Nome do Projeto
Conservação e Restauração de obras em papel: conceitos e práticas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/03/2020 - 15/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto organiza atividades sobre bens culturais de suporte em papel a serem desenvolvidas no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Neste laboratório, sob a orientação de docentes e com a participação discente, abre-se a oportunidade para ações de ensino, pesquisas e extensão relacionadas com a preservação do patrimônio cultural, com ênfase nos acervos documentais, incluindo obras de arte em papel, documentos e livros. Oportuniza-se assim a prática da conservação e restauração, assim como a possibilidade de atendimento às demandas da comunidade para a realização de ações de conservação e restauração de obras em papel.
Objetivo Geral
Oportunizar aos discentes do Curso de Conservação e Restauração um espaço de aprendizado, onde estejam integradas as ações do ensino, pesquisa e extensão e que possibilite analisar, estudar, executar e divulgar as melhores práticas da Conservação, Restauração e Conservação Preventiva de bens culturais com suporte em papel.
Justificativa
Este projeto justifica-se inicialmente por uma função social ampla relacionada às questões conceituais, práticas e de divulgação da preservação do patrimônio cultural definido em um sentido mais amplo como documentação gráfica. Outro aspecto importante está na formação profissional do discente ingressantes no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Neste contexto de treinamento e formação profissional, considera-se ainda a possibilidade de atender às demandas da comunidade em relação à conservação e restauração dos bens culturais que possuam valor histórico, cultural, informacional, científico e até mesmo afetivo. As ações e atividades previstas poderão atender acervos institucionais (bibliotecas, arquivos, museus, escolas, igrejas, etc.), assim como pessoais (colecionadores, artistas, etc.). Ressalta-se ainda que os procedimentos que fazem parte da Conservação e Restauração estão necessariamente ancorados em pesquisas científicas e no treinamento prático, de forma metódica e contínua, dos profissionais em formação. Daí a necessidade de proporcionar aos discentes experiências que vinculem a pesquisa, a execução e divulgação dos procedimentos de conservação e restauração para a comunidade detentora ou responsável pelos bens culturais.
Metodologia
As atividades realizadas no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel serão norteadas pela teoria, princípios, código de ética e metodologia da Área da Conservação e Restauração.
Sobre que metodologia, pontua-se os seguintes princípios e etapas a serem consideradas em cada ação:
1) Observação, identificação e análise do bem cultural a partir do seu contexto de uso e salvaguarda;
2) Tomadas de decisões a partir de leituras e discussões embasadas na bibliografia especializada;
3) Documentação, incluindo a elaboração dos documentos necessários para o controle das informações sobre os acervos ou objetos, e também a elaboração e preenchimento de formulários e execução de registros fotográficos;
4) Realização de testes e exames;
5) Pesquisa sobre os materiais constituintes do bem cultural;
6) Definição e execução de tratamentos, seja na área da conservação, conservação preventiva ou restauração, considerando os princípios éticos da profissão do Conservador-restaurador, os materiais e equipamentos disponíveis e ausência de riscos para os bens culturais.
7) Interlocução contínua entre docentes, discentes e os responsáveis pelo objeto ou acervo, sobre todas os tratamentos e etapas que foram realizadas.
8) Divulgação dos trabalhos realizados para as comunidade acadêmica e público em geral, como forma de valorizar a preservação do patrimônio cultural em todos os seus aspectos.
Sobre que metodologia, pontua-se os seguintes princípios e etapas a serem consideradas em cada ação:
1) Observação, identificação e análise do bem cultural a partir do seu contexto de uso e salvaguarda;
2) Tomadas de decisões a partir de leituras e discussões embasadas na bibliografia especializada;
3) Documentação, incluindo a elaboração dos documentos necessários para o controle das informações sobre os acervos ou objetos, e também a elaboração e preenchimento de formulários e execução de registros fotográficos;
4) Realização de testes e exames;
5) Pesquisa sobre os materiais constituintes do bem cultural;
6) Definição e execução de tratamentos, seja na área da conservação, conservação preventiva ou restauração, considerando os princípios éticos da profissão do Conservador-restaurador, os materiais e equipamentos disponíveis e ausência de riscos para os bens culturais.
7) Interlocução contínua entre docentes, discentes e os responsáveis pelo objeto ou acervo, sobre todas os tratamentos e etapas que foram realizadas.
8) Divulgação dos trabalhos realizados para as comunidade acadêmica e público em geral, como forma de valorizar a preservação do patrimônio cultural em todos os seus aspectos.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores estarão relacionados ao público atendido, ao número de objetos e acervos tratados ou ações de divulgação realizadas durante a vigência do projeto. Também serão considerados os trabalhos resultantes das atividades, como relatórios, TCCs, trabalhos apresentados em eventos ou publicações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CARLOS EDUARDO ALBÉ | |||
JAMILA LIMA MACEDO | |||
JAMILA LIMA MACEDO | |||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
LUIZA RIBEIRO SANTANA | |||
OTAVIO OLIVEIRA BOSZCZOVSKI | |||
RENATA ALMEIDA TELES | |||
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | 6 |