Nome do Projeto
Estratégias de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Química Geral Aplicada a Alimentos e Análise Experimental de Alimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Este projeto visa a participação de discentes como colaboradores discentes nas disciplinas de Análise Experimental de Alimentos e Química Geral aplicada a Alimentos. De modo que a participação dos mesmos, através de atendimentos aos alunos, participação em aulas práticas, auxílio na elaboração de relatórios resulte em um melhor aproveitamento dos alunos nas disciplinas. Além disso, este projeto irá propiciar aos alunos experiências didáticas, contribuindo para a formação dos envolvidos.

Objetivo Geral

Aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Química Geral Aplicada a Alimentos e Análise Experimental de Alimentos, objetivando a redução no número de reprovações e do grau de evasão observados nos primeiros semestres do curso.

Justificativa

O conhecimento de princípios básicos de química e de análise experimental é essencial para a formação de profissionais na área de ciência e tecnologia de alimentos. Além disso, estas disciplinas possuem como premissa à equalização de conteúdos de química inorgânica, orgânica, físico-química e analítica do ensino médio dando ênfases na área de alimentos. Por se tratar de disciplina básicas, porém de grande impacto na absorção de conhecimento futuro em outras disciplinas do curso, é essencial investir no melhor aproveitamento dos alunos, considerando-se que tem-se observado nos últimos anos, níveis significativos de reprovação , em torno de 40 - 50%. Outro ponto importante é o despertar da formação docente em discentes interessados em participar do projeto.

Metodologia

O projeto de ensino incluirá atividades envolvendo a coordenadora do projeto e os alunos das disciplinas. Entre as atividades propostas estão: reuniões entre os professores regentes das disciplinas e os discentes colaboradores discentes com o objetivo de expor a metodologia de aulas teóricas e práticas, cronograma e horários; estudo individual dos discentes sobre o assunto a ser abordado nas aulas das disciplinas, na semana seguinte, após o estudo propõe-se um encontro com o professor regente para alinhar todo e qualquer conceito a ser trabalhado nas próximas aulas; atendimento extraclasse em sala específica de monitoria aos discentes matriculados nas disciplinas atendidas, de forma orientada;
reuniões entre os colaboradores discentes e a coordenadora , para expor, encaminhar ou dizimar qualquer dúvida fruto dos atendimentos aos discentes matriculados nas disciplinas, bem como para orientá-los quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado;participação em eventos de ensino, como a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, bem como outras formas de apresentação oral, objetivando apresentar os resultados do presente projeto e aprimorar a desenvoltura dos colaboradores discentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto visa aprimorar e facilitar o entendimento e a compreensão de conteúdos teóricos e práticos relacionados às disciplinas de Análise Experimental de Alimentos e Química Geral Aplicada a Alimentos, reduzir a evasão das disciplinas e do curso, aumentar o aproveitamento dos alunos e, além disso, contribuir para a formação pedagógica do monitor do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCINE NOVACK VICTORIA4

Página gerada em 26/04/2024 02:51:52 (consulta levou 0.176273s)