Nome do Projeto
Galeria A Sala: artes visuais, contextos e produção de sentidos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/03/2020 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Ao dar sequencia ao projeto iniciado em julho de 2017, Galeria de Arte a Sala: arte contemporânea para todos os públicos, este projeto visa potencializar a vocação extensionista deste importante espaço expositivo na cidade de Pelotas. Ao propor atividades e estratégias que levem a produção artística contemporânea ao grande público, por meio de exposições de arte e ações educativas, busca-se proporcionar um repertório qualificado e ampliado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea. Deste modo, as ações buscarão explorar a diversidade da arte, colaborando para a formação de acadêmicos/artistas e público geral. Conjuntamente com as exposições serão desenvolvidas atividades tais como workshops, proposições artísticas, conversas e/ou mediações, partindo dos aportes conceituais propostos a cada exposição, estimulando a participação da comunidade de forma ampliada. Entende-se aqui a Galeria A SALA como veiculo de circulação e irradiação das artes visuais nos diversos contextos que compõem o entorno do ambiente universitário.

Objetivo Geral

Segundo o regimento interno da Galeria de Arte A SALA, este espaço apresenta-se como órgão institucional e possui como metas a divulgação e documentação da produção artística contemporânea da área de artes visuais do Centro de Artes (CA-UFPEL). Portanto, objetiva-se com este projeto de extensão proporcionar o pleno andamento das atividades da galeria, enfatizando estratégias que visem a aproximação do público em geral com o campo das artes visuais.

Justificativa

A manutenção das ações desenvolvidas pela Galeria A SALA justifica-se uma vez que sua existência no Centro de Artes da Ufpel torna-se imprescindível para promover a exposição da produção artística contemporânea no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. A Galeria A Sala, situada no contexto da cultural da cidade de Pelotas, carente de espaços expositivos de qualidade, proporciona aos estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral o contato direto não apenas com obras de arte, mas com artistas, curadores e os mais diversos agentes que compõem o sistema da arte.

Metodologia

Encontros periódicos para organização das exposições. Montagem e desmontagem de exposições segundo a periodicidade dos eventos (geralmente as mostras contam com um mês de duração). Manutenção do espaço expositivo, definição de horários fixos para visitação. Registros audiovisuais das montagens, encontros com artistas e visitas guiadas. Divulgação dos eventos junto a Coordenação de Comunicação Social da Ufpel. Recepção e mediação das exposições para o público interno e externo ao meio universitário.

Indicadores, Metas e Resultados

Aumento na visibilidade da Galeria A SALA no âmbito do público em geral, com ênfase nas comunidade de entorno do Centro de Artes da Ufpel, por meio de visitas guiadas, conversas com artistas, oficinas e workshops.
Formação de equipe envolvida no gerenciamento dos projetos, composta pelos dois coordenadores, bolsistas/acadêmicos, bem como colaboradores de diversas instâncias (acadêmicos, professores dos cursos de especialização e mestrado), conforme as necessidades das ações desencadeadas.
Continuidade nas ações de mediação artística desenvolvidas na galeria em parceria do grupo Patafísica: mediadores do imaginário (Projeto de Extensão/CA/UFPel). O grupo também irá desenvolver e a realizar encontros de formação aos professores da rede de escolas e colaborar através de oficinas, falas, debates, etc.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA4
DANIEL YUTA HIGA
DARA DE MORAES BLOIS
GABRIELA DA COSTA GOMES
GUILHERME TOLEDO FUENTES
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
KELLY WENDT4
NATHALIE DE JESUS CARVALHO
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
STELA SOARES KUBIAKI

Página gerada em 23/04/2024 09:14:10 (consulta levou 0.197780s)