Nome do Projeto
Educação continuada em periodontia baseada em evidências e sua aplicação clínica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 26/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A literatura é dúbia em relação à eficácia dos métodos de ensino e aprendizado para interpretação de artigos científicos. Sabe-se que o simples conhecimento dos conceitos básicos de metodologia não são parâmetros suficientes para mudança da prática clínica. Assim, seria desejável buscar linhas de atuação que diminuam a fenda entre odontologia baseada em evidência e sua real aplicação no ambiente profissional após o aluno terminar a faculdade. Uma estratégia que pode ser implementada para minimizar essa situação é a realizações de seminários teóricos e clínicos. O referencial teórico que embasaria as tomadas de decisões seria então discutido à luz dos preceitos básicos de métodos de pesquisa. Isso facilitaria o aprendizado do aluno, visto que os conceitos seriam repassados e apresentados dentro de um cenário que é vivido no dia-a-dia do aluno. O objetivo é fazer com que o aluno adquira o senso crítico necessário para poder analisar de forma concreta as evidências que irão embasar e modificar os paradigmas que irá enfrentar ao longo de sua atuação profissional e assim, decidir por aplicar na prática clínica. De acordo com as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia, o perfil do profissional formado deve ser o de atuar em todos os níveis de atenção, sendo ele generalista, humanista, reflexivo e criativo. O cirurgião dentista, egresso do curso de Odontologia, deverá ser capacitado para exercer atividades que aumentem a saúde bucal da população e, neste sentido, a Universidade é o local de aprendizagem e aperfeiçoamento do saber, onde alunos e professores atuam juntos, cultivando o pensamento crítico e científico. Para isso o conhecimento deve ser globalizado e devem ser abertos espaços que estimulem o aperfeiçoamento constante do saber, além daquele previsto na grade curricular. Com isso, este Projeto de Ensino, visa ampliar a prática da Periodontia baseada em evidências a fim de oportunizar ao acadêmico um processo crescente e contínuo de aprendizado e senso crítico para aplicar na sua pratica diária.

Objetivo Geral

Oportunizar ao discente de graduação o conhecimento mais aprofundado de periodontia baseada em evidência, aprofundando conhecimentos de metodologia cientifica, além de possibilitar a relação direta entre teoria e prática, possibilitando um melhor entendimento do diagnóstico, planejamento e tratamento. Ainda, produzir materiais didáticos para ser utilizado em seus estudos extra-classe.

Justificativa

O primeiro contato dos graduandos em odontologia com a Periodontia ocorre no 4o semestre do curso, na Unidade Pré Clínica II, através de atividades teóricas e práticas. As práticas práticas são vinculadas ao laboratório de pré clínica nesse semestre e não em atividades clínicas com pacientes. No entando a periodontia se faz presente ao longo dos outros semestres em diferentes clínicas. Neste contexto, a criação de um projeto de ensino que permita ao aluno aumentar o tempo de contato com a Periodontia baseada em evidência, assim como com metodologia científica, irá aperfeiçoar a habilidade dos mesmos em criticar as evidências a luz da literatura e possibilitara um contato mais direto entre teoria e prática clínica. Adicionalmente, entende-se que a produção de material didático de acadêmicos para outros acadêmicos seja importante para que os mesmos possam valorizar ainda mais o trabalho docente e estimular seus colegas de curso para o estudo extra-classe dirigido.

Metodologia

Nos seminários de periodontia baseada em evidências, os discentes irão ler artigos científicos selecionados previamente através de diferentes revistas odontológicas, com diferentes fatores de impacto, justamente para propiciar ao aluno uma leitura crítica com diferentes metodologias. Todos os artigos serão selecionados pelo docente coordenador e docentes colaboradores. A discussão será realizada por meio de projeções, discussão em grupo e casos clínicos, sempre com um docente ativador orientado e direcionando a discussão. Os casos clínicos serão discutidos a luz da literatura cientifica, pautando o planejamento e tratamento clínico. Cumprindo um segundo objetivo deste projeto, os discentes irão participar da produção de materiais

Indicadores, Metas e Resultados

Acredita-se que com este projeto de ensino, os discentes da FO UFPel irão ter maior contato com a área de Periodontia e metodologia cientifica, aperfeiçoando seus conhecimentos e realizando uma maior interpretação dos artigos científicos e práticas clínicas, o que irá contribuir para que os mesmos realizem um diagnóstico, planejamento e tratamento de seus pacientes de forma mais apurada, segura e baseada periodontia baseada em evidencias.
Ainda, espera-se que o material didático produzido possa ser amplamente divulgado e utilizado por um grande número de acadêmicos e profissionais da área de Odontologia, fazendo com que as dúvidas na área da Periodontia possam ser sanadas com facilidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM
ANDRESSA RODRIGUES CORREA
ANTONIO MARCOS GONCALVES DUARTE
BÁRBARA JOÃO GODINHO
CAROLINE FERNANDES E SILVA
CONRADO RICHEL GOULART
DANIELE PRADO ASSUMPCAO
FERNANDA GONÇALVES DA SILVA
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
GABRIEL VENTURA LIMA KUCHARSKI
GABRIELE SOARES MAYDANA
GREICE REIS
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
JOSE ANTONIO MESQUITA DAME1
JULIA SCHMIDT
JULIANA DOS SANTOS FEIJO
JÚLIA MACHADO SAPORITI
LETICIA DA SILVA PIRES
LUIZA SOUZA SCHMIDT
MAISA CASARIN1
MARIANA DA SILVA MUÑOZ
MARINA STRELOW KOPERECK
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ
MELISSA FERES DAMIAN1
NATALIA MARCUMINI POLA1
PEDRO HENRIQUE ZAGO ALMEIDA
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
RAQUELE SOARES DE MATOS
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA
THIAGO AZARIO DE HOLANDA
THIAGO MARCHI MARTINS1
VALENTINA LESSA SOARES
VALESCA DORO DIAS
VICTORIA KLUMB
WAGNER DA SILVA NOLASCO
YASMIM NOBRE GONCALVES

Página gerada em 23/01/2021 20:48:24 (consulta levou 0.172433s)