Nome do Projeto
Elaboração de e-books para o ensino de graduação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 30/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Organizar e elaborar uma série de e-books para o ensino de graduação presencial a partir dos materiais didáticos elaborados nos últimos anos para o curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Ao longo dos semestres foram gravados mais de 500 videos de resolução de exercícios de Matemática. Para que os vídeos e listas de exercícios sejam oferecidos como material de consulta e reforço para os estudantes dos cursos presenciais eles serão organizados em e-books por disciplina. Atualmente não existe tecnologia para oferta de e-books multimídia, somente e-books em PDF portanto é necessário organizar os materiais em diferentes meios de armazenamento e organizar os links no arquivo PDF. Os alunos receberão um material organizado, por assunto que os auxiliarão na resolução de exercícios ao longo das disciplinas de Geometria Plana, Geometria Espacial, Cálculo I, Trigonometria entre outros.

Objetivo Geral

- oferecer material organizado em e-book contendo vídeos, imagens, listas de exercícios e videoaulas para auxiliar no aprendizado do conteúdo e na realização de exercícios.
- o público alvo são alunos que cursam disciplinas de matemática na graduação especialmente alunos do curso de Licenciatura em Matemática Noturno e Integral

Justificativa

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância gerou uma quantidade grande de materiais diferenciados para os alunos do curso a distância mas que não estão disponíveis para o ensino presencial.

Nas disciplinas que ministrei gravei cerca de 500 vídeos que estão nas disciplinas do Moodle. Porém os alunos do presencial têm uma resistência muito grande ao uso do Moodle. Por outro lado, liberar os vídeos indistintamente não permite que os estudantes usufruam da sequência didática organizada para as disciplinas, por este motivo, um e-book permite que o aluno siga a sequência, consulte os vídeos e usufrua de um material que pode ser muito útil para o seu aprendizado.

Metodologia

- Estudar os softwares para geração de e-books e selecionar o que for mais adequado;
- organizar os vídeos, imagens, textos para preparação dos e-books;
- preparar e-books para cada uma das disciplinas;
- disponibilizar os e-books para download dos alunos;
- divulgar aos alunos da ufpel a disponibilidade de downloads

Indicadores, Metas e Resultados

- junto ao download disponibilizar um formulário para avaliação e solicitação de novos materiais
- verificar o número de downloads realizados

Espera-se que com a disponibilização dos e-books os alunos possam ter um reforço no seu aprendizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
JERONIMO MEDINA MADRUGA
ROZANE DA SILVEIRA ALVES2

Página gerada em 23/04/2024 05:19:39 (consulta levou 0.132838s)