Nome do Projeto
Educação continuada em periodontia baseada em evidências e sua aplicação clínica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 20/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A literatura é dúbia em relação à eficácia dos métodos de ensino e aprendizado para interpretação de artigos científicos. Sabe-se que o simples conhecimento dos conceitos básicos de metodologia não são parâmetros suficientes para mudança da prática clínica. Assim, seria desejável buscar linhas de atuação que diminuam a fenda entre odontologia baseada em evidência e sua real aplicação no ambiente profissional após o aluno terminar a faculdade.
Uma estratégia que pode ser implementada para minimizar essa situação é a realizações de seminários teóricos e clínicos. O referencial teórico que embasaria as tomadas de decisões seria então discutido à luz dos preceitos básicos de métodos de pesquisa. Isso facilitaria o aprendizado do aluno, visto que os conceitos seriam repassados e apresentados dentro de um cenário que é vivido no dia-a-dia do aluno. O objetivo é fazer com que o aluno adquira o senso crítico necessário para poder analisar de forma concreta as evidências que irão embasar e modificar os paradigmas que irá enfrentar ao longo de sua atuação profissional e assim, decidir por aplicar na prática clínica.
De acordo com as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia, o perfil do profissional formado deve ser o de atuar em todos os níveis de atenção, sendo ele generalista, humanista, reflexivo e criativo. O cirurgião dentista, egresso do curso de Odontologia, deverá ser capacitado para exercer atividades que aumentem a saúde bucal da população e, neste sentido, a Universidade é o local de aprendizagem e aperfeiçoamento do saber, onde alunos e professores atuam juntos, cultivando o pensamento crítico e científico. Para isso o conhecimento deve ser globalizado e devem ser abertos espaços que estimulem o aperfeiçoamento constante do saber, além daquele previsto na grade curricular. Com isso, este Projeto de Ensino, visa ampliar a prática da Periodontia baseada em evidências a fim de oportunizar ao acadêmico um processo crescente e contínuo de aprendizado e senso crítico para aplicar na sua pratica diária.
Objetivo Geral
Oportunizar ao discente de graduação o conhecimento mais aprofundado de periodontia baseada em evidência, aprofundando conhecimentos de metodologia cientifica, além de possibilitar a relação direta entre teoria e prática, possibilitando um melhor entendimento do diagnóstico, planejamento e tratamento. Ainda, produzir materiais didáticos para ser utilizado em seus estudos extra-classe.
Justificativa
O primeiro contato dos graduandos em odontologia com a Periodontia ocorre no 4o semestre do curso, na Unidade Pré Clínica II, através de atividades teóricas e práticas. As práticas práticas são vinculadas ao laboratório de pré clínica nesse semestre e não em atividades clínicas com pacientes. No entando a periodontia se faz presente ao longo dos outros semestres em diferentes clínicas. Neste contexto, a criação de um projeto de ensino que permita ao aluno aumentar o tempo de contato com a Periodontia baseada em evidência, assim como com metodologia científica, irá aperfeiçoar a habilidade dos mesmos em criticar as evidências a luz da literatura e possibilitara um contato mais direto entre teoria e prática clínica. Adicionalmente, entende-se que a produção de material didático de acadêmicos para outros acadêmicos seja importante para que os mesmos possam valorizar ainda mais o trabalho docente e estimular seus colegas de curso para o estudo extra-classe dirigido.
Metodologia
Nos seminários de periodontia baseada em evidências, os discentes irão ler artigos científicos selecionados previamente através de diferentes revistas odontológicas, com diferentes fatores de impacto, justamente para propiciar ao aluno uma leitura crítica com diferentes metodologias. Todos os artigos serão selecionados pelo docente coordenador e docentes colaboradores. A discussão será realizada por meio de projeções, discussão em grupo e casos clínicos, sempre com um docente ativador orientado e direcionando a discussão. Os casos clínicos serão discutidos a luz da literatura cientifica, pautando o planejamento e tratamento clínico. Cumprindo um segundo objetivo deste projeto, os discentes irão participar da produção de materiais
Indicadores, Metas e Resultados
Acredita-se que com este projeto de ensino, os discentes da FO UFPel irão ter maior contato com a área de Periodontia e metodologia cientifica, aperfeiçoando seus conhecimentos e realizando uma maior interpretação dos artigos científicos e práticas clínicas, o que irá contribuir para que os mesmos realizem um diagnóstico, planejamento e tratamento de seus pacientes de forma mais apurada, segura e baseada periodontia baseada em evidencias.
Ainda, espera-se que o material didático produzido possa ser amplamente divulgado e utilizado por um grande número de acadêmicos e profissionais da área de Odontologia, fazendo com que as dúvidas na área da Periodontia possam ser sanadas com facilidade
Ainda, espera-se que o material didático produzido possa ser amplamente divulgado e utilizado por um grande número de acadêmicos e profissionais da área de Odontologia, fazendo com que as dúvidas na área da Periodontia possam ser sanadas com facilidade
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA FLÁVIA LEITE PONTES | |||
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM | |||
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA | |||
ANTÔNIO MARCOS GONÇALVES DUARTE | |||
BÁRBARA JOÃO GODINHO | |||
CAROLINE FERNANDES E SILVA | |||
CONRADO RICHEL GOULART | |||
DANIELE PRADO ASSUMPÇÃO | |||
FERNANDA GONÇALVES DA SILVA | |||
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR | |||
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA | |||
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ | 1 | ||
GABRIEL VENTURA LIMA KUCHARSKI | |||
GABRIELE SOARES MAYDANA | |||
GREICE REIS | |||
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA | |||
JOSE ANTONIO MESQUITA DAME | 1 | ||
JULIANA DOS SANTOS FEIJO | |||
JÚLIA MACHADO SAPORITI | |||
JÚLIA SCHMIDT | |||
LETICIA DA SILVA PIRES | |||
LUIZA SOUZA SCHMIDT | |||
MAISA CASARIN | 1 | ||
MARIANA DA SILVA MUÑOZ | |||
MARINA INES ROMANO SANTIN | |||
MARINA STRELOW KOPERECK | |||
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ | |||
MELISSA FERES DAMIAN | 1 | ||
NATALIA MARCUMINI POLA | 1 | ||
PEDRO HENRIQUE ZAGO ALMEIDA | |||
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS | |||
RAQUELE SOARES DE MATOS | |||
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA | |||
THIAGO AZARIO DE HOLANDA | |||
THIAGO MARCHI MARTINS | 1 | ||
VALENTINA LESSA SOARES | |||
VALESCA DORO DIAS | |||
VICTÓRIA KLUMB | |||
WAGNER DA SILVA NOLASCO | |||
YASMIM NOBRE GONÇALVES |