Nome do Projeto
Grupo de estudos em Mecânica dos Fluidos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/04/2020 - 12/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A colaboração discente no ensino superior tem se caracterizado como incentivadora, especialmente, à formação de professores. As variadas atividades que ocorrem mediante a relação teoria e prática necessitam configurar-se em trabalhos acadêmicos estimuladores de múltiplos saberes inerentes aos componentes curriculares, contribuindo para a formação crítica na graduação e na pós-graduação, e despertar, no formando, o interesse pela docência na educação superior (DANTAS, 2007). Nesse sentido, a disciplina de Mecânica dos fluidos oferecida pelo Centro de Engenharias da UFPel atende diferentes cursos de graduação e configura-se como uma importante área do conhecimento das disciplinas básicas para formação do engenheiro. Sabe-se que essa é uma das disciplinas onde os estudantes apresentam altos níveis de dificuldade. Assim, a possibilidade de oferecimento de um grupo de estudos aos alunos oportunizará maior contato com os conteúdos abordados, auxílio na resolução de exercícios e compreensão dos fenômenos, além do incentivo do colaborador discente às atividades de docência.

Objetivo Geral

Auxiliar os alunos na resolução de exercícios;
Desenvolver os conceitos mais difíceis abordados na disciplina através de programas computacionais e trabalhos práticos;
Discutir os aspectos teóricos das leis e equações abordados na disciplina através de grupos de estudo.

Justificativa

O alto índice de evasão dos alunos nos cursos de engenharia, epsecialmente nas universidades federais, é um problema que gera grande preocupação para a comunidade universitária das instituições. Então, como forma de diminuir estes índices, é primordial que se ofereça um auxílio didático através da colaboração discente em disciplinas que os alunos apresentam maior dificuldade., como no caso de Mecânica dos Fluidos. O trabalho de colaboração discente é uma atividade formativa de ensino, que favorece tanto o acadêmico-colaborador discente quanto o aluno que busca este auxílio. Sendo assim, o papel do acadêmico-colaborador discente é, junto ao docente, organizar grupos de estudos no âmbito da área de mecânica dos fluidos.

Metodologia

Como principal resultado, espera-se contribuir para uma formação inicial de engenheiros que tenham uma sólida base teórico-prática. Com o emprego da colaboração discente na disciplina de Mecânica dos Fluidos, espera-se um aumento no número de alunos aprovados e menores índices de evasão, mostrando, então, que através deste auxílio, houve uma maior compreensão dos alunos perante a disciplina por meio de grupos de estudo. Além disso, acreditamos na melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da formação pelo contato com diferentes metodologias de ensino, bem como incentivo à criatividade e a inovação, incluindo o espírito investigativo e de novas descobertas, proporcionado pelo contato do colaborador discente com os alunos e com outros colaboradores do grupo de estudos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como principal resultado, espera-se contribuir para uma formação inicial de engenheiros que tenham uma sólida base teórico-prática. Com o emprego da colaboração discente na disciplina de Mecânica dos Fluidos, espera-se um aumento no número de alunos aprovados e menores índices de evasão, mostrando, então, que através deste auxílio, houve uma maior compreensão dos alunos perante a disciplina. Além disso, acreditamos na
melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da formação pelo contato com diferentes metodologias de ensino, bem como incentivo à criatividade e a inovação, incluindo o espírito investigativo e de novas descobertas, proporcionado pelo contato do colaborador discente com os alunos do grupo de estudos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
RENAN DE FREITAS SANTOS
WILLIAN CEZAR NADALETI1

Página gerada em 20/04/2024 01:29:28 (consulta levou 0.585957s)