Nome do Projeto
PERFIL PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE ENGENHARIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 29/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Uma das finalidades da Universidade é formar diplomados aptos para o exercício profissional. No entanto, raramente as instituições obtém retorno quanto à atuação e qualidade dos profissionais que vêm formando, deixando de realizar possíveis mudanças necessárias em seus currículos e processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo estudar o perfil profissional de egressos de cursos de Engenharia da UFPel. Dessa forma, pretende fornecer dados que poderão contribuir com melhorias na gestão interna dos cursos, bem como será possível propiciar uma amostra de como se encontra o cenário do mercado de trabalho em termos de absorção destes engenheiros e incentivar e motivar os acadêmicos ao analisarem a alocação dos ex-alunos na sua área de formação e assim evitar a evasão acadêmica. Os dados serão coletados através de questionário eletrônico (Google Formulários) e tratados estatisticamente.

Objetivo Geral

Estudar o perfil profissional de Engenheiros formados na Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

Um dos objetivos da Universidade é formar diplomados aptos para o exercício profissional, por isso é importante que ela obtenha um retorno quanto à atuação e qualidade dos profissionais que vêm formando (LOUSADA E MARTINS 2005).
Neste sentido, instituições de ensino superior normalmente não obtêm um feedback relacionado a avaliação do ensino ofertado, deixando de realizar possíveis mudanças necessárias em seus currículos e processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados, visando ao preenchimento de lacunas eventualmente existentes (CASTRO in: MEHEDFF, 1999, p. 5).
A visão empresarial sobre uma instituição de ensino é, principalmente, balizada pela qualidade da formação discente que ela fornece, percebida através dos estágios e/ou egressos. Uma avaliação positiva estende a competência para os seus docentes e, em decorrência, para a instituição como um todo, numa espécie de credenciamento (MACHADO, 2001).
Dessa forma, a presente proposta se justifica porque contribuirá não só com a gestão interna dos cursos, mas também propiciará uma amostra de como se encontra o cenário do mercado em termos de absorção destes engenheiros.
Através dos resultados desse projeto, será possível a implantação de mecanismos de melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados, de forma a atender ao perfil profissional exigido pelo mercado, além de incentivar e motivar os acadêmicos ao analisarem a alocação dos ex-alunos na sua área de formação e assim evitar a evasão acadêmica.

Metodologia

A pesquisa terá natureza descritiva, com procedimentos metodológicos voltados para o levantamento de dados pertinentes através de amostra significativa egressos.
Será requerido a Coordenação de registros acadêmicos o contato eletrônicos dos ex alunos.
O questionário será elaborado de forma a abranger questões relacionadas à empregabilidade, faixa salarial e satisfação profissional na carreira e será enviado através do Google formulários.
Os dados serão tratados estatisticamente.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto pretende fornecer dados que poderão contribuir com melhorias na gestão interna dos cursos de engenharias da UFPel, bem como será possível propiciar uma amostra de como se encontra o cenário do mercado de trabalho em termos de absorção destes engenheiros e incentivar e motivar os acadêmicos ao analisarem a alocação dos ex-alunos na sua área de formação e assim evitar a evasão acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA1
BIBIANA PORTO DA SILVA
CAROLINE MARTIRENA MONKS DA SILVA
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ1
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI3
ROGERIO ROYER1
THABATA BIERHALS HARTWIG

Página gerada em 30/06/2022 17:15:58 (consulta levou 0.492928s)