Nome do Projeto
Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Papel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/03/2020 - 15/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto visa atender às demandas da comunidade para a Conservação e Restauração de obras em papel, a serem executadas pelos discentes do Curso de Conservação e Restauração, sob a orientação docentes e dos técnicos de laboratórios.

Objetivo Geral

Conservar e restaurar acervos de obras em papel, incluindo documentos, livros, mapas, gravuras, dentre outros bens com suporte em papel.

Justificativa

Este projeto justifica-se por sua função social ampla relacionada às questões conceituais, práticas e de divulgação da preservação do patrimônio cultural. Outro aspecto importante está na formação profissional do discente ingressantes no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis em interação com a comunidade detentora dos bens culturais. Neste contexto a formação profissional também atende às demandas da comunidade em relação à conservação e restauração dos bens culturais que possuam valor histórico, cultural, informacional, científico e até mesmo afetivo. As ações e atividades previstas poderão atender acervos institucionais (bibliotecas, arquivos, museus, escolas, igrejas, etc.), assim como pessoais (colecionadores, artistas, etc.). Ressalta-se ainda que os procedimentos que fazem parte da Conservação e Restauração estão necessariamente ancorados em pesquisas científicas e no treinamento prático, de forma metódica e contínua, dos profissionais em formação. Daí a necessidade de proporcionar aos discentes experiências que vinculem a pesquisa, a execução e divulgação dos procedimentos de conservação e restauração para a comunidade detentora ou responsável pelos bens culturais.

Metodologia

As atividades realizadas no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel serão norteadas pela teoria, princípios, código de ética e metodologia da Área da Conservação e Restauração.
Sobre que metodologia, pontua-se os seguintes princípios e etapas a serem consideradas em cada ação:
1) Observação, identificação e análise do bem cultural a partir do seu contexto de uso e salvaguarda;
2) Tomadas de decisões a partir de leituras e discussões embasadas na bibliografia especializada;
3) Documentação, incluindo a elaboração dos documentos necessários para o controle das informações sobre os acervos ou objetos, e também a elaboração e preenchimento de formulários e execução de registros fotográficos;
4) Realização de testes e exames;
5) Pesquisa sobre os materiais constituintes do bem cultural;
6) Definição e execução de tratamentos, seja na área da conservação, conservação preventiva ou restauração, considerando os princípios éticos da profissão do Conservador-restaurador, os materiais e equipamentos disponíveis e ausência de riscos para os bens culturais.
7) Interlocução contínua entre docentes, discentes e os responsáveis pelo objeto ou acervo, sobre todas os tratamentos e etapas que foram realizadas.
8) Divulgação dos trabalhos realizados para as comunidade acadêmica e público em geral, como forma de valorizar a preservação do patrimônio cultural em todos os seus aspectos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores e resultados serão definidos a partir das demandas que chegam ao Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, incluindo o número de acervos ou bens que receberem tratamentos de conservação e restauração, assim como trabalhos acadêmicos produzidos a partir das atividades realizadas ali.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JAMILA LIMA MACEDO
OTAVIO OLIVEIRA BOSZCZOVSKI
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI2

Página gerada em 26/04/2024 09:10:18 (consulta levou 0.138125s)