Nome do Projeto
Laboratório de História Oral
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 23/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Laboratório de História Oral da UFPel foi articulado no ano de 2009 e se vincula ao Núcleo de Documentação Histórica da UFPel. Trata-se de um laboratório que reúne mais de 150 entrevistas gravadas e transcritas sobre assuntos os mais diversos, baseadas na metodologia da História Oral. Neste laboratório os alunos podem aprender sobre a metodologia, a partir de oficinas que são oferecidas, bem como através da apresentação de relatos de experiências, além de praticar a metodologias, tendo em vista a construção de novas narrativas, que passam pelas suas diferentes etapas: elaboração de projeto, formação da rede, contato com os depoentes, realização da entrevista, transcrição, transcriação, obtenção de carta de cessão e publicização dos resultados. Trata-se de importante espaço de aprendizado tanto para os alunos do Bacharelado quanto para os da Licenciatura em História.

Objetivo Geral

- Formar alunos para bem praticar a metodologia de história oral.
- Construir um importante acervo de entrevistas visando facilitar pesquisas futuras.
- Fomentar discussões sobre metodologias qualitativas tanto no curso de Bacharelado quanto de Licenciatura em História.
- Oferecer oficinas sobre a metodologia para a comunidade universitária e para a comunidade em geral.
- Publicizar estudos que são feitos no Laboratório.

Justificativa

O Laboratório de História Oral já existe faz alguns anos, mas não estava formalizado junto à instituição.
O cadastro serve para buscar um reconhecimento ao trabalho feito, justamente no momento em que se pretende lançar um site, no qual constem todas as entrevistas já colhidas nestes últimos anos. De outra forma, é preciso que se diga que trata-se de um espaço bastante utilizado, sobretudo, por alunos do Bacharelado, que possuem uma disciplina homônima.
Os alunos buscam o laboratório para realizar oficinas, consultar acervos e se apropriarem do fazer histórico a partir do uso de metodologias qualitativas.

Metodologia

O Laboratório se utiliza da metodologia da História Oral para construir novas narrativas, principalmente em suas vertentes temática e de vida. Todas as entrevistas são transcritas, arquivadas e agora passarão a fazer parte de um acervo digital, que permitirá uma pesquisa mais ampla, inclusive por pessoas que residem fora de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

- Para o primeiro ano pretende-se colocar todas as entrevistas que já dispomos on line.
- No segundo e terceiros anos a intenção é a de se realizar novas pesquisas, sobretudo no mundo do trabalho, que possam também fazer parte do acervo anteriormente citado.
- Para todo o período do projeto, espera-se a publicização dos resultados, a partir da participação em congressos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE REGINA BUENO DA CUNHA
LEONARDO TAVARES PEREIRA
LORENA ALMEIDA GILL8

Página gerada em 19/04/2024 00:27:04 (consulta levou 0.140740s)