Nome do Projeto
Filosofia Política e do Direito
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/03/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Grupo de Estudos "Filosofia Política e do Direito" visa estudar questões pertinentes ao debate político e do direito contemporâneo. A partir da leitura dos textos de grandes pensadores, o grupo analisa, debate e atualiza questões que se referem à Política e ao Direito. O grupo usa textos de filósofos contemporâneos, mas possui raiz multidisciplinar a fim de que alunos e interessados de outras áreas possam participar e debater.

Objetivo Geral

Analisar, debater, interpretar e atualizar textos dos grandes pensadores da Política e do Direito.

Justificativa

É fundamental estudar a Filosofia Política e do Direito, uma vez que as questões trabalhadas por elas impactam direta e indiretamente em nossa vida. Por isso, compreender o sentido pleno e as possibilidades que a palavra Política possui é uma tarefa sempre presente. Além disso, compreender e debater a legitimidade das leis é fundamental para não cair em um positivismo cego e/ou um discricionarismo principiológico. Pode-se dizer que a Política é tão velha quanto o convívio em sociedade. Ela sempre esteve presente. É fato que a Política evolui nos últimos anos em determinados
países - sobretudo a partir do regime democrático -, mas é fato que ela pode ser, dentro do próprio conceito de democracia, ainda mais aprimorada. Com isso presente, o Grupo tem a pretensão de estudar alguns dos mais renomados filósofos políticos, clássicos e contemporâneos, para analisar, interpretar e, sobretudo, debater as concepções políticas e do direito. O debate visa sempre pensar, a partir das teorias, o contexto brasileiro.

Metodologia

pesquisa/estudo caracteriza-se como bibliográfica. Por este motivo, o método empregado será, em primeiro lugar, analítico-crítico, ou seja, será feita uma análise minuciosa dos textos e dos conceitos. Visto ser uma análise filosófica, a criticidade é fundamental para um trabalho bibliográfico consistente.
Depois disso, os conceitos fundamentais serão colocados frente a frente para verificar seu grau de profundidade e fundamentação.
Em um segundo momento, empregar-se-á, a partir da análise crítica, o método hermenêutico a fim de construir uma interpretação da questão abordada a partir de uma visão contemporânea.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os componentes do Grupo compreendam, reflitam e debatam os conceitos fundamentais da filosofia política e do direito. Além disso, espera-se que os debates e as questões centrais façam aflorar cada vez mais a consciência crítica. No que se refere à política e o direito é sempre necessário o debate crítico e o diálogo para que seja pensada e repensada a estrutura atual. O debate racional baseado em princípios democráticos e neutros visa aprimorar sempre mais a estrutura vigente.
Além disso, intenta-se, a partir do pensador Habermas e R. Alexy, aclarar o cenário político-jurídico brasileiro, dado o momento complexo atualmente vivenciado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BARTH RAYMUNDO
CARLOS OLIVEIRA JACQUES NETO
CATIANE LOPES DE MOURA MORON
CÁSSIA DE ALMEIDA POLINO
EVELYN PAOLA BITENCOURT KLEIN
GILBERTO STARCK
ISRAEL RAMOS VENÂNCIO
JOSE NILSON KOMS MAESK
JOSÉ ADALBERTO PINHEIRO DA SILVA
KEBERSON BRESOLIN5
LECI MOLINA DE OLIVEIRA FILHA
LUCIANA GUTIERREZ PINTO
LUCIANA RODRIGUES XAVIER
MAICON DA SILVA
MARCELO AVILA FRANCO
MARCOS ROBERTO PEREIRA XAVIER
NATHAN D'AVILA SILVA
PEDRO HENRIQUE BARBOSA DE BRITO
RAQUEL CORDEIRO GUEDES
VÍTOR ELIAS SANCHES GONÇALVES
ÂNGELO BORBA DA SILVA

Página gerada em 29/03/2024 11:53:07 (consulta levou 0.142556s)