Nome do Projeto
Juventudes Rurais e a construção de suas identidades: trajetórias rurais e urbanas.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/03/2020 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A população rural, nas últimas décadas, vem sofrendo alterações significativas do seu papel no desenvolvimento do campo, no Brasil. O setor agrícola familiar tem assumido funções ligadas ao abastecimento alimentar, além de cumprir outras tarefas relacionadas à garantia da preservação de espécies animais e vegetais, manutenção de paisagens, conservação da biodiversidade, sendo, ainda, responsável por parte significativa das dinâmicas rurais e de articulação rural-urbana. Além desta gama de responsabilidades, exerce ainda um papel de destaque na manutenção de um modo de vida peculiar, que possibilita uma relação positiva com os recursos naturais, promovendo a garantia da reprodução das famílias e das gerações subseqüentes no campo. No caso específico da agricultura familiar, parcela importante deste contingente é representada pela juventude rural, que sofre com a vulnerabilidade aos processos de mudança dos sistemas de produção agropecuário, do estilo de vida rural, enfrentando, ainda, desigualdades nas condições de trabalho. Este panorama leva, em alguns casos, a juventude rural a tomar decisões que afetarão a reprodução social das famílias rurais, através do processo migratório, podendo assim, inclusive, quebrar os antigos mecanismos de hereditariedade.
O êxodo rural, por si só, tem se tornado um fenômeno limitante na manutenção da população rural, impulsionado pela redução da taxa de natalidade e pelo acelerado processo de envelhecimento da população. A situação se agrava ainda mais quando a migração é seletiva. Desde a década de 1970, o abandono da população jovem feminina foi superior à masculina (CAMARANO; ABRAMOVAY, 1998). Além disso, pode-se constatar a manutenção de baixos índices de escolaridade.
O estudo de Stropasolas (2006, p.17), sobre a juventude rural, revela que “as desigualdades de gênero, as relações sociais geracionais, os padrões culturais associados aos problemas estruturais ainda não resolvidos nos espaços rurais, geram a invisibilidade, a exclusão e a mobilização da juventude rural”.
Com base nesta breve descrição, pretende-se, neste projeto, compreender o universo de estabelecimentos rurais do entorno da área de atuação da Universidade Federal de Pelotas, com ênfase nas juventudes rurais, analisando a construção de suas identidades e suas expectativas em relação ao futuro profissional, dentro ou fora dos estabelecimentos rurais.
Objetivo Geral
Identificar, em estabelecimentos rurais e/ou escolas familiares agrícolas, no município de Pelotas ou do entorno da área de atuação da Universidade Federal de Pelotas, as juventudes rurais e o significado do rural e do urbano para a construção de seus projetos de vida.
Justificativa
A construção deste projeto busca proporcionar aos alunos da disciplina de Juventude Rural no Espaço Geográfico, maior ambientação com literaturas deste universo, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais de Pelotas, ou limítrofes.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais de Pelotas, ou limítrofes.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica; observação participante; entrevistas semi-estruturadas.
Indicadores, Metas e Resultados
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto contribuirá na sua formação e na construção de diálogos com os estabelecimentos rurais;
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos do curso de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterínária e zootecnia na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica e produção de relatórios tecnicos, essenciais para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos do curso de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterínária e zootecnia na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica e produção de relatórios tecnicos, essenciais para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Carolina Bilhalva Drehmer | |||
CAROLINE TAPIA BUENO | |||
ELOISA ARLETE PARAIBA FRAGA | |||
GABRIELA DAMBROS | 4 | ||
GIANCARLA SALAMONI | 5 | ||
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA | 6 | ||
HENRIQUE MÜLLER PRIEBBERNOW | |||
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF | |||
MARIA REGINA CAETANO COSTA | 8 | ||
MATEUS SILVA DA ROSA | |||
QUELI REJANE DA SILVA KONZGEN | |||
ROBERTA GRANADA MENDES BORTOLUZZI | |||
TIEISSA FONSECA DA SILVA | |||
Talice Borges Ferreira |