimento pessoal singularizado por cada indivíduo (SILVA, 2016).
A oportunidade de ter uma experiência docente, durante a graduação, permite uma melhor compreensão do processo de educação, dos desafios inerentes à profissão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que criem possibilidades para a produção de conhecimento. Este projeto justifica-se pela necessidade de aprimorar de forma continuada os educadores do Projeto Desafio,l auxiliando, desta forma no aprendizado dos seus cursos de origem.
Metodologia
Realização de encontros uma vez por mês com convidados especialistas da área da educação para debater sobre pesquisas e práticas, com os educadores que desenvolvem funções no Projeto Desafio. Após a palestra dos especialistas será realizado rodas de conversas, onde será debatido a experiência dos educadores, duvidas e necessidades.
Indicadores, Metas e Resultados
- aperfeiçoamento dos educadores;
- aperfeiçoamento das metodologias usadas em sala de aula;
- diminuição na evasão dos educandos;
- permanência dos educadores no curso;
- desenvolvimento de novas pesquisas na área;
- desenvolvimento de novos projetos;
- aperfeiçoamento das metodologias usadas em sala de aula;
- diminuição na evasão dos educandos;
- permanência dos educadores no curso;
- desenvolvimento de novas pesquisas na área;
- desenvolvimento de novos projetos;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA | |||
ANA PAULA BONATO WILLE | |||
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA | |||
ANALISA ZORZI | 8 | ||
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO | |||
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ | |||
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 8 | ||
Alex Antunes Mendes | |||
BEATRIZ FRANTZ ALVES | |||
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | |||
BRUNA SCHNEID DA SILVA | |||
Bruna Vieira Dorneles | |||
CAROLINA ABUKAWA | |||
CATIA FERNANDES DE CARVALHO | 4 | ||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 13 | ||
DANIEL MELLO VIEIRA | |||
DANIEL MELLO VIEIRA | |||
DANIELE CONCLI LOUREIRO | 8 | ||
DINAMARA CENTENO FARIAS | |||
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | |||
DOUGLAS MACHADO DA SILVA | |||
Diana da Rosa Mendes | |||
DÉBORA BIANCA NOTTAR | |||
ELDA MARIA LOPES MORAIS | |||
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA | |||
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO | |||
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 8 | ||
FERNANDA DIAS JESUS | |||
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO | |||
GABRIELA GARCIA SILVEIRA | |||
GABRIELA SOARES DA ROSA | |||
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA | |||
GIOVANA PINEDA PRADO | |||
GUILHERME GONÇALVES MENEGHELLO | |||
GUILHERME LUBKE QUEVEDO | |||
GUSTAVO BRAZ KURZ | |||
HELENA CORREA DOMBROSKI | |||
HIGOR LUAN SANTOS CAMARGO | |||
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA | |||
JOYCE DE MORAIS SOUZA | |||
JOÃO EDUARDO DE MAGALHÃES SALVADOR | |||
JULIA FERNANDES RUAS | |||
JULIA MOTTA PINTO | |||
JULIANA DOS SANTOS MARTINS | |||
Jonatan Egewarth | |||
JÚLIA MELO DOS SANTOS | |||
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA | |||
LARISSA LYSAKOWSKI VENZKE | |||
LAURA DE OLIVEIRA KARAM | |||
LUCAS CANTOS DA ROSA | |||
LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
LUCAS PEDRA DE CASTRO | |||
LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 2 | ||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 8 | ||
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA | |||
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO | |||
MARCELO PISKE ESLABAO | |||
MARINA RIBEIRO CARDOSO | |||
MAURICIO FONSECA RODRIGUES | |||
MICHELE DA SILVA BRUM | |||
MICHELLE DA CRUZ VERGAS | |||
MILENA RODRIGUES ESTEVÃO | |||
Magda Tatiana Ferreira Garcia | |||
Maria Laura Almeida Pereira | |||
Miral Miranda Neto | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 4 | ||
NÁTHALY DE BARROS BORGES | |||
PATRICIA DA ROSA BOTELHO | |||
PATRÍCIA DE FARIA FERREIRA | |||
PAULA SIGRIST CICILIATO | |||
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
RENATA OLIVEIRA CRESPO | |||
ROBERTA SILVA SOHNE | |||
Rafael Costa Angrizani | |||
Rafael Gonçalves da Silveira | |||
Raquel Lucques dos Santos | |||
SAMARA DE DEUS FABRIS | |||
THAÍS RUAS VIEGAS | |||
THEO LAHORGUE ROSCOFF | |||
Taiane Custódio Soares | |||
Thalles Pinto de Souza | |||
VALERIA DA FONSECA DACHERY | |||
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR | |||
WILLIAM MARTINS LOURENÇO | |||
YAGO JACONDINO NUNES | |||
YAGO JACONDINO NUNES |