Nome do Projeto
Teatro em Francês
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Nesse projeto multidisciplinar, professores e estudantes do Curso de Letras Francês /Português e do Curso de Teatro da UFPEL produzem uma leitura dramática de peças do repertório francófono, sendo o espetáculo apresentado ao público ao final do processo.

Objetivo Geral

Ao Incentivar atividades relacionadas à montagem cênica de textos de língua francesa objetivamos contribuir para a divulgação da língua francesa e para a vulgarização de textos teatrais em Pelotas, assim como para o desenvolvimento da competência linguística e performática dos participantes do projeto.

Justificativa

A atividade teatral tem um papel importante no processo de iInteragir e aprender em grupo, sobretudo com os mais experientes e especializados, com vistas à integração de táticas desenvolvidas na atividade extensionista para atividades de formação docente em língua estrangeira.
É preciso documentar e analisar procedimentos e práticas desenvolvidos com a finalidade de levar a público um espetáculo teatral para que outros formadores possam dele se beneficiar.
A montagem cênica realizada anualmente há muitos anos por uma ex¬professora da UFPel motiva também a proposta dessa atividade extensionista. Há processos não partilhados, práticas que se perdem, saberes que ficam confinados. Contra este confinamento do saber, num espírito de partilha de conhecimentos, nessa montagem de um espetáculo teatral vemos a oportunidade de aprender e ensinar, de enriquecer nossa pesquisa sobre o emprego do texto em sala de aula de francês, de interagir com estudantes atores amadores e propor à comunidade de Pelotas um produto original.

Metodologia

Escolha dos textos para a leitura dramática.
Leitura crítica dos textos.
Distribuição dos papéis entre os atores.
Exercícios vocais e de expressão corporal,treinamento de atores. Construção conjunta da mise en scène.
Concepção de cenários, figurinos e maquiagem.
Ensaios.
Divulgação do espetáculo através dos meios de comunicação e redes sociais. Apresentação da leitura dramática à comunidade.
Avaliação do produto cênico em diferentes momentos: durante sua preparação, apresentação ao público e recepção.

Indicadores, Metas e Resultados

Nossa meta é atingir uma partipação cada vez maior da comunidade, que já vive a expectativa da apresentação no final do ano e e da discussão promovida após a apresentação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA
Cristian Borba da Silveira
Diegne Alexandre Ferreira de Brito Cardoso
EDUARDO STÉFANO TOMASI
FERNANDA VIEIRA FERNANDES2
IAGO NIZOLLI SIQUEIRA
IAN GILL DE MELLO
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO8
JOAO VICTOR ROCHA MARTINS
JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO2
MARIZA PEREIRA ZANINI8
SHAIANE DA SILVA NEVES

Página gerada em 25/04/2024 03:29:28 (consulta levou 0.168553s)