Nome do Projeto
Intervenções com jogos: contribuições da psicologia histórico-cultural para crianças com dificuldades de aprendizagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2020 - 06/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os altos índices de insucesso escolar tem sido uma das grandes preocupações dos profissionais da educação e da psicologia. O projeto de ensino tem como objetivo mapear e analisar intervenções realizadas em crianças com dificuldades na aprendizagem, que utilizam a atividade do jogo de papéis sociais e/ou o de regras explícitas, ancoradas na psicologia histórico-cultural, especialmente nas idéias de Vygotsky e Elkonin. O projeto será realizado em forma de grupo de estudo com carga horária de
2 horas semanais.
Objetivo Geral
Mapear e analisar intervenções realizadas em crianças com dificuldades na aprendizagem, que utilizam a atividade do jogo de papéis sociais e/ou o de regras explícitas, ancoradas na psicologia histórico-cultural.
O projeto terá como objetivos específicos:
estudar os principais conceitos da psicologia histórico-cultural;
refletir o tema fracasso escolar;
estudar como se faz avaliação mediada;
estudar e aprofundar a intervenção por meio de
jogos com regras explicitas ou de papéis.
O projeto terá como objetivos específicos:
estudar os principais conceitos da psicologia histórico-cultural;
refletir o tema fracasso escolar;
estudar como se faz avaliação mediada;
estudar e aprofundar a intervenção por meio de
jogos com regras explicitas ou de papéis.
Justificativa
As justificativas do projeto são a de possibilitar atividades complementares aos acadêmicos do curso de psicologia previstas no PPC do curso, aprofundar conhecimentos na área de intervenções por meio de jogos junto a crianças com dificuldades de aprendizagem, dar suporte aos projetos de extensão (Avaliação e Intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar) e de pesquisa (O jogo de regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?).
Metodologia
O projeto será desenvolvido semanalmente com carga horária presencial de 2 horas aulas, e terá início e fim a cada semestre letivo. O método adotado nos encontros será o de exposição dialogada, leitura de textos, seminários...
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados são que os alunos se apropriem dos conhecimentos da psicologia histórico-cultural, reflitam e modifiquem seu fazer, no que se refere a avaliação e intervenção psicológica junto a alunos que possuam história de dificuldades de aprendizagem.
Proporcionar aos acadêmicos envolvidos no projeto horas de atividades complementares previstas no PPC do curso de Psicologia.
Proporcionar aos acadêmicos envolvidos no projeto horas de atividades complementares previstas no PPC do curso de Psicologia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA | |||
ALICE ROSA DO AMARAL | |||
AMANDA MOURA QUINZEN | |||
BETINA GOMES RODRIGUES | |||
CAROLINE WITZOREKI AVILA | |||
EDUARDA MARTINS MALÜE | |||
JUANA CONTREIRA PEREIRA DA COSTA | |||
Josiele da Silva Silveira | |||
KAROLINE DOS SANTOS FOSTER | |||
LARA CESAR RODRIGUES | |||
LETÍCIA MOTTA SOARES | |||
LISIA DE ALMEIDA LAWSON | |||
MANUELA OLIVEIRA DE MELO | |||
MARIANA COSTA DE SOUZA | |||
MARIANA GOMES CORDENUNSI | |||
MARIANA TELLES BUENO | |||
MARLUZ DUARTE GUNDLACH | |||
MARTA MIELKE VARZIM | |||
MORGANA MARTINS | |||
PRISCILA SÁ BRITO DA SILVEIRA | |||
PÂMELA PIEPER DOS SANTOS | |||
RAFAELLA AMOZA KLEIN | |||
RAQUEL CORDEIRO SORMANI | |||
SILVANA DE MATOS BANDEIRA | |||
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO | 2 | ||
TAIANE FEIJO RICARDO | |||
TIFFANI GOMES CARDOZO | |||
YASMIN VASCONCELOS LUZ GARCIA |