Nome do Projeto
Grupo de estudos em Mecânica dos Fluidos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/04/2020 - 12/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A colaboração discente no ensino superior tem se caracterizado como incentivadora, especialmente, à formação de professores. As variadas atividades que ocorrem mediante a relação teoria e prática necessitam configurar-se em trabalhos acadêmicos estimuladores de múltiplos saberes inerentes aos componentes curriculares, contribuindo para a formação crítica na graduação e na pós-graduação, e despertar, no formando, o interesse pela docência na educação superior (DANTAS, 2007).
Nesse sentido, a disciplina de Mecânica dos fluidos oferecida pelo Centro de Engenharias da UFPel atende diferentes cursos de graduação e configura-se como uma importante área do conhecimento das disciplinas básicas para formação do engenheiro. Sabe-se que essa é uma das disciplinas onde os estudantes apresentam altos níveis de dificuldade. Assim, a possibilidade de oferecimento de um grupo de estudos aos alunos oportunizará maior contato com os conteúdos abordados, auxílio na resolução de exercícios e compreensão dos fenômenos, além do incentivo do colaborador discente às atividades de docência.
Objetivo Geral
Auxiliar os alunos na resolução de exercícios;
Desenvolver os conceitos mais difíceis abordados na disciplina através de programas computacionais e trabalhos práticos;
Discutir os aspectos teóricos das leis e equações abordados na disciplina através de grupos de estudo.
Desenvolver os conceitos mais difíceis abordados na disciplina através de programas computacionais e trabalhos práticos;
Discutir os aspectos teóricos das leis e equações abordados na disciplina através de grupos de estudo.
Justificativa
O alto índice de evasão dos alunos nos cursos de engenharia, epsecialmente nas universidades federais, é um problema que gera grande preocupação para a comunidade universitária das instituições. Então, como forma de diminuir estes índices, é primordial que se ofereça um auxílio didático através da colaboração discente em disciplinas que os alunos apresentam maior dificuldade., como no caso de Mecânica dos Fluidos. O trabalho de colaboração discente é uma atividade formativa de ensino, que favorece tanto o acadêmico-colaborador discente quanto o aluno que busca este auxílio. Sendo assim, o papel do acadêmico-colaborador discente é, junto ao docente, organizar grupos de estudos no âmbito da área de mecânica dos fluidos.
Metodologia
Como principal resultado, espera-se contribuir para uma formação inicial de engenheiros que tenham uma sólida base teórico-prática. Com o emprego da colaboração discente na disciplina de Mecânica dos Fluidos, espera-se um aumento no número de alunos aprovados e menores índices de evasão, mostrando, então, que através deste auxílio, houve uma maior compreensão dos alunos perante a disciplina por meio de grupos de estudo. Além disso, acreditamos na melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da formação pelo contato com diferentes metodologias de ensino, bem como incentivo à criatividade e a inovação, incluindo o espírito investigativo e de novas descobertas, proporcionado pelo contato do colaborador discente com os alunos e com outros colaboradores do grupo de estudos.
Indicadores, Metas e Resultados
Como principal resultado, espera-se contribuir para uma formação inicial de engenheiros que tenham uma sólida base teórico-prática. Com o emprego da colaboração discente na disciplina de Mecânica dos Fluidos, espera-se um aumento no número de alunos aprovados e menores índices de evasão, mostrando, então, que através deste auxílio, houve uma maior compreensão dos alunos perante a disciplina. Além disso, acreditamos na
melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da formação pelo contato com diferentes metodologias de ensino, bem como incentivo à criatividade e a inovação, incluindo o espírito investigativo e de novas descobertas, proporcionado pelo contato do colaborador discente com os alunos do grupo de estudos.
melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da formação pelo contato com diferentes metodologias de ensino, bem como incentivo à criatividade e a inovação, incluindo o espírito investigativo e de novas descobertas, proporcionado pelo contato do colaborador discente com os alunos do grupo de estudos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
RENAN DE FREITAS SANTOS | |||
WILLIAN CEZAR NADALETI | 1 |