Nome do Projeto
Organização da Documentação administrativa dos Museu da FURG
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2020 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Gestão institucional
Resumo
O presente projeto pretende subsidiar a organização da documentação administrativa dos Museus da FURG, ou ligados a ela, que precisam adaptar-se a Lei Federal 11.904. A partir de um diagnóstico será realizada indicações de procedimentos e ferramentas que são necessários para a adaptação a lei

Objetivo Geral

- Subsidiar a adaptação dos Museus da FURG, à Lei 11.904

Justificativa

O panorama da cultura nacional tem se consolidado como um cenário multifacetado que reúne as mais diversas manifestações regionais, cuja diversidade e especificidades locais foram consideradas dentro da Política Nacional de Cultura. No que se refere especificamente aos museus, foram delineadas linhas de apoio à consolidação das diferentes instituições existentes, através da liberação de recursos para a manutenção dos acervos, de uma política de capacitação de recursos humanos, definidos através do Plano Nacional de Museus. A fim de tornar exeqüíveis as metas e objetivos de ambos os documentos, fez-se necessária a constituição de um sistema permanente de acompanhamento e avaliação das ações realizadas, concretizado através de um diagnóstico das instalações museológicas do País.
A Universidade Federal de Rio Grande possui vários museus universitários e apoia instituições museais da cidade, mas por uma defasagem de pessoal possui dados e documentos incompletos e não refletem a realidade das instituições. T
Por sua vez, o currículo do curso de Bacharelado em Museologia da UFPEL, enfatiza, entre suas diretrizes, a necessidade de uma permanente e continua inserção de seus alunos em seu futuro campo de trabalho, através de atividades de pesquisa e de extensão universitária. Institucionalmente, o curso da UFPEL, desde a sua criação em 2006, vem atuando em parceria com diversas instituições das diversas esferas. Desse modo este projeto se constitui em mais uma iniciativa de atuação conjunta, que permitirá a imediata inserção do corpo docente e discente do curso numa ação que permitirá uma conexão efetiva com as instituições museais da FURG. Além dos objetivos previstos pela própria ação, esta poderá contribuir, de forma indireta, para que as comunidades atingidas passem a reconhecer a importância e a necessidade de profissionais museólogos atuando nos diferentes museus.
Desse modo este projeto foi planejado a fim de qualificar a implementação da Política Nacional dos Museus em Rio Grande, através da realização de um levantamento das condições documentais das Instituições museológicas.

Metodologia

A abordagem a ser utilizada no presente projeto será de cunho quantitativo, com a proposta de efetuar uma pesquisa pontual e aprofundada dos sujeitos, porém igualmente buscando informações qualitativas que forneçam subsídios à formalização de propostas que venham adequar as novas propostas da museologia. A pesquisa terá um caráter descritivo, na medida em que partirá dos dados coletados para delinear e analisar as características principais das instituições museológicas.

Indicadores, Metas e Resultados

- Diagnóstico dos 06 Museus da FURG
-Encaminhamento de resolução de problemas administrativos, para as direções
- Organização dos Planos Museológicos das instituições

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA FERREIRA DE GONÇALVES
Danielle Manczak dos anjos
Lauro Jesus Perella Barcellos
MIRIÃ DA MOTA DE SOUZA
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL3

Página gerada em 26/04/2024 10:47:31 (consulta levou 0.136954s)