Nome do Projeto
stats - Explorando aplicações da Estatística.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 27/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Os avanços em tecnologia da informação expandiram a capacidade de se obter e armazenar grandes coleções de dados, mas também impulsionaram a necessidade do mercado por profissionais hábeis em extrair conclusões válidas destes repositórios. A Estatística se insere neste cenário por suas históricas e contínuas contribuições ao decompor e compreender as dificuldades inerentes a coleta, resumo, análise e interpretação de dados. Pensando em desenvolver tais habilidades durante a formação acadêmica é que vários cursos de graduação incluem disciplinas de introdução à Estatística em seus projetos pedagógicos. A fim de contribuir para o aprimoramento e qualificação dos cursos de graduação da UFPel esta proposta tem o objetivo de promover oportunidades extracurriculares onde os discentes poderão desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos em Estatística, além de melhor compreender a importância desta área para a sua formação acadêmica e profissional.

Objetivo Geral

Contribuir para o aprimoramento e qualificação dos cursos de graduação da UFPel ao promover oportunidades extracurriculares onde os discentes poderão desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos em Estatística, além de melhor compreender a importância desta área para a sua formação acadêmica e profissional.

Justificativa

As disciplinas de introdução à Estatística estão inseridas nos primeiros semestres da grade curricular dos cursos de graduação. Mas após a expansão institucional decorrente do Programa REUNI, a disponibilidade de professores do Departamento de Matemática e Estatística/IFM para atender a esta demanda, as limitam em número de turmas, carga horária e conteúdo programático. Além disso, a momentânea maturidade acadêmica dos discentes dificulta o pleno desenvolvimento de atividades de aplicação, como seminários, pesquisas e estudos de casos. Ao proporcionar aos discentes novas oportunidade acadêmicas extracurriculares, esperamos que os problemas ou preocupações inerentes a área de formação dos estudantes motivem o interesse pelo estudo da Estatística. Consequentemente, os discentes poderão melhor compreender a importância desta área para a sua formação, além de aprofundar os seus conhecimentos.

Metodologia

Após a aprovação desta proposta em todas as instancias administrativas, será aberto um edital de seleção para adesão de novos colaboradores discentes (máximo 2 estudantes por curso).

Uma vez definida a equipe de trabalho, será elaborado um plano semanal e cronograma de atividades para cada colaborador. O progresso na execução destas atividades será acompanhado através da plataforma Trello, Inc.

Inicialmente os discentes serão agrupados por áreas de formação. Feito isso, os grupos serão estimulados a identificar problemas ou preocupações que poderão ser alvo de investigação. Após ordenar estes temas, os grupos serão orientados a discuti-los através dos métodos abordados nas disciplinas de Introdução à Estatística para graduação. Eventualmente, métodos mais sofisticados também poderão ser objeto de demonstração.

Ao longo das etapas de investigação, os discentes passarão por treinamento em planilha eletrônica MS® Office Excel e suas aplicações na Estatística

Ao final das atividades, os materiais didáticos serão disponibilizados em espaço customizado no WordPress Institucional. Parte deste material será compilado em um curso de curta duração sobre a planilha eletrônica MS® Office Excel e suas aplicações na Estatística, a ser ofertado à comunidade acadêmica da UFPel. Nesta última atividade, os discentes colaboradores do projeto poderão auxiliar como tutores.

A cada semestre letivo será oportunizada a participação de novos discentes colaboradores. Como alguns já sinalizaram o interesse pela proposta de trabalho, eles integram a equipe de trabalho.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Estão previstas avaliações anuais durante a execução do projeto com o objetivo de identificar ajustes necessários para maximizar os resultados e impactos esperados.

Metas:
- produção de materiais didáticos estruturados para dar suporte ao ensino da Estatística na graduação;
- ofertar um curso de curta duração sobre a planilha eletrônica MS® Office Excel e suas aplicações na Estatística;
- proporcionar novas oportunidade acadêmicas extracurriculares para a inserção de alunos em atividades de ensino.

Resultados e impactos esperados:
- disponibilizar a comunidade acadêmica da UFPel materiais didáticos estruturados e acessíveis sobre aplicações da Estatística focados em áreas de formação;
- desenvolver abordagens didático-pedagógicas capazes de impactar positivamente sobre a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação;
- despertar o interesse dos discentes em participar de ações voltadas ao ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SELENA ENRIQUEZ CARMEN
ALANA DE FATIMA PIMENTEL CORREA
ALISSON TONIN
AMANDA MARTINS SILVA
ANDIARA DE LIMA JESKE
BEATRIZ TIMM RUTZ
BIANCA PIO AVILA
CATARINE PETER BELLETTI
CRISTIANE DE OLIVEIRA NOBRE
DENISE RITTA FARIAS
DIENIFER ALINE BRAUN BUNDE
EDUARDA GOMES DA ROSA
FRANCINE NUNES DE SOUZA
GABRIEL DANIELLI QUINTANA
GERMANO EHLERT POLLNOW
GUSTAVO SESSA FIALHO12
HENRIQUE BLANK TUCHTENHAGEN
JOSIANE KONRADT
JOÃO PEDRO ESCHER
KARLA EDUARDA DE MIRANDA NUNES
LETICIA PRECHESNIUKI ALVES
LILIANE SILVEIRA VARNES
LUANA NUNES CENTENO
LUCAS MINGHINI GONÇALVES
LUCIANO CARLOS DA MAIA1
LUCIJACY PEREIRA JAVARINI
MARCO ANDRE PALDES DA COSTA28
MARCOS PIZZATTO DE AZEREDO
MARINA MAGALHÃES MASIERO HALLER HIDALGO
MILENA ANDRETTI PIANA
NADÁLIN YANDRA BOTTON
NATHALIA DE MEDEIROS CARDOSO
NICOLE PEREIRA XAVIER
PATRICIA LOUZADA DE OLIVEIRA PUREZA PINTO
RICARDO NETTO GOULART
Raila Graciela Ferraz Saraiva
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA4
STEPHANIE NUNES DA CUNHA MOLINA
TAILON ANDRÉ PODEWILS
THALES GABRIEL TORRES DE SOUZA

Página gerada em 21/12/2024 22:20:01 (consulta levou 0.166953s)