Nome do Projeto
Educação Matemática e Autismo - Ano II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto tem por interesse dar continuidade ao trabalho de confecção de jogos matemáticos para alunos com Transtorno no Espectro Autismo (TEA). Os jogos serão produzidos por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Matemática Noturno, juntamente por professores do Departamento de Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática. Estão programadas para este projeto: palestras de formação, oficinas entre outros.
Objetivo Geral
Produzir jogos matemáticos para alunos com TEA que estejam cursando a Educação Infantil ou o Ensino Fundamental para assim auxiliar no aprendizado da matemática.
Justificativa
Reconhece-se a continuidade deste projeto pela sua importância para a formação dos futuros professores de matemática na área da educação inclusiva, pensando especificamente em alunos com TEA. E a contribuição no aprendizado da matemática para estes alunos.
Metodologia
Palestras de formação ministradas pelo profissionais do Centro de Autismo aos acadêmicos;
Confecção de jogos matemáticos e aplicação de oficinas, por alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática.
Confecção de jogos matemáticos e aplicação de oficinas, por alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Promover reflexões e discussões sobre a importância de jogos para o ensino da matemática para alunos com TEA;
2. Promover o conhecimento sobre alunos com TEA a partir das palestras ministradas pelo Centro de Autismo.;
3. Contribuir para que o futuro professor de matemática tenha conhecimento sobre alunos com TEA; 4.Contribuir com a formação destes futuros educadores para a confecção de jogos matemáticos para alunos com TEA.
2. Promover o conhecimento sobre alunos com TEA a partir das palestras ministradas pelo Centro de Autismo.;
3. Contribuir para que o futuro professor de matemática tenha conhecimento sobre alunos com TEA; 4.Contribuir com a formação destes futuros educadores para a confecção de jogos matemáticos para alunos com TEA.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE DE LIMA DE MELO | |||
BIANCA ABEL LIMA | |||
DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT | |||
LUIS CARLOS LEAL DE LIMA JUNIOR | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | 4 | ||
OTAVIO LUIZ DIAS TAVARES | |||
RODRIGO GONÇALVES OLIVEIRA | |||
Tainara Porto da Silva | |||
Thais Philipsen Grutzmann | 1 |