Nome do Projeto
Viabilidade de utilização das máquinas desenvolvidas pelo Nimeq-UFPel dentro do projeto Ñepytyvo-Paraguai
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/03/2020 - 11/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Os produtores de Santa Rosa, herdaram conhecimento ancestral dos indígenas, pelo que na década do 70, obteve-se reconhecimento nacional, pela excelente qualidade da fibra de algodão produzida, recebendo o nome de “Capital do Oro branco” (Municipalidade de Santa Rosa). Ao final do século XX e ao inícios do século XXI, o setor produtivo foi marcado pelo descenso da rentabilidade do algodão, diminuindo o preço, acompanhado pelo descenso do rendimento no campo em conjunto com o impacto da inflação econômica dos produtos alimentícios. Nesse contexto a agricultura familiar ficou sem um cultivo de renda estável e com um grande problema econômico. Houve uma migração pronunciada dos produtores, sendo que os que ficaram no setor rural iniciaram outro processo com implementação de distintos programas e projetos com o Ministério de Agricultura, no sentido de desenvolver novas alternativas de renda e um novo sistema de trabalho no campo. Nesse contexto implementou-se o Projeto “Ñepytyvo” que foca suas ações na mecanização agrícola. O objetivo do projeto é auxiliar os agricultores no preparo do solo, na assistência ao trabalho de semeadura, que o produtor faz manualmente, assim como a limpeza, a pulverização e a colheita. Porém o produtor ainda fica com o trabalho de maior penosidade, já que o mesmo é feito com tração animal. Desta forma neste projeto se pretende analisar qual a viabilidade de incorporar as máquinas projetadas e desenvolvidas, para agricultura familiar, pelo Núcleo de Inovação em Maquinas e Equipamentos Agrícolas (Nimeq) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil, como auxiliares e facilitadoras ao Sistema de Produção da Agricultura Familiar De Santa Rosa Missiones-Paraguai.

Objetivo Geral

Realizar um estudo dos beneficiários do Projeto Ñepytyvo de Santa Rosa Missiones-Paraguai, para analisar a viabilidade de incorporação das máquinas desenvolvidas pelo Núcleo de Inovação em Maquinas e Equipamentos Agrícolas (Nimeq) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil.

Justificativa

O projeto justifica-se pelo interesse e necessidade de se analisar a viabilidade de aplicação das máquinas projetadas e desenvolvidas, para agricultura familiar, pelo Núcleo de Inovação em Maquinas e Equipamentos Agrícolas (Nimeq) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil, em condições semelhantes mas com outra visão de produção, no sentido de auxiliar e facilitar o sistema de produção da agricultura familiar de Santa Rosa Missiones-Paraguai, buscando a internacionalização dos projetos.

Metodologia

O projeto de pesquisa vai abranger dois momentos de desenvolvimento. O primeiro momento consiste num estudo social sobre o contexto da agricultura familiar onde serão feitas enquetes a produtores de Santa Rosa e entrevistas com as autoridades locais e departamentais. Esta fase será desenvolvida dentro do Departamento de Missiones, Distrito de Santa Rosa – Paraguai, localizada a 248 km da capital do pais, entre as coordenadas geográficas 26°52′00″S 56°51′00″O a 142m. O segundo momento consistirá no processamento dos dados e expressão gráfica dos resultados, que serão feitos no PPGSPAF-UFPel-Brasil.
Com intuito de ter um panorama mais amplo sobre o tema de pesquisa, o investigador coletará informação úteis para entender o problema em questão, com outros trabalhos similares ao tema de pesquisa. O material a ser utilizado estará apoiado principalmente em informações disponíveis na internet de instituições que fazem investigações sociais como: DGEEC (Direção Geral de Estatísticas Encostas e Censos) do Paraguai, MAG (Ministério de Agricultura e Ganadeira), DEAG (Direção de Extensão Agrícola e Ganadeira), Municipalidade de Santa Rosa, Governação de Missiones, Revistas da Universidade Nacional de Asunción, Informes internacionais sobre Paraguai como: FAO (Organização das Nações Unidas à Agricultura e a Alimentação), PNUD (Programa das Nações Unidas do Setor Rural do Paraguai), BM (Banco Mundial).
O projeto de investigação terá como universo de estudo os agricultores familiares beneficiários do Projeto “Ñepytyvo” e organizados na Associação de Produtores do distrito de Santa Rosa Missiones, Dependentes da Direção de Extensão Agraria do Ministério de Agricultura (DEAG-MAG).
O número da mostra representativa da população dos produtores a ser pesquisado será estimado pela equação de GIL, 2008, a qual é utilizada para pesquisa de ordem social, em grupos que apresentam características similares.
Pretende-se caracterizar aos produtores de acordo aos objetivos planteados para o qual o instrumento de coleta de dados será um roteiro semiestruturado, seguindo as especificações técnicas em duas fases
Após a elaboração preliminar dos instrumentos de coleta de dados, a equipe responsável pela pesquisa deverá realizar as seguintes atividades:
-Selecionar as pessoas que servirão como entrevistadores, dentro de critérios previamente estabelecidos;
-Realizar o treinamento dos entrevistadores;
-Discutir detalhadamente os instrumentos;
-Realizar pré-teste do instrumento, que consiste na aplicação preliminar de número reduzido de instrumentos aos elementos que possuem as mesmas características da atmosfera selecionada para estado.
O instrumento de coleta de dados definitivo (roteiro) deverá ser discutido com os entrevistadores para evitar qualquer dúvida em seu conteúdo. Em seguida, deverá ser descrito o procedimento de sua aplicação definitiva, definindo-se a ordem de aplicação deles e determinando-se o prazo de coleta geral da pesquisa. Outro aspecto que poderá ser determinado é a época ou o momento apropriados para as entrevistas.

Após a coleta de dados eles serão tabulados em planilhas utilizando o programa informático Microsoft Excel e outro software disponível que permitiram expor melhor os resultados para sua descrição e compreensão é o IBM-SPSS.
A pós do analises dos dados que foram recolhidas das enquetes e entrevistas, será feita uma recomendação técnica as autoridades do Projeto Ñepytyvo.


Indicadores, Metas e Resultados

Ao final da pesquisa pretende-se contar com um estudo que pode criar uma conexão entre duas Universidades dependentes do Estado, vinculando produção cientifica concreta e compartilhamento de objetivos comuns, que vem a ser o desenvolvimento tecnológico da Agricultura Familiar, diminuindo penosidade de trabalho e aumentando produtividade das famílias no campo. Além disso, a Agricultura Familiar do Paraguai é um mercado potencial das máquinas e equipamentos desenvolvidos no NIMEq-UFPel, cuja tecnologia pode ser transferida potencializando a internacionalização tanto do NIMEq, quanto do PPGSPAF e UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELO VIEIRA DOS REIS1
ANTONIO LILLES TAVARES MACHADO1
BRUNA REGINA SOUZA ALVES
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS1
FLAVIO SACCO DOS ANJOS1
MAURO FERNANDO FERREIRA1
RAMON JUSTINIANO BENITEZ CENTURION
ROBERTO LILLES TAVARES MACHADO1
WISAN JHONNYS ARCE LEIVAS

Página gerada em 19/03/2024 07:43:21 (consulta levou 0.193795s)