Nome do Projeto
Cine NEMuCS 3ª edição: cruzamento de fronteiras na ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 30/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Trata-se de um ciclo de exibição de filmes/documentários, seguida de debate acerca de assuntos pertinentes a diferentes áreas de conhecimento, tendo como pano de fundo essencial a relação ciência e sociedade.

Objetivo Geral

Propor discussões aprofundadas sobre a relação entre ciência e sociedade, motivadas pela produção cinematográfica que, de alguma maneira, se acerca de questões atinentes ao subtema específico desta edição, a saber, "cruzamento de fronteiras na ciência".

Justificativa

O entendimento acerca das relações entre ciência e sociedade vem ocupando, na contemporaneidade, os mais diferentes horizontes de interesse. Tal fato se deve à necessidade cada vez mais premente de conscientização e instrumentalização no escopo de uma sociedade atravessada pela 'ratio' científica e tecnológica, que se materializa não só como elemento estratégico de desenvolvimento - em amplo sentido - , mas também, nas formas mais banais de inter-relações entre os sujeitos. De tal sorte, nossa proposta se justifica por trazer à baila tal realidade, objetivando o estabelecimento de um fórum de reflexões e debates travados de forma fundamentada, profunda, mas também - e por que não? - de maneira lúdica e fruitiva, por meio da linguagem artística própria do cinema. Considerando além do que já foi acima exposto, o projeto justifica ainda por intentar consolidar ainda mais o vínculo indispensável e essencial entre universidade e sociedade em geral, através do estabelecimento de um canal direto de comunicação com um público externo irrestrito, baseando-se na premissa fundamental de que não há afastamento possível, a não ser ideologicamente anunciado, entre os conhecimentos produzidos nos âmbitos da academia e do, assim chamado, senso comum.

Metodologia

Exibições de filmes/documentários, seguidas de discussões conduzidas por um debatedor convidado.

Indicadores, Metas e Resultados

- Fortalecer os canais diretos de comunicação entre universidade e sociedade em geral.
- Chamar atenção acerca da importância de se assumir uma consciência crítica e reflexiva sobre a relação ciência-sociedade.
- Consolidar-se como atividade contínua, que possa através deste mesmo formato, anualmente abordar temas de interesse do Núcleo de Estudos Sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ALBERTO MIRAGLIA4
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA4
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO4
VIRGINIA MELLO ALVES4
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES

Página gerada em 19/04/2024 03:56:37 (consulta levou 0.159076s)