Nome do Projeto
Recursos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Projeto de Ensino, vinculado a disciplina de Didática do Ensino de Biologia II, objetivando a construção e aplicação de metodologias, estratégias e recursos didáticos inovadores e que promovam o protagonismo docente.
Objetivo Geral
Oportunizar aos alunos licenciandos, da disciplina de Didática do Ensino de biologia II, vivências em estratégias e recursos didáticos inovadores, tanto no estudo e construção destes, quanto na aplicação, registro e análise de resultados.
específicos:
Compreender os processos de ensino- aprendizagem nas diferentes áreas da Biologia
. Organizar planejamento pedagógico para desenvolvimento de unidades e projetos de ensino
. Desenvolver estratégias e recursos didáticos para o ensino, nas diferentes áreas da Biologia
. Produzir jogos didáticos, recursos adaptados, tecnologias de informação e comunicação, entre outros..
. Vivenciar a aplicação de estrategias e recursos didáticos
. Estabelecer as relações entre teoria e prática
. Fornecer elementos que qualifiquem a prática a ser desenvolvida nos estágios supervisionados e nas escolas onde
irão se inserir
. Oportunizar a construção e adaptação de estratégias e recursos didáticos adaptados aos alunos PCDs, TEA, AH\S,
como forma de garantir a inclusão e o desenho universal da aprendizagem - DUA
específicos:
Compreender os processos de ensino- aprendizagem nas diferentes áreas da Biologia
. Organizar planejamento pedagógico para desenvolvimento de unidades e projetos de ensino
. Desenvolver estratégias e recursos didáticos para o ensino, nas diferentes áreas da Biologia
. Produzir jogos didáticos, recursos adaptados, tecnologias de informação e comunicação, entre outros..
. Vivenciar a aplicação de estrategias e recursos didáticos
. Estabelecer as relações entre teoria e prática
. Fornecer elementos que qualifiquem a prática a ser desenvolvida nos estágios supervisionados e nas escolas onde
irão se inserir
. Oportunizar a construção e adaptação de estratégias e recursos didáticos adaptados aos alunos PCDs, TEA, AH\S,
como forma de garantir a inclusão e o desenho universal da aprendizagem - DUA
Justificativa
A melhoria da qualidade do Ensino também se pauta pela inovação no planejamento e na aplicação de estratégias e
recursos didáticos que possam ir além do ensino mecânico e livresco, encontrado na maioria das escolas.
Cabe a Universidade, como locus próprio de formação, buscar oferecer estratégias que qualifiquem tanto as disciplinas
dos cursos quanto as práticas a serem desenvolvidas nas escolas.
recursos didáticos que possam ir além do ensino mecânico e livresco, encontrado na maioria das escolas.
Cabe a Universidade, como locus próprio de formação, buscar oferecer estratégias que qualifiquem tanto as disciplinas
dos cursos quanto as práticas a serem desenvolvidas nas escolas.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em consonância com os conceitos trabalhados na disciplina de Didática do Ensino de Biologia II, através de levantamento de recursos didáticos existentes, produção de unidades e projetos de ensino nas diversas áreas da biologia, criação e aplicação de recursos didáticos inovadores.
Os grupos de alunos se encontrarão além do proposto nas aulas, para desenvolvimento e registro das ações.
Os grupos de alunos se encontrarão além do proposto nas aulas, para desenvolvimento e registro das ações.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se avançar na qualificação do ensino, através da busca por inovação. Espera-se que os alunos licenciandos ampliem suas possibilidades e vivências no decorrer da formação e que oportunize reflexos, tanto nas suas práticas vinculadas aos estágios supervisionados, quanto nas turmas e escolas onde estarão vinculados
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉIA DOMINGUES BITENCOURTE | |||
CAMILA SALGADO LEMKE | |||
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 4 | ||
VERÔNICA PORTO GAYER |