Nome do Projeto
Roteiro ilustrado de aulas práticas de Anatomia Vegetal
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/04/2020 - 22/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A Anatomia Vegetal é um ramo da Botânica que estuda a estrutura interna dos organismos vegetais buscando integrar os aspectos fisiológicos, ambientais e de desenvolvimento. Essa área da Botânica é parte do ensino básico dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Agrárias, fato que torna o conteúdo a ser ministrado muitas vezes de difícil entendimento pelos discentes. Para o sucesso dos estudos nessa área é importante integrar os conteúdos transmitidos durante as aulas teóricas com as atividades de aulas práticas e, para isso se faz necessário a produção de lâminas histológicas temporárias, semipermanentes e permanentes. Contudo, é necessário que o conteúdo em análise (lâmina histológica) seja registrado por meio de anotações dos procedimentos de confecção das lâminas, desenhos esquemáticos, tipo de coloração utilizada e indicações das células, tecidos e/ou estruturas observadas. Apesar destes procedimentos básicos em aula, é importante que o discente possa revisar e relembrar esse conteúdo no futuro e, dessa forma a produção de um roteiro de aula prática com registro fotográfico e eventuais questões sobre o conteúdo ministrado, pode auxiliar e facilitar a compreensão de conceitos básicos de Anatomia Vegetal e ter capacidade de relacionar este conteúdo com as demais disciplinas da área da Botânica.

Objetivo Geral

Objetivo geral: compreender os conceitos de Anatomia Vegetal reconhecendo e compreendendo o corpo vegetal.
Objetivos específicos:
- registro da morfologia externa das plantas e órgãos vegetais;
- confecção de lâminas temporárias, semipermanentes e permanentes;
- registro fotográfico da estrutura interna dos órgãos vegetais;
- facilitar o acompanhamento das aulas práticas;
- estimular o interesse dos discentes pela disciplina;
- revisar os conteúdos ministrados em aulas teóricas.

Justificativa

O conhecimento da estrutura interna dos organismos vegetais está contemplado na Anatomia Vegetal, ramo da Botânica que auxilia na compreensão dos aspectos de adaptação das plantas aos diferentes ambientes, relaciona com suas funções fisiológicas e auxilia aos estudos de identificação das diferentes espécies. O conteúdo de Anatomia Vegetal é abordado nas disciplinas básicas das áreas de Ciências Biológicas e Ciências Agrárias. Atualmente, na Universidade Federal de Pelotas, a Anatomia Vegetal é ministrada para os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Agronomia e Farmácia.
Importante evidenciar que para efetiva compreensão do corpo vegetal é importante que nos cursos de graduação as aulas teóricas sejam acompanhadas de aulas práticas e, para tanto, um roteiro de aula prática ilustrado com os materiais vegetais estudados proporcionam aos discentes acompanhamento e posterior revisão do conteúdo ministrado. Dessa forma, um roteiro de aulas práticas pode ser um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando como estímulo e capacitação dos discentes quanto aos conceitos básicos em Anatomia Vegetal.

Metodologia

O roteiro consistirá de imagens que serão documentadas por meio de registro fotográfico e/ou esquemas dos aspectos externos das plantas e órgãos e das lâminas histológicas, questões relacionadas ao conteúdo ministrado durante as aulas teóricas e indicações das estruturas observadas.
As lâminas histológicas permanentes, semipermanentes e temporárias serão confeccionadas a partir dos materiais vegetais utilizados durante as aulas práticas, seguindo as técnicas básicas para produção de lâminas, assim como a partir do laminário do acervo do Laboratório de Anatomia Vegetal da Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão/RS.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas:
- documentar as espécies vegetais estudadas durante as aulas;
- aplicar as principais técnicas para confecção de lâminas histológicas;
- fornecer conhecimentos aos discentes participantes do projeto na captura de imagens a partir de fotomicroscópio;
- disponibilizar os roteiros para o cursos das áreas de Ciências Biológicas e Ciências Agrárias e cursos afins;
- divulgar o material produzido e as experiências dos discentes envolvidos no projeto em eventos científicos e para a comunidade.
Resultados esperados:
- elencar as principais espécies estudadas durante as aulas práticas dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Farmácia;
- participação efetiva dos discentes durante as aulas práticas a partir das imagens e questões do roteiro;
- facilitar a aprendizagem dos conceitos básicos de Anatomia Vegetal;
- produzir material didático para utilização em aulas;
- diminuir as reprovações;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO MÁRCIO FREITAS NEVES
CAROLINE SCHERER5
JULIANA APARECIDA FERNANDO6
THAIZE DEBATIN WEHRMEISTER5

Página gerada em 02/12/2021 00:52:16 (consulta levou 0.102633s)