Nome do Projeto
Assédio moral e sexual na UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/03/2020 - 20/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Dentro da Universidade ocorrem diversos casos de assédios, morais e sexuais, em várias esferas que englobam alunos, egressos, servidores técnicos-administrativos, terceirizados, empregados públicos e professores. A carência de dados quantitativos acerca da temática dificulta localizar e identificar os temas mais problemáticos. O projeto visa a criação de uma base de dados e a posterior realização de entrevistas com voluntários, a fim de aprofundar as histórias de maneira individual.

Objetivo Geral

- Investigar casos de assédio sexual e moral dentro da UFPel.
- Criar e divulgar um banco de dados e de entrevistas sobre casos que ocorrem dentro da
Universidade, buscando motivar a comunidade a reportar situações específicas à ouvidoria responsável.
Todos os dados serão disponibilizados de forma anônima, já que envolve memórias traumáticas.

Justificativa

Embora com várias legislações existentes sobre a questão do assédio, os casos dentro da UFPel e fora ele são bastante representativos em termos numéricos. Tais situações envolvem, na maioria das vezes, questões relacionadas à gênero, mas não se pode esquecer a questão da raça e também a classe. Um dado interessante que tem aparecido nos últimos tempos diz respeito aos professores e professoras, já que se sentem assediados por alunos no momento em que suas aulas são gravadas ou que são disponibilizados informações sobre suas vidas pessoas nas redes sociais. A questão do assédio é bastante importante e requer um estudo mais aprofundado.

Metodologia

O projeto será dividido em quatro etapas: a) Disponibilização de questionários online em redes sociais ligadas à Universidade b) Quantificação e análise dos dados. c) Entrevistas com voluntários empregando o método de história oral. d) Divulgação de dados de forma anônima, principalmente em congressos científicos e em revistas da área das humanidades.

Indicadores, Metas e Resultados

- No primeiro ano espera-se obter um número significativo de respostas no formulário google. Para o segundo e terceiro ano se prevê a realização de entrevistas e divulgação dos resultados obtidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLEF ALGEMIRO GAWLINSKI DE ÁVILA
ANDRÉIA CRYSTINA SILVA JARDIM
BIANCA LEOCADIO DUARTE
JÉSSICA VÖLZ BOHRER
LORENA ALMEIDA GILL6
Quezia Galarça de Oliveira

Página gerada em 25/04/2024 11:08:45 (consulta levou 0.127016s)