Nome do Projeto
Laboratório de Expografia da Universidade Federal de Pelotas (LAEXPO-UFPel)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/03/2020 - 13/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Laboratório de Expografia da Universidade Federal de Pelotas (LAEXPO-UFPel) será o órgão vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) da referida Universidade responsável por agregar Docentes, Discentes e, posteriormente, Técnicos Administrativos, que desempenhem fundamentalmente atividades de ensino, mas não só, estando portanto, preparado para agregar, também, ações de pesquisa e extensão compatíveis com os objetivos e metodologias próprias ao escopo das exposições museológicas.

Objetivo Geral

Atender, em especial, às demandas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia, no que tange à concepção e implementação de exposições curriculares.

Justificativa

O Laboratório de Expografia da Universidade Federal de Pelotas (LAEXPO-UFPel) atenderá, em especial, às demandas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia, no que tange à concepção e implementação de exposição curricular, atividades estas vinculadas nomeadamente às disciplinas de Expografia I, II e III. O atendimento a tais demandas intrínsecas ao próprio funcionamento adequado do referido Bacharelado em Museologia é o fator determinante através do qual se justifica este Projeto.

Metodologia

A proposta metodológica fundamental se baseia numa rotina constante na qual professores, estudantes e eventuais participantes externos usufruam da estrutura do LAEXPO-UFPel, tendo em vista demandas relacionadas às ações expositivas museológicas. Considerando que o foco primordial recai sobre as exposições curriculares do Curso de Bacharelado em Museologia desta Universidade, os meios e procedimentos através dos quais se efetivarão tais iniciativas se sustentarão, tendo em vista, sobretudo, as demandas específicas das disciplinas atendidas pelo Laboratório. Ademais, no que tange ao cumprimento dos demais objetivos deste projeto, especialmente os de caráter específico, se implementará métodos e técnicas info-documentais capazes de subsidiar o gerenciamento adequado do acervo que se constituirá de maneira paulatina.

Indicadores, Metas e Resultados

- Consubstancialização da integração entre ensino, pesquisa e extensão, através da consolidação de práticas essenciais à área de conhecimento implicada, e do atendimento das exigências político-acadêmicas institucionais.
- Qualificação das práticas diretamente afeitas às disciplinas voltadas à exposição museológica.
- Formação acadêmica mais adequada, considerando a atenção a uma das subáreas fundamentais da Museologia, nomeadamente, a expografia.
- Estabelecimento de parcerias, tanto internas como externas, tendo em vista as relações de interesse e proximidade que caracterizam a ação deste Laboratório no campo profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE REGIANE DE JESUS MOTA
CHAYANE LISE FERNANDES DE SOUZA
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA8
DIEGO LEMOS RIBEIRO24
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA
GIULIANA FIRMINA LUJAN DA SILVA
ISADORA COSTA OLIVEIRA
JESSICA OLIVEIRA DE AVILA
JHONE LUGAO LIMA
JULIA DIAS SOBRAL
MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS
MIRRAEL PERES ZALEWSKI
NICOLAS VIEIRA GERBER
NICOLLY AYRES DA SILVA
Nara Regina Farias Avila
PATRICK DE QUADROS PINHEIRO
SARAH MAGGITTI SILVA24
WELLINGTON DE SOUSA OLIVEIRA

Página gerada em 11/07/2020 11:55:02 (consulta levou 0.107736s)