Nome do Projeto
Telepsiquiatria
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/03/2020 - 22/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Telepsiquiatria é uma proposta de ensino onde se reúnem grupos de várias universidades em sistema de videoconferência pelo sistema RUTE ofertado pela UFPEL. Estas reuniões onde discutimos casos clínicos, projetos de pesquisa e temas apresentados sob forma de aulas dialogadas, visam o aprendizado em psiquiatria e saúde mental como um todo.

Objetivo Geral

Propiciar o aprendizado em Psiquiatria, em pesquisa e o melhor manejo do atendimento dos casos psiquiátricos.

Justificativa

É uma atividade rica como proposta de ensino, pois parte do princípio que o conhecimento é produzido pelos e para os alunos, no caso os residentes em Psiquiatria, os alunos de graduação do oitavo semestre do curso de Medicina que estão cursando a disciplina de Psiquiatria, estes interagindo com os professores e técnicos do Departamento de Saúde Mental, Psiquiatras da UFPEL e Hospital Escola em conjunto com várias instituições de ensino que fazem parte deste grupo de estudos. Esta atividade já vem sendo realizada desde 2010 como grupo de estudo(SIG Telepsiquiatria) e como projeto de ensino em anos anteriores.

Metodologia

A cada reunião mensal, uma das universidades participantes fica responsável pela apresentação de um tema de interesse em Psiquiatria/Saúde Mental sob forma de caso clínico, aula dialogada ou pesquisa. Ao final fica aberto o sistema de videoconferência entre as universidades para que surjam questionamentos, experiências, troca de conhecimento e referências científicas.
Em paralelo são realizadas reuniões semanais de nosso grupo da UFPEL para estudo dos temas previamente fixados e também visando o preparo da apresentação sob nossa responsabilidade, o que gera também várias oportunidades de aprendizado.

Indicadores, Metas e Resultados

O esperado é um aprimoramento do conhecimento em Psiquiatria por si só e na interface com outras especialidades clínicas, uma vez que muitos casos apresentados são comórbidos com outras patologias abarcando conhecimento em Neurologia, Endocrinologia, Reumatologia...
A busca de integração entre alunos da graduação e pós graduação, professores de Psiquiatria de várias instituições, professores de diversas áreas da Medicina, professores e alunos de outros cursos participantes como Psicologia, permitirá uma visão integrada e ampla do conhecimento médico-científico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DUMMER VENZKE
ANDRE MACHADO PATELLA1
ANNA MARTHA MARCHEWICZ
ARTHUR ZAGO FERRI
BEATRIZ FRANCK TAVARES1
CARLOS ALBERTO PURPER BANDEIRA1
DAIANE SCHMACHTENBERG1
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER2
FABIO MONTEIRO DA CUNHA COELHO1
FABIO YUTANI KOSEKI
GRAZIELA MAYUMI TOMA1
GUSTAVO PEGAS JAEGER1
ISABELLA CARMONA CALADO
JOAQUIM IGNACIO SILVEIRA DA MOTA NETO1
KIANE GABRIELA GRAEFF
LAURA SIGARAN PIO DE ALMEIDA1
LUCIANA DE OLIVEIRA MARQUES4
LUIS ROBERTO CUNHA DA ROCHA1
LUISA LAURA DAMASCENO BARBOSA
MARIANA BATISTA DE FIGUEIREDO
PATRICIA PORTANTIOLO MANZOLLI1
PAULO EDUARDO FAVARETTO
SAMUEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
VERA LUCIA AVILA MELLO1

Página gerada em 23/09/2020 00:07:41 (consulta levou 0.181470s)