Nome do Projeto
Utilização de Realidade Aumentada no ensino de matemática no Ensino Superior
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 30/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Projeto visa introduzir o uso de Realidade Aumentada no ensino de matemática do ensino superior, oferecendo atividades que utilizam o smartphone para auxiliar o estudante na visualização de imagens em 3D. O projeto reúne atividades que estão sendo realizadas pelos alunos do mestrado em Educação Matemática em disciplinas de Cálculo e Geometria do curso de Licenciatura em Matemática e cursos de Engenharia com a utilização de aplicativos para smarphones que permitem a visualização de formas em 3D.

Objetivo Geral

Auxiliar os alunos das disciplinas de Matemática da graduação da UFPEl a visualizar as formas em 3D utilizando aplicativos no smartphone que facilitem a resolução de exercícios e o entendimento do conteúdo apresentado.

Justificativa

Usualmente os alunos da graduação apresentam dificuldades nas disciplinas de Matemática que trabalham com a visualização de formas matemáticas em 3D. Os alunos não conseguem visualizar as formas espaciais e por esse motivo muitas vezes reprovam nas disciplinas pela incapacidade de resolver os exercícios sugeridos pelo professor.
Uma das formas de auxiliar o estudante é trabalhar com aplicativos de smartphone que facilitam a visualização das formas espaciais. Ao mesmo tempo que atividades são oferecidas aos estudantes o professor é orientado como trabalhar com essas tecnologias para auxiliar no ensino.

Metodologia

Será realizada uma pesquisa-ação com apresentação de atividades que auxiliem o aluno a entender suas dificuldades e como resolvê-las
Serão aplicados testes de matemática para verificar o entendimento dos estudantes antes e depois do uso da Realidade Aumentada.
Entrevistas serão feitas com os alunos das turmas e seus professores para avaliar a percepção dos alunos com a atividade.
A maior dificuldade neste projeto é obter aplicativos que atendam as necessidades do projeto, pois alguns atendem somente a tecnologia IOS, outros atendem somente a tecnologia Android. Alguns poucos aplicativos desenvolvidos no Brasil foram descontinuados ou estão desatualizados. Por esse motivo será feito um estudo dos aplicativos disponíveis para esse fim.

Indicadores, Metas e Resultados

Entrevistas, questionários e testes matemáticos aplicados antes e depois das atividades serão utilizados para avaliar a percepção dos alunos com o uso do aplicativo.

Entrevista com o professor da disciplina permitirá verificar as percepções do professor quanto ao uso do aplicativo no smartphone com os alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAUÊ DUARTE
CHRISTIAN BERNY VOLZ
ELIANE MACHADO DE MÉLO
JERONIMO MEDINA MADRUGA
ROZANE DA SILVEIRA ALVES2
THAISE THUROW SCHAUN

Página gerada em 28/03/2024 17:22:01 (consulta levou 0.122569s)