Nome do Projeto
Elaboração de materiais didáticos como facilitadores da aprendizagem dos conteúdos curriculares de microbiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Os micro-organismos (bactérias, fungos e vírus) são de grande relevância no contexto da saúde pública e são conteúdos curriculares básicos em cursos das ciências da saúde e biológicas. Por se tratarem de organismos microscópicos, distantes do cotidiano dos estudantes, isso torna os processos de ensino e aprendizagem de conceitos científicos abstratos, como o dos micro-organismos, um desafio para alunos e professores. Para isso, a Universidade necessita investir na inovação pedagógica, como forma de acompanhar a juventude atual em suas características emocionais, atitudinais, cognitivas, sociais e nos processos de compreensão e aprendizagem, tendo em vista as mudanças que a sociedade contemporânea apresenta nas formas de educar e compreender dos jovens. Neste contexto, o presente projeto prevê a elaboração de materiais didáticos que contemplem uma abordagem da microbiologia, no intuito de facilitar a compreensão dos conceitos e auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem dos discentes. Para isso, a metodologia estará pautada no desenvolvimento de materiais didáticos, incluindo maquetes, atlas digital de microbiologia, protocolo de aulas práticas e vídeos informativos que serão empregados no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina. Espera-se que a aprendizagem dos conteúdos curriculares da microbiologia torne-se um processo prazeroso aos discentes, contribuindo, de maneira significativa, para a minimização dos índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica.

Objetivo Geral

Planejar, produzir e utilizar em aula diferentes materiais didáticos de microbiologia que facilitem a compreensão dos conceitos científicos da área e auxiliem na aprendizagem dos discentes dos cursos das áreas da saúde e biológicas atendidos pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) do Instituto de Biologia

Justificativa

Os micro-organismos são seres de grande relevância no contexto da saúde única. A compreensão de suas características, bem como de seus mecanismos de patogenicidade, modo de transmissão e relações com seus hospedeiros e com o ambiente é de suma importância para o entendimento da microbiologia nos cursos que envolvem as ciências da saúde e biológicas. Em sua maioria, as disciplinas de microbiologia nas universidades ainda são trabalhadas através de aulas teóricas expositivas e aulas de laboratório com o desenvolvimento de assuntos práticos. Contudo, denota-se a relevância do desenvolvimento de materiais de apoio que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem. Nota-se, algumas vezes, a dificuldade do discente em entender determinadas características dos micro-organismos, uma vez que são seres microscópicos e que não podem ser visualizados a “olho nu”. Desta forma, uma alternativa possível de tornar os conceitos de microbiologia menos abstratos é através da utilização de diferentes materiais didáticos (confecção de maquetes, cartazes, vídeos, um atlas digital, etc) que podem tornar as aulas mais interessantes e prazerosas, permitindo que os estudantes estabeleçam relação entre os conceitos trabalhados e sua importância futura no exercício da profissão. Ainda, que o investimento em inovação pedagógica possa auxiliar a minimizar os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica na Universidade Federal de Pelotas.

Metodologia

- Elaboração de maquetes de bactérias, fungos e vírus que serão utilizadas em aulas práticas e teóricas, a fim de facilitar o aprendizado dos conteúdos abordados: nesta atividade a elaboração dos materiais didáticos previstos será realizada pelos discentes da disciplina, com a orientação do professor responsável pela disciplina e do bolsista do projeto.
- Montagem de um atlas digital de microbiologia. Esta etapa prevê a foto documentação de características macroscópicas e microscópicas dos micro-organismos abordados em aulas teóricas e práticas. Nesta atividade, os discentes da disciplina realização a tomada de imagens dos micro-organismos. Durante as aulas práticas, os discentes receberão as culturas dos micro-organismos e durante a atividade prática poderão fazer o registro fotográfico das culturas, bem como de sua microscopia. Quando não houver a disponibilidade do micro-organismo nos laboratórios, será orientada a busca de imagens em sites da internet, sendo solicitada a permissão para o uso das imagens. Após a entrega de cada atlas pelos discentes, o bolsista do projeto realizará a montagem completa e diagramação final do atlas que será disponibilizado de forma digital a todos os discentes.
- Elaboração de um protocolo de aulas práticas. Considerando que algumas práticas são comuns ao componente curricular de microbiologia de diferentes cursos, será elaborado um protocolo que conterá as informações e etapas que necessitam ser desenvolvidas naquela atividade prática. Esse protocolo será disponibilizado de forma digital aos discentes e será elaborado pelo bolsista sob orientação do docente responsável pelo projeto.
- Confecção de vídeos informativos contemplando conteúdos da microbiologia: Os discentes da disciplina receberão diferentes assuntos teóricos e/ou práticos para elaboração dos vídeos, os quais serão apresentados em sala de aula. O conteúdo teórico e/ou prático durante a confecção dos vídeos terá a assessoria do professor responsável pela disciplina e do bolsista do projeto.
- O bolsista do presente projeto irá divulgar as experiências obtidas através da participação na Semana Integrada (SIIEPE) da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o processo de ensino-aprendizagem da microbiologia torne-se um processo prazeroso aos discentes, sendo o material didático desenvolvido um facilitador do aprendizado. Com isso, espera-se que os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica sejam minimizados.
Indicadores: Durante o período médio e ao final do semestre será realizada a consulta aos discentes para avaliação das metodologias empregadas. Adicionalmente, será utilizado como indicador o índice de reprovação/evasão acadêmica do componente curricular.
Espera-se qualificar as aulas de microbiologia, tornando o processo de aprender prazeroso aos discentes, sendo o material didático desenvolvido um facilitador na compreensão dos conceitos científicos da área. Além disso, que os estudantes consigam estabelecer relação entre os conteúdos trabalhados e sua aplicação no exercício profissional. Com isso, espera-se que os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica sejam minimizados nos cursos da área da saúde e biológicas atendidos pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia.
Indicadores: Durante o período médio e ao final do semestre será realizada a consulta aos discentes para avaliação das estratégias de ensino empregadas. Adicionalmente, será utilizado como indicador o índice de reprovação/evasão acadêmica na disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO DUARTE BROD
CAROLINA DOS SANTOS BERMANN
CAROLINE QUINTANA BRAGA
DAIANE DRAWANZ HARTWIG1
DANIELA ISABEL BRAYER PEREIRA2
DULCINEA BLUM MENEZES1
EDUARDO BERNARDI1
FRANCELE DE ABREU CARLAN1
KARINE MASSIA PEREIRA1
LUIZ CARLOS BOEMEKE JUNIOR1

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