Nome do Projeto
Aves do Rio Grande do Sul: guia de identificação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 20/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Será elaborado um guia de identificação de todas as espécies de aves já registradas no estado do Rio Grande do Sul, o que corresponde atualmente a 712 espécies. As aves estarão ilustradas em mais de 1.000 fotografias. Para cada espécie, além das imagens, haverá um texto com a descrição da ave, ambiente em que vive, época em que é observada no estado, frequência com que pode ser encontrada e ainda algumas observações sobre o comportamento que podem ser úteis para sua localização e identificação. Também serão abordadas as diferenças morfológicas relativas a sexo, idade, período reprodutivo e morfotipos. Especial atenção será dada às espécies de difícil diferenciação a campo, chamando a atenção para as características que permitem a sua identificação.

Objetivo Geral

Publicar um guia completo das aves do Rio Grande do Sul que sirva de instrumento para o conhecimento e a identificação das diversas espécies da avifauna do estado.

Justificativa

A publicação visa a atender uma demanda crescente por informações sobre as aves que ocorrem no Rio Grande do Sul, particularmente em decorrência do aumento no número de observadores/fotógrafos de aves que buscam o estado para fazerem seus registros. Neste sentido, o livro é um instrumento auxiliar na identificação das aves, nem sempre fáceis de distinguir de outras espécies semelhantes.

Metodologia

Será feita uma ampla revisão bibliográfica para dar suporte à redação do texto.
Será utilizado o acervo de imagens de aves do coordenador do projeto, o qual contempla a grande maioria das espécies do Rio Grande do Sul. Adicionalmente, serão realizadas expedições fotográficas para a obtenção das demais imagens necessárias à elaboração do guia. As fotos de alguma espécie que por ventura não seja obtida pelos participantes do projeto será solicitada a outros fotógrafos de aves.
Após ser revisado, diagramado e impresso, será feito o lançamento do livro, que deverá ocorrer durante o III Avistchê, evento que congrega observadores/fotógrafos de aves e público afim, que ocorrerá em setembro de 2021 na cidade de Uruguaiana.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o livro atenda às expectativas dos observadores/fotógrafos de aves quanto ao necessário para um bom guia de campo e que alcance o público em geral, sensibilizando-o, através do conhecimento das aves, a contemplar a beleza da natureza e, consequentemente, despertando o seu interesse em preservá-la.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIO DIAS TIMM16
VÍTOR FALCHI TIMM

Página gerada em 26/04/2024 22:58:43 (consulta levou 0.123359s)