Nome do Projeto
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA UTILIZAÇÃO NA ROTINA LABORATORIAL E NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 08/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias (LPCVET) está inserido no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas (HCV-UFPEL) oferecendo estágio para alunos do Curso de Medicina Veterinária nas diversas áreas, dentre elas a área de meios auxiliares de diagnóstico. Neste sentido, o projeto de ensino proposto busca a elaboração de material didático em formato de apostila contendo os procedimentos operacionais padrão (POP’s) utilizados na rotina do setor, o que vai facilitar a execução destas análises assim como a inserção do aluno na rotina laboratorial. Para elaboração do mesmo, os alunos serão orientados a pesquisar em bibliografias de interesse da área que descrevam a metodologia de técnicas laboratoriais. Os dados gerados serão discutidos em reuniões semanais com os docentes da área e os alunos envolvidos no projeto. Ao término do projeto pretende-se que essa metodologia empregada agregue conhecimentos na formação acadêmica do aluno e gere um material para utilização na rotina laboratorial e em aulas práticas da disciplina de Patologia Clínica Veterinária.
Objetivo Geral
Orientar os alunos envolvidos no projeto na elaboração de material didático contendo os procedimentos operacionais padrão que servirá como apoio ao processo de ensino/aprendizagem para a realização das análises clínicas utilizadas na rotina do LPCVET do HCV-UFPel e nas aulas práticas da disciplina de Patologia Clínica Veterinária.
Justificativa
A elaboração do material contendo os Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) visa, principalmente auxiliar na formação do aluno na área específica, buscando dar suporte na aprendizagem téorico-prática. Além disso, com a descrição das técnicas laboratoriais, o material auxiliará os alunos no desenvolvimento de habilidades relacionadas a rotina laboratorial, incentivando pesquisa de materiais didáticos da área que contribuirá diretamente na sua formação além das habilidades relacionadas as metodologias empregadas na técnica, capacitando-os para a prática profissional.
Metodologia
Este projeto contará com o envolvimento de Médicos Veterinários Residentes, docentes e alunos do curso de Medicina Veterinária que estão vinculados ao LPCVET-UFPel. Para confecção do mesmo, os alunos terão inicialmente um período de trinta dias destinado ao conhecimento de todas as técnicas utilizadas no laboratório. Desde o recebimento das amostras biológicas até a interpretação dos resultados gerados das análises.
Após o estudo inicial, serão delimitadas as técnicas que serão descritas sempre considerando a participação dos alunos envolvidos estimulando-os a pesquisar em bibliografia da área (livros e revista científica). O material elaborado deverá ser em formato de apostila, contendo descrição detalhada de todas as etapas de análise, bem como imagens ilustrativas que descrevem cada etapa envolvida na sua realização.
Ao final de cada protocolo os alunos irão apresentar seminário para todos os integrantes do grupo sobre a metodologia descrita na apostila. De modo que todos participem, contribuam e complementem com suas opiniões e vivências, tornando essa elaboração não somente um material de estudo, mas também uma troca de conhecimento.
Após o estudo inicial, serão delimitadas as técnicas que serão descritas sempre considerando a participação dos alunos envolvidos estimulando-os a pesquisar em bibliografia da área (livros e revista científica). O material elaborado deverá ser em formato de apostila, contendo descrição detalhada de todas as etapas de análise, bem como imagens ilustrativas que descrevem cada etapa envolvida na sua realização.
Ao final de cada protocolo os alunos irão apresentar seminário para todos os integrantes do grupo sobre a metodologia descrita na apostila. De modo que todos participem, contribuam e complementem com suas opiniões e vivências, tornando essa elaboração não somente um material de estudo, mas também uma troca de conhecimento.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultado da elaboração do material didático, este material será utilizado para uso na rotina laboratorial e estará disponível para consulta sempre que necessário, visando a praticidade e a excelência na realização das análises.
Ainda espera-se estimular os alunos a pesquisar sobre a área de interesse, criando senso crítico sobre as análises realizadas.
O material também será utilizado como roteiro nas aulas práticas da disciplina de Patologia Clínica Veterinária.
E por fim, formar recursos humanos capacitados para atuarem na área de Patologia Clínica Veterinária.
Ainda espera-se estimular os alunos a pesquisar sobre a área de interesse, criando senso crítico sobre as análises realizadas.
O material também será utilizado como roteiro nas aulas práticas da disciplina de Patologia Clínica Veterinária.
E por fim, formar recursos humanos capacitados para atuarem na área de Patologia Clínica Veterinária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA AGUIAR DE ANDRADE | |||
ANA RAQUEL MANO MEINERZ | 2 | ||
CAMILA CONTE | |||
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 2 | ||
GABRIELA LADEIRA SANZO | |||
GABRIELA OLIVEIRA DA ROCHA-BRITO | |||
GUILHERME FERREIRA ROBALDO | |||
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI | 2 | ||
JULIANA TASENDE FERRANDO | |||
LENIR HELLWIG MULLER | 2 | ||
LUCIANA AQUINI FERNANDES GIL | 2 | ||
LUIS EDUARDO BARCELLOS KRAUSE | 2 | ||
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR | 2 | ||
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI | 2 | ||
MARLETE BRUM CLEFF | 2 | ||
PATRÍCIA LINDEMANN | |||
RAQUELI TERESINHA FRANCA | 2 | ||
RENATA OSORIO DE FARIA | 2 | ||
TATIANA DE AVILA ANTUNES | |||
TÁBATA PEREIRA DIAS |