Nome do Projeto
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias - LIPEEM/UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/04/2020 - 01/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias-(LIPEEM/UFPel pretende agregar alunos da graduação (em especial aqueles do Bacharelado em História e da Licenciatura em História) e dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas interessados nas relações entre a história, as imagens e as mídias. Dessa forma, o laboratório oportunizará um espaço para o debate acadêmico enfocando temáticas como as relações entre a história e as histórias em quadrinhos, os mangás, os desenhos animados, o cinema, a televisão, os periódicos ilustrados e revistas de entretenimento.

Objetivo Geral

Desenvolver as atividades do LIPEEM/UFPel a partir das discussões pertinentes às relações entre a História, as imagens e as mídias, e a formação de um acervo físico sobre mídias e entretenimento.


Justificativa

Inicialmente é importante destacar que o projeto de ensino do LIPEEM/UFPel foi criado em 2013. Seu cadastro, existente desde essa data na aba Projetos de Ensino foi encerrado e o novo cadastro, em Projetos Unificados, é feito a partir deste momento. Como se trata de um projeto com ações de longo prazo, como a constituição e organização do acervo físico e da Jornada bienal do Laboratório, justifica-se a data prevista para o seu encerramento em 2024.
Também é importante justificar o cadastro do LIPEEM/UFPel a partir de duas vertentes.
Em primeiro lugar, trata-se da constituição de um espaço acadêmico de discussão, no qual estarão envolvidos os alunos interessados em participar e, também, serão agregados outros no transcorrer de sua realização. Dessa forma, serão discutidos textos acadêmicos pertinentes as temáticas e áreas de interesse do grupo, conforme explicitado no resumo e no objetivo deste projeto.
Em segundo lugar, explica-se que este projeto de ensino não está afastado e foi elaborado articulando-se com a pesquisa e a extensão. Assim sendo, é importante ressaltar que o projeto visa à manutenção do acervo, que constantemente recebe doações, e que pode ser útil para futuras pesquisas. Ainda, como extensão, o laboratório oferece disciplinas para escolas da rede, promove eventos e está aberto para a visitação e consulta de toda a comunidade.

Metodologia

O LIPEEM/UFPel prevê, entre outras, a seguinte metodologia:
Reuniões semanais com os alunos vinculados ao laboratório, seja para a discussão de textos ou para orientação por parte do coordenador.
Trabalho voluntário na organização, conservação e acondicionamento do acervo, bem como a busca por doadores e reprodução digitalizada de acervos particulares.
Realização de palestras tanto para outros alunos como direcionadas para a comunidade externa.
Realização de oficinas temáticas para as escolas da rede de ensino de Pelotas e Região.
Todas as atividades são realizadas nas dependências do Núcleo de Documentação Histórica, no qual também está o acervo de revistas.

Indicadores, Metas e Resultados

O LIPEEM/UFPel já possui em seu acervo uma coleção completa da Revista Veja entre os anos de 1968 e 1980. Ainda, possui outras revistas de entretenimento e uma coleção de slides sobre a história da UFPel. No momento, a catalogação do acervo da Veja já foi concluída e está disponível para a consulta da comunidade acadêmica e de outros interessados.
Outro resultado esperado e em parte já alcançado é a discussão dos textos no grupo de estudos, o qual já se encontra em funcionamento desde o primeiro semestre de 2013, quando o laboratório foi fundado.
Outros importante resultados já alcançados e impactos esperados são as pesquisas desenvolvidas pelos alunos que integram o laboratório. Desde alunos da graduação e discentes de pós-graduação. Importante destacar que desde 2013 ingressaram no PPGH/UFPel discentes que iniciaram suas pesquisas a partir do laboratório.
Uma meta prevista para 2020 e para os próximos anos é a realização de oficinas para as escolas da rede. Em 2019, como piloto de uma oficina sobre a Revista Veja foi realizada uma oficina em uma escola. A partir de 2020 pretende-se desenvolver melhor a proposta e oferecê-la para outras escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMILCAR ALEXANDRE OLIVEIRA DA ROSA
ARANTXA SANCHES SILVA DA SILVA
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES5
ARTUR RODRIGO ITAQUI LOPES FILHO
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER
DANIELE GALLINDO GONCALVES3
ETIANE CARVALHO NUNES
EULER FABRES ZANETTI
GILBERTO LUÍS DA SILVA CARVALHO
GUILHERME CARVALHO DA ROSA1
JANAINA GONCALVES ALVES
JÉSSICA BITENCOURT LOPES
JÉSSICA RODRIGUES BANDEIRA PERES
LARISSA CERONI DE MORAIS
LUCAS MARQUES VILHENA MOTTA
LÊNIN PEREIRA LANDGRAF
MAICON PAIVA ZANETTI
MARCELO FRANÇA DE OLIVEIRA
MAURÍCIO DA CUNHA ALBUQUERQUE
MONICA LIMA DE FARIA1
NATHALIA LIMA ESTEVAM
VINICIUS RODRIGUES DIAS
VITOR WIETH PORTO
ÂNGELO BIERHALS ZARNOT

Página gerada em 29/03/2024 03:40:33 (consulta levou 0.173824s)