Nome do Projeto
Elaboração de materiais didáticos como facilitadores da aprendizagem dos conteúdos curriculares de microbiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Os micro-organismos (bactérias, fungos e vírus) são de grande relevância no contexto da saúde pública e são conteúdos curriculares básicos em cursos das ciências da saúde e biológicas. Por se tratarem de organismos microscópicos, distantes do cotidiano dos estudantes, isso torna os processos de ensino e aprendizagem de conceitos científicos abstratos, como o dos micro-organismos, um desafio para alunos e professores. Para isso, a Universidade necessita investir na inovação pedagógica, como forma de acompanhar a juventude atual em suas características emocionais, atitudinais, cognitivas, sociais e nos processos de compreensão e aprendizagem, tendo em vista as mudanças que a sociedade contemporânea apresenta nas formas de educar e compreender dos jovens. Neste contexto, o presente projeto prevê a elaboração de materiais didáticos que contemplem uma abordagem da microbiologia, no intuito de facilitar a compreensão dos conceitos e auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem dos discentes. Para isso, a metodologia estará pautada no desenvolvimento de materiais didáticos, incluindo maquetes, atlas digital de microbiologia, protocolo de aulas práticas e vídeos informativos que serão empregados no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina. Espera-se que a aprendizagem dos conteúdos curriculares da microbiologia torne-se um processo prazeroso aos discentes, contribuindo, de maneira significativa, para a minimização dos índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica.
Objetivo Geral
Planejar, produzir e utilizar em aula diferentes materiais didáticos de microbiologia que facilitem a compreensão dos conceitos científicos da área e auxiliem na aprendizagem dos discentes dos cursos das áreas da saúde e biológicas atendidos pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) do Instituto de Biologia
Justificativa
Os micro-organismos são seres de grande relevância no contexto da saúde única. A compreensão de suas características, bem como de seus mecanismos de patogenicidade, modo de transmissão e relações com seus hospedeiros e com o ambiente é de suma importância para o entendimento da microbiologia nos cursos que envolvem as ciências da saúde e biológicas. Em sua maioria, as disciplinas de microbiologia nas universidades ainda são trabalhadas através de aulas teóricas expositivas e aulas de laboratório com o desenvolvimento de assuntos práticos. Contudo, denota-se a relevância do desenvolvimento de materiais de apoio que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem. Nota-se, algumas vezes, a dificuldade do discente em entender determinadas características dos micro-organismos, uma vez que são seres microscópicos e que não podem ser visualizados a “olho nu”. Desta forma, uma alternativa possível de tornar os conceitos de microbiologia menos abstratos é através da utilização de diferentes materiais didáticos (confecção de maquetes, cartazes, vídeos, um atlas digital, etc) que podem tornar as aulas mais interessantes e prazerosas, permitindo que os estudantes estabeleçam relação entre os conceitos trabalhados e sua importância futura no exercício da profissão. Ainda, que o investimento em inovação pedagógica possa auxiliar a minimizar os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica na Universidade Federal de Pelotas.
Metodologia
- Elaboração de maquetes de bactérias, fungos e vírus que serão utilizadas em aulas práticas e teóricas, a fim de facilitar o aprendizado dos conteúdos abordados: nesta atividade a elaboração dos materiais didáticos previstos será realizada pelos discentes da disciplina, com a orientação do professor responsável pela disciplina e do bolsista do projeto.
- Montagem de um atlas digital de microbiologia. Esta etapa prevê a foto documentação de características macroscópicas e microscópicas dos micro-organismos abordados em aulas teóricas e práticas. Nesta atividade, os discentes da disciplina realização a tomada de imagens dos micro-organismos. Durante as aulas práticas, os discentes receberão as culturas dos micro-organismos e durante a atividade prática poderão fazer o registro fotográfico das culturas, bem como de sua microscopia. Quando não houver a disponibilidade do micro-organismo nos laboratórios, será orientada a busca de imagens em sites da internet, sendo solicitada a permissão para o uso das imagens. Após a entrega de cada atlas pelos discentes, o bolsista do projeto realizará a montagem completa e diagramação final do atlas que será disponibilizado de forma digital a todos os discentes.
- Elaboração de um protocolo de aulas práticas. Considerando que algumas práticas são comuns ao componente curricular de microbiologia de diferentes cursos, será elaborado um protocolo que conterá as informações e etapas que necessitam ser desenvolvidas naquela atividade prática. Esse protocolo será disponibilizado de forma digital aos discentes e será elaborado pelo bolsista sob orientação do docente responsável pelo projeto.
- Confecção de vídeos informativos contemplando conteúdos da microbiologia: Os discentes da disciplina receberão diferentes assuntos teóricos e/ou práticos para elaboração dos vídeos, os quais serão apresentados em sala de aula. O conteúdo teórico e/ou prático durante a confecção dos vídeos terá a assessoria do professor responsável pela disciplina e do bolsista do projeto.
- O bolsista do presente projeto irá divulgar as experiências obtidas através da participação na Semana Integrada (SIIEPE) da UFPel.
- Montagem de um atlas digital de microbiologia. Esta etapa prevê a foto documentação de características macroscópicas e microscópicas dos micro-organismos abordados em aulas teóricas e práticas. Nesta atividade, os discentes da disciplina realização a tomada de imagens dos micro-organismos. Durante as aulas práticas, os discentes receberão as culturas dos micro-organismos e durante a atividade prática poderão fazer o registro fotográfico das culturas, bem como de sua microscopia. Quando não houver a disponibilidade do micro-organismo nos laboratórios, será orientada a busca de imagens em sites da internet, sendo solicitada a permissão para o uso das imagens. Após a entrega de cada atlas pelos discentes, o bolsista do projeto realizará a montagem completa e diagramação final do atlas que será disponibilizado de forma digital a todos os discentes.
- Elaboração de um protocolo de aulas práticas. Considerando que algumas práticas são comuns ao componente curricular de microbiologia de diferentes cursos, será elaborado um protocolo que conterá as informações e etapas que necessitam ser desenvolvidas naquela atividade prática. Esse protocolo será disponibilizado de forma digital aos discentes e será elaborado pelo bolsista sob orientação do docente responsável pelo projeto.
- Confecção de vídeos informativos contemplando conteúdos da microbiologia: Os discentes da disciplina receberão diferentes assuntos teóricos e/ou práticos para elaboração dos vídeos, os quais serão apresentados em sala de aula. O conteúdo teórico e/ou prático durante a confecção dos vídeos terá a assessoria do professor responsável pela disciplina e do bolsista do projeto.
- O bolsista do presente projeto irá divulgar as experiências obtidas através da participação na Semana Integrada (SIIEPE) da UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o processo de ensino-aprendizagem da microbiologia torne-se um processo prazeroso aos discentes, sendo o material didático desenvolvido um facilitador do aprendizado. Com isso, espera-se que os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica sejam minimizados.
Indicadores: Durante o período médio e ao final do semestre será realizada a consulta aos discentes para avaliação das metodologias empregadas. Adicionalmente, será utilizado como indicador o índice de reprovação/evasão acadêmica do componente curricular.
Espera-se qualificar as aulas de microbiologia, tornando o processo de aprender prazeroso aos discentes, sendo o material didático desenvolvido um facilitador na compreensão dos conceitos científicos da área. Além disso, que os estudantes consigam estabelecer relação entre os conteúdos trabalhados e sua aplicação no exercício profissional. Com isso, espera-se que os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica sejam minimizados nos cursos da área da saúde e biológicas atendidos pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia.
Indicadores: Durante o período médio e ao final do semestre será realizada a consulta aos discentes para avaliação das estratégias de ensino empregadas. Adicionalmente, será utilizado como indicador o índice de reprovação/evasão acadêmica na disciplina.
Indicadores: Durante o período médio e ao final do semestre será realizada a consulta aos discentes para avaliação das metodologias empregadas. Adicionalmente, será utilizado como indicador o índice de reprovação/evasão acadêmica do componente curricular.
Espera-se qualificar as aulas de microbiologia, tornando o processo de aprender prazeroso aos discentes, sendo o material didático desenvolvido um facilitador na compreensão dos conceitos científicos da área. Além disso, que os estudantes consigam estabelecer relação entre os conteúdos trabalhados e sua aplicação no exercício profissional. Com isso, espera-se que os índices de evasão, reprovação e/ou retenção acadêmica sejam minimizados nos cursos da área da saúde e biológicas atendidos pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia.
Indicadores: Durante o período médio e ao final do semestre será realizada a consulta aos discentes para avaliação das estratégias de ensino empregadas. Adicionalmente, será utilizado como indicador o índice de reprovação/evasão acadêmica na disciplina.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AUGUSTO DUARTE BROD | |||
CAROLINA DOS SANTOS BERMANN | |||
CAROLINE QUINTANA BRAGA | |||
DAIANE DRAWANZ HARTWIG | 1 | ||
DANIELA ISABEL BRAYER PEREIRA | 2 | ||
DULCINEA BLUM MENEZES | 1 | ||
EDUARDO BERNARDI | 1 | ||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 1 | ||
KARINE MASSIA PEREIRA | 1 | ||
LUIZ CARLOS BOEMEKE JUNIOR | 1 |