Nome do Projeto
Avaliação e intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 08/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto de extensão ancora-se na psicologia histórico-cultural. Tem como objetivos avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados por escolas publicas e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED; implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar, proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia; contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia; produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres e interligar extensão, ensino e pesquisa. Uma das justificativas é a existência de poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças com histórico de fracasso escolar. Fracasso escolar entendido como dificuldades na leitura, escrita e cálculo, repetência, reprovação. O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, por escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc.; entrevistas com familiares e professores; encontros semanais com os alunos com história de fracasso escolar para avaliação e intervenção psicológica, com duração aproximada de cinquenta minutos. Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica, por meio de jogos, em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir cinco horas semanais, sendo uma em atendimento, duas de preparação e duas em supervisão acadêmica. Conforme a necessidade de atendimento poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental. O presente projeto é a continuidade do projeto de extensão "Avaliação e Intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar" e tem articulação com o projeto de pesquisa O jogo de regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de
fracasso escolar?(código COCEPE 7522)
Objetivo Geral
Avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados
por escolas publicas e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED.
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia.
Contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de
psicologia.
Produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres.
Interligar extensão, ensino e pesquisa
por escolas publicas e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED.
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia.
Contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de
psicologia.
Produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres.
Interligar extensão, ensino e pesquisa
Justificativa
O presente projeto justifica-se por oferecer aos alunos de graduação atividades complementares obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. Possibilitar a avaliação e intervenção contribuindo para uma melhor qualificação do futuro profissional. Justifica-se, também, por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem
história de fracasso escolar do Ensino Fundamental ancorados na Psicologia histórico-cultural.
história de fracasso escolar do Ensino Fundamental ancorados na Psicologia histórico-cultural.
Metodologia
O projeto consiste em uma intervenção composta de 3 etapas: a primeira consiste de entrevistas semi -estruturadas junto aos familiares, professores e avaliação do cliente; a segunda etapa é a intervenção por meio de jogos e por último avaliação da intervenção por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos familiares, professores e avaliação do cliente. Será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com
história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, por escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc. A intervenção psicológica é semanal, com duração aproximada de cinquenta minutos.
Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir cinco horas semanais sendo uma em atendimento, duas de preparação e duas em supervisão acadêmica. Obs.: Conforme a
necessidade de atendimento este projeto poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.
história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, por escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc. A intervenção psicológica é semanal, com duração aproximada de cinquenta minutos.
Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir cinco horas semanais sendo uma em atendimento, duas de preparação e duas em supervisão acadêmica. Obs.: Conforme a
necessidade de atendimento este projeto poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados é que se propicie avaliação e intervenção em nove crianças por ano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA | |||
AMANDA MOURA QUINZEN | |||
DÉBORA DE MELLO LISBOA | |||
EDUARDA MARTINS MALÜE | |||
GIOGGIO ÁLLIX ALMEIDA | |||
JUANA CONTREIRA PEREIRA DA COSTA | |||
Josiele da Silva Silveira | |||
KAROLINE DOS SANTOS FOSTER | |||
LETÍCIA MOTTA SOARES | |||
MARIANA COSTA DE SOUZA | |||
MARTA MIELKE VARZIM | |||
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA | 2 | ||
PAOLA LEAL DE OLIVEIRA | |||
PÂMELA PIEPER DOS SANTOS | |||
RAFAELLA AMOZA KLEIN | |||
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO | 5 | ||
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO | |||
TIFFANI GOMES CARDOZO |