Nome do Projeto
Intervenções com jogos: contribuições da psicologia histórico-cultural para crianças com dificuldades de aprendizagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2020 - 06/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os altos índices de insucesso escolar tem sido uma das grandes preocupações dos profissionais da educação e da psicologia. O projeto de ensino tem como objetivo mapear e analisar intervenções realizadas em crianças com dificuldades na aprendizagem, que utilizam a atividade do jogo de papéis sociais e/ou o de regras explícitas, ancoradas na psicologia histórico-cultural, especialmente nas idéias de Vygotsky e Elkonin. O projeto será realizado em forma de grupo de estudo com carga horária de 2 horas semanais.

Objetivo Geral

Mapear e analisar intervenções realizadas em crianças com dificuldades na aprendizagem, que utilizam a atividade do jogo de papéis sociais e/ou o de regras explícitas, ancoradas na psicologia histórico-cultural.
O projeto terá como objetivos específicos:
estudar os principais conceitos da psicologia histórico-cultural;
refletir o tema fracasso escolar;
estudar como se faz avaliação mediada;
estudar e aprofundar a intervenção por meio de
jogos com regras explicitas ou de papéis.

Justificativa

As justificativas do projeto são a de possibilitar atividades complementares aos acadêmicos do curso de psicologia previstas no PPC do curso, aprofundar conhecimentos na área de intervenções por meio de jogos junto a crianças com dificuldades de aprendizagem, dar suporte aos projetos de extensão (Avaliação e Intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar) e de pesquisa (O jogo de regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?).

Metodologia

O projeto será desenvolvido semanalmente com carga horária presencial de 2 horas aulas, e terá início e fim a cada semestre letivo. O método adotado nos encontros será o de exposição dialogada, leitura de textos, seminários...

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são que os alunos se apropriem dos conhecimentos da psicologia histórico-cultural, reflitam e modifiquem seu fazer, no que se refere a avaliação e intervenção psicológica junto a alunos que possuam história de dificuldades de aprendizagem.
Proporcionar aos acadêmicos envolvidos no projeto horas de atividades complementares previstas no PPC do curso de Psicologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA VICTORIA SILVA ROSTIROLLA
AMANDA MOURA QUINZEN
EDUARDA MARTINS MALUE
JUANA CONTREIRA PEREIRA DA COSTA
LETICIA MOTTA SOARES
LISIA DE ALMEIDA LAWSON
MARIANA GOMES CORDENUNSI
MARLUZ DUARTE GUNDLACH
MARTA MIELKE VARZIM
PAMELA PIEPER DOS SANTOS
SILVANA DE MATOS BANDEIRA
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO2
TIFFANI GOMES CARDOZO

Página gerada em 07/08/2022 22:33:17 (consulta levou 0.093471s)