Nome do Projeto
Atuação multidisciplinar no futsal: Intervenção da UFPel nas categorias de base do Clube Brilhante
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O futsal é a modalidade esportiva mais praticada entre jovens nas cidades brasileiras, e pode oferecer amplas possibilidades de trabalho, de estudos e de envolvimento social. Se tratando de disputa de competições, o futsal também se destaca por possuir diversas equipes de rendimento, principalmente nas categorias de base. A formação de atletas na base, para o desenvolvimento ao longo prazo, interessa no Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo, com possibilidade de ensino e acompanhamento nas áreas fisiológica, neuromotora e nutricional. A Universidade tem o papel de formação e de aproximar o conhecimento teórico à prática. Neste contexto, surgiu o interesse de realizar um projeto multidisciplinar junto ao Clube Brilhante, o qual possui equipes competitivas de categorias de base no futsal, com a possibilidade de interação entre estas duas instituições, onde a UFPel poderá executar projetos de Extensão e Pesquisa nas áreas de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição.

Objetivo Geral

- Realizar uma cooperação mútua de atuação junto ao Clube Brilhante, com acesso e trocas
de experiências nas atividades das categorias de base na modalidade do futsal.
- Desenvolver atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia, oportunizando aos acadêmicos vivência no âmbito do esporte de rendimento, auxiliando na formação acadêmica e formação dos atletas das categorias de base.
- Disponibilizar os resultados identificados nas ações ao Clube, com intuito de crescimento e aproximação do
conhecimento científico à aplicação prática, inserindo o conhecimento universitário no esporte de rendimento.

Justificativa

Este projeto justifica-se pois possibilita a atuação de estudantes de diferentes áreas nas categorias de formação no esporte de rendimento, com desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, além de oferecer ao clube um acompanhamento acadêmico e cientificamente embasado, para evidenciar tomadas de decisões nos níveis de treinamentos físico, técnico-tático, nutricional e fisioterápico. Torna-se um projeto colaborativo, pois propicia vivências dos acadêmicos no contexto de preparação na pré-temporada e durante
período de competição, aplicando conhecimentos teóricos na prática, auxiliando muito no processo de ensino-aprendizagem, e o clube, o qual recebe estas atividades, se beneficia da atuação e do conhecimento gerado pela Universidade.

Metodologia

Este projeto é unificado e tem predominância no âmbito de Extensão, porém atividades de Pesquisa também estão previstas. Após contato entre os representantes do Clube e da Universidade, surgiu a iniciativa de se estabelecer uma cooperação recíproca, para que atividades multiprofissionais executadas pela Universidade possam ser realizadas no Clube Brilhante.
Convênio
Esta parceria será formalizada por meio de um convênio entre as duas instituições, delimitando responsabilidades de ambas as partes. Esta colaboração não envolve trocas financeiras, sendo a contrapartida do Clube Brilhante relacionadas à disponibilização de sua estrutura e equipes das categorias de base para que sejam executados projetos de pesquisa e extensão, respeitando as condições éticas e previamente aprovadas por ambas as partes, nas área de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. Já a UFPel, fica responsável por desenvolver projetos multidisciplinares, nas áreas supracitadas, com
acompanhamento durante a temporada e com atuação e troca do conhecimento gerado com a gestão e comissão técnica do clube.
Formação da equipe de trabalho
Após contato inicial com o representante do Clube Brilhante, foram definidas as área de atuação
multidisciplinar, e então realizado contato com os o docentes específicos de cada curso da UFPel (Educação Física, Nutrição e Fisioterapia). Após o aceite de docentes de todas as áreas, foi marcada uma reunião para trocar experiências e planejar a atuação multidisciplinar (atividades de pesquisa e extensão), com seleção e treinamento de estudantes participantes.
Atividades de pesquisa
Para gerar conhecimento são necessárias pesquisas bem elaborados, levando em consideração aspectos éticos de sigilo e consentimento de ambas as partes. Para caracterizar o grupo de atletas, diagnosticar pontos fortes e fracos em cada área, e elaborar intervenções com intuito de gerar benefícios, serão planejados projetos de pesquisa que poderão estar relacionados a trabalhos de conclusão de curso e de pós-graduação.
Atividades de extensão
Todo conhecimento gerado e acompanhamento técnico relacionados ao ensino das diferentes áreas serão
disponibilizados e aplicados ao Clube, o qual terá como benefício a atuação e auxílio de profissionais qualificados, além de base científica para novos planejamentos ao longo da temporada. Além disso, está programada no início de cada temporada uma palestra inicial para os atletas e responsáveis, onde serão tratados temas de desenvolvimento de atleta à longo prazo, prevenção de lesões e nutrição esportiva.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a colaboração com as categorias de base do G.E.Brasil, possa auxiliar no desenvolvimento do Clube, com atuação multiprofissional embasada e controlada para manter o patamar de rendimento. Além disso, que possibilite espaço de atuação da comunidade da UFPel com o esporte competitivo, permitindo formação continuada dos acadêmicos envolvidos com intervenções de pesquisa e extensão, além de gerar novos conhecimentos para divulgação no âmbito da pesquisa científica.
Outro ponto importante, espera-se que as diferentes áreas envolvidas no projeto consigam trocar experiências, estimulando o trabalho multidisciplinar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO5
CAMILA FERNANDES FERRO
CELSO CASARIN NETO
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO6
FLAVIANO MOREIRA DA SILVA
GUSTAVO DIAS FERREIRA7
GUSTAVO RAYNÉ FOUCHY
ISADORA BARTZ LINDENAU
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA
MARIANA RIBEIRO GUIOTI
MARIANI PEREIRA SOARES
OLAVO DE OLIVEIRA SCHNEIDER
PAMELA SILVA VITÓRIA SALERNO
RENÃ MEDINA PINHO
ROUSSEAU SILVA DA VEIGA
ROUSSEAU SILVA DA VEIGA
VICTOR SOARES DE ANDRADES

Página gerada em 29/03/2024 04:18:41 (consulta levou 0.151522s)