Nome do Projeto
INICIANDO A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-paciente. É indispensável, portanto desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas.

Objetivo Geral

Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de ensino.

Justificativa

As demandas dos alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes, com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.

Metodologia

-Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos de três a a quatro alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um aluno/colaborador do Projeto de Ensino Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e habilidades desenvolvidas. A partir das questões surgidas nestas práticas haverá também o espaço para a supervisão
com os professores nas aulas práticas duas vezes por semana.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e ampliar as habilidades e competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA
ANA CAROLINA RODRIGUES LEITE
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT
ANDRE MACHADO PATELLA3
ANNA BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN
BRUNO BEZERRA SILVA
BRUNO SCHWANZ WUNSCH
CAROLINA CURCIO SESSEGOLO
FABRICIO RIBEIRO PEREIRA
FERNANDA LAMPERT
FERNANDO HENRIQUE TONSIG DIZOTTI
FLAVIA OZAKI BARBOSA BARRACH
GABRIEL DANIELLI QUINTANA
GABRIEL DE CASTRO PANDOLPHI PEREIRA
GIORGIA BASTOS BIAZUS
GISELLE DOS SANTOS RADTKE DE OLIVEIRA
IAGO SILVA E RODRIGUES
IGOR BENTO ALVES
INARA BENEDITA STURM FERNANDES
ISABELA SANTIAGO ROSA PIZANI
ISABELLA CUNHA PORSCHE FERREIRA
ISADORA SPIERING
JESSICA SOUZA DA SILVA
JOAO GUILHERME COSTA DA SILVA
JOAO VICTOR WERMELINGER SERAFIM FEITOSA
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN
KARINA DONATTI
KELLEN YEH
LAURA DE AZEVEDO GRACIANO
LAURA GUASTUCI FURTADO
LIVIA SARAIVA CARRICONDE
LUCAS ALVARES DE SOUZA
LUCIANA DE OLIVEIRA MARQUES
LUIZA REI OLIVEIRA
LUIZE COSTA SONCINI
MARCELO VITORIA REINEHR
MARCO VICENTE DA SILVA FILHO
MARIANA REIS CARAM
MATHEUS AUGUSTO SCHULZ
MATHEUS DE LIMA COLLOVINI
MONIQUE NOSCETTI MARTINS
NICOLAU BATISTA BARROS
NICOLE LAZZARIN DE AVILA
OTAVIO HENRIQUE NOVELLO
PAULO GUILHERME MULLER
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ
PETRA SOFIA LOVO OLIVEIRA SAVIO
RAFAEL VIEIRA BATISTA
RENATO RUIZ RIZZO
RONALDO FONTES DE PAULA CASTANHO
SARA FERREIRA NUNES
THIAGO TRIVELATO PORTO
VALENTINA MATA DA ROCHA
VALQUIRIA PORTO GARCEZ
VINICIUS KAISER QUEIROZ
VITOR DIAS FURTADO

Página gerada em 23/06/2021 07:57:33 (atualização a cada 15 minutos)