Nome do Projeto
Uso de ozonio na conservação e processamento de grãos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto consiste em avaliar o uso do ozônio durante o armazenamento de grãos e no processo de parboilização. Busca-se também avaliar a efetividade da ozonização como método de expurgo de grãos, substituindo a fosfina, gás de alto custo e tóxico. Para isto, serão contruídos prototipos de sistemas de armazenamento e parbolização, com a injeção de ozônio. Após os experimentos serão avaliadas as caracteristicas do produto como cor, teor de óleos; teor de carboidrato, concentração de agrotóxicos entre outras análises. Como resultados, espera-se a publicação de artigos e trabalho de conclusão de curso.

Objetivo Geral

O objetivo geral é avaliar o uso do ozônio no armazenamento de grãos de arroz, feijão, soja, sorgo entre outros e no processo de parboilização do arroz; Além de avaliar as doses ideias de ozônio para cada um destes processos e produtos; Analisar o tempo de exposição ideal para estes produtos; Analisar o efeito do processo sobre a coloração do arroz parboilizado; Analisar a redução na concentração de agrotóxicos pelo uso de ozônio;

Justificativa

Vários são os fatores que influenciam a qualidade do grão armazenado, elevadas temperaturas e alta umidade do ambiente armazenado criam condições propícias para o desenvolvimento de fungos, insetos e outras pragas. Embora a ozonização já seja utilizada no tratamento de frutas, hortaliças e alguns grãos como milho e trigo, existem poucas pesquisas discorrendo sobre os efeitos desse método em arroz e arroz parboilizado.

Metodologia

Pode ser dividida nas seguintes etapas:

1º Etapa – Revisão Bibliográfica: Será realizada uma revisão bibliográfica sobre os métodos de ozonização, armazenamento de grãos; uso de ozônio no processo de armazenamento; processo de parboilização; uso de ozônio na quebra de agrotóxicos;

2º Etapa – Construção dos Protótipos: Serão construídos protótipos de bancada que simulem as condições de sistemas de parboilização e sistema de armazenamento. Estes sistemas terão condições de temperatura e umidade controlada. Estes protótipos terão a injeção de ozônio.

3º Etapa – Experimentos: Serão testadas diferentes doses de ozônio nos sistemas de armazenamento e de parboilização.

4º Etapa – Análise de laboratório:

5º Etapa – Análise dos dados:

6º Etapa – Publicações: Serão publicados artigos e resumos para congressos, além da elaboração de um trabalho de conclusão de curso á partir dos dados gerados.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de artigos e publicação de trabalho de conclusão de curso;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO1
GIZELE INGRID GADOTTI2
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ1
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO3
MURILO GONÇALVES RICKES
THALIA STRELOV DOS SANTOS

Página gerada em 19/03/2024 07:15:47 (consulta levou 0.176538s)