Nome do Projeto
CHECAGEM DE IMAGENS QUE CIRCULAM NO CIBERESPAÇO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto propõe a realização de cursos gratuitos com alunos da Universidade Federal de Pelotas sobre a checagem de imagens que circulam no ciberespaço. Para isso, está organizado em duas etapas: 1) curso de formação com alunos do curso de jornalismo sobre a apuração jornalística de imagens disponíveis no ciberespaço, ministrado pela professora responsável e por um aluno colaborador; 2) curso com alunos de outros cursos da UFPEL sobre a verificação de imagens que circulam no ciberespaço, o qual será ministrado pela professora responsável e por alunos que participaram da primeira etapa do projeto. Na primeira etapa, busca-se refletir sobre fontes jornalísticas no ciberespaço e sobre casos do jornalismo brasileiro que trabalharam com imagens que circulam na internet. Também se trabalha com plataformas gratuitas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa, explanando suas possibilidades e especificidades. Por fim, investe-se em métodos e técnicas de checagem dessas imagens, buscando instrumentalizar estudantes de jornalismo e jornalistas para a checagem desse tipo de conteúdo. A abordagem apresentada pelo curso pode ser adotada no combate à desinformação através do fact-checking, no processo de checagem em redações e nas atividades de assessoria de imprensa. Na segunda etapa, busca-se investir na instrumentalização de alunos da UFPEL acerca da veracidade de imagens que circulam na internet, bem como na divulgação das principais agências de fact-checking do Brasil. Também se trabalha com plataformas gratuitas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa, explanando suas possibilidades e especificidades. Por fim, investe-se em métodos e técnicas de checagem dessas imagens, buscando instrumentalizar estudantes para a verificação de imagens que acessam na Internet. A abordagem apresentada nessa segunda etapa pode ser adotada no combate à desinformação.

Objetivo Geral

Promover cursos que instrumentalizem alunos do curso de Jornalismo da UFPEL e de outros cursos da instituição para a verificação da autenticidade de imagens que circulam no ciberespaço.

Justificativa

Ao considerar que jornalistas cada vez mais usam imagens que circulam no ciberespaço nas suas atividades profissionais, entende-se ser importante instrumentalizar estudantes de jornalismo e jornalistas para a devida checagem desse tipo de conteúdo. Para tanto, evidencia-se o uso de ferramentas que podem auxiliar nesse processo de checagem, bem como questionamentos e procedimentos que podem subsidiar a análise do material. Nesse processo, destaca-se a indissociabilidade entre técnica e ética, propondo um debate sobre o uso dessas imagens e como elas podem contribuir para a produção jornalística. Considerando que o curso visa instrumentalizar os alunos de jornalismo para o uso de plataformas que auxiliam na checagem dessas imagens, entende-se que esses alunos podem ampliar o conhecimento acerca da verificação de imagens acessadas no ciberespaço, ensinando alunos de outros cursos a verificarem a autenticidade dessas imagens. Entende-se que, no contexto de desinformação atual, difundir os recursos de imagem reversa disponível em diferentes buscadores da web, é uma importante contribuição do jornalismo para o combate à desinformação. Destaca-se, ainda, que 2020 é ano eleitoral no Brasil, o que exigirá uma atenção do jornalismo e dos eleitores na identificação de conteúdos com informações falsas.

Metodologia

Os encontros serão presenciais e realizados no laboratório de Webjornalismo do curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL. Os encontros serão expositivos e dialogados sobre o uso de imagens de redes sociais no exercício do jornalismo e atividades práticas em plataformas gratuitas que possibilitam a pesquisa de imagem reversa e metadados. Os/as estudantes serão avaliados com base na presença e na participação efetiva nos encontros.
Na primeira etapa, serão ofertados cursos para estudantes de jornalismo, sendo no máximo 10 alunos por turma devido à capacidade do laboratório de Webjornalismo. Nessa etapa, cada turma do curso terá quatro encontros com duração de 1:30h, nos quais serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Fontes Jornalísticas do Ciberespaço; Casos do Jornalismo Brasileiro; Pesquisa de Imagem Reversa e Metadados (Google Imagens - https://www.google.com.br/imghp, Bing - https://www.bing.com/images/, Yandex - https://yandex.com/images, TinEye - https://www.tineye.com/, ExifData - https://exifdata.com/, Jeffrey's Image Metadata Viewer - http://exif.regex.info) e Métodos e Técnicas para apuração de imagens (Guia para Verificação de Imagens First Draft, Projeto Comprova, Agência Lupa). Espera-se ofertar até três edições do curso para alunos de jornalismo.
Na segunda etapa, serão ofertados cursos para estudantes de outros cursos da UFPEL, sendo no máximo 10 alunos por turma devido à capacidade do laboratório de Webjornalismo. O curso será ministrado pela professora responsável e por alunos do jornalismo que participaram da primeira etapa do projeto. Nessa segunda etapa, cada turma do curso terá um encontro com duração de 1:30h, no qual serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Agências de fact-checking do Brasil e Pesquisa de Imagem Reversa e Metadados (Google Imagens - https://www.google.com.br/imghp, Bing - https://www.bing.com/images/, Yandex - https://yandex.com/images, TinEye - https://www.tineye.com/). Espera-se ofertar até cinco turmas do curso para alunos da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto, espera-se ter realizado a formação de trinta alunos do curso de jornalismo na primeira etapa e de cinquenta alunos de outros cursos da UFPEL na segunda etapa. Sobre os estudantes de jornalismo, espera-se que os participantes tenham a capacidade de: 1) refletir sobre a checagem de imagens que circulam no ciberespaço e o uso dessas imagens no jornalismo; 2) explorar as especificidades e possibilidades das plataformas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa; 3) identificar e explorar metadados de imagens acessadas na internet; 4) incorporar métodos de checagem de imagens do ciberespaço no exercício do jornalismo; 5) instrumentalizar outros estudantes para o uso do recurso imagem reversa em sites de busca da web para a verificação da autenticidade dessas imagens. Sobre os estudantes de outros cursos da UFPEL que participarem da segunda etapa do projeto, espera-se que tenham a capacidade de: 1) refletir sobre a circulação de informações falsas que circulam no ciberespaço; 2) explorar as especificidades e possibilidades das plataformas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa; 3) auxiliar no combate à desinformação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA BUENO DE AZAMBUJA
ALINE MACIEL LUCAS
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
AMANDA FREITAS KUHN
ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO GARRAFIEL
ANA CLÁUDIA RODRIGUES BOTÃO
ANDRE LUIS SIMOES ARAUJO
ANDRIELI KURZ HOLZ
ANGELA MARIA FERREIRA GARCIA
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE
ANTONIO AUGUSTO PINHEIRO BERNDT
Alessandra Meirelles Costa
Angela Corrêa Papaiani
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI
BIANCA BECKER PERTUZATTI
BRENDA FARIAS PACHECO
BRÍGIDA SODRÉ JOHN
CAETANO RETZLAFF DOS SANTOS
CAMILA SILVA DOS SANTOS
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO
CAROLINA DA CUNHA AIRES
CAROLINA DE PINHO FERREIRA
CAROLINA PEREIRA AMORIM
CAROLINA PEREIRA SOARES
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA
CEZAR DE OLIVEIRA VELEDA
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA
DANIELA MELLO DE OLIVEIRA
DANIELA SIMOES ALVES
DEBORAH SANTOS FRANCA PINTO
DENISE RITTA FARIAS
Danielle Gewehr
ELIZANDRA BENGO SOARES DA ROSA
EVERTON RODRIGUES ZIRBES
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA
FATIMA CAVALHEIRO COSTA
FLAVIO VASCONCELLOS CORREA
Felipe de Oliveira Fischer
Fernando Campello Volcão
GABRIEL DELUCIS MACIEL
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA
GABRIELA SANTOS PEREIRA
GABRIELE SOARES BRITTES
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA
GISELE MORAES DIAS
GUSTAVO DA SILVA GARCIA
HUDSON BRITO VIANA
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES
ISADORA MARIKO OGAWA
Isabel Araújo da Silva
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS
JAQUES VAGNER SOARES BOENO
JAÍNE MOTTA SANTANA ABRAHAN
JHULY NOLASCO MADRUGA
JOANNA MANHAGO ANDRADE
JORDY PINTO VANIEL
JOSIMARA MEGIATO RODRIGUES
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS
JULIA PINTO GONÇALVES
JULIANA NEVES PONTES
Jonatas Silva do Nascimento
JÉSSICA CRISTINA ALVES
JÉSSICA MOREIRA LOPES DE SOUSA
JÚLIA MÜLLER PEREIRA
KAREN DONINI KUHN
KAREN GISELE MEDEIROS
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO
LARISSA FIALHO MACHADO
LARISSA KONZE DE VARGAS
LEONARDO TAJES FERREIRA
LIZIANE MARIA STOELBEN RODRIGUES
LUANA DE ALMEIDA MEDEIROS
LUANA MUNHOS MOREIRA
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
LUCAS RHAMON ANDRE DE CARVALHO
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
LUMA RAMOS DA COSTA
LURIANA SILVEIRA DE SOUZA
MAITÊ PERES DE CARVALHO
MARCIA RITA SILVA DE SOUZA
MARCIO BAPTISTA MACHADO
MARCOS MOSCARELLI CORRAL
MARIA CLARA MORAIS SOUSA
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO
MARIA RITA DA COSTA ROLIM
MARIA ROSELENE DA ROCHA FONSECA
MARIAH COELHO COI
MARIANNA SCISLEWSKI BERTOLDI MATTOS
MARINA DE OLIVEIRA ROSA
MARISA VIEIRA DE CAMPOS
MATHEUS NEVES DE MORAIS
MAYARA YASMIN DA SILVA
MILENA ANDRETTI PIANA
MURILLO QUEIROZ DE ASSIS BERNARDO
Michele Santos da Silva
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
NICOLE JACOBY RIBEIRO
Nathianni Gomes da Cruz
OBERDAN AFONSO DE FARIAS
PAULO RENATO SOUZA IENCZAK
PEDRO XAVIER LOPES
RAFAEL SANTANA MARQUES
RAFAELA COELHO DA ROSA
RAFAELA MARTINS DOS SANTOS
RAFAELA STARK VIEIRA
RAQUEL GRANDO STROPPA
RAQUEL PERES MACÊDO
RAYLA RIBEIRO VELHO
RENATA GONCALVES DE OLIVEIRA
ROBERTO CALDEIRA DO NASCIMENTO
RODDYGUEZ MAFUTA LUKUAMA
RODRIGO DE LAFORET PADILHA RAUPP
RODRIGO PEREIRA LISBÔA
RUBIANE BUCHWEITZ FICK
Rosi Mery Pereira Vargas Rodrigues
SAMANTHA BERNEIRA BEDUHN
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE3
STÉFANE COSTA SANTOS
Sara Schwab Höehr
TAINA SILVEIRA SOARES
THAISA VALDEZ DUARTE DE JESUS
THIERRI CUNHA SILVEIRA
TIAGO FERREIRA MACHADO
Thais Telles Barbieri
Tharso de Souza Meyer
VICTORIA MEDEIROS MEGGIATO
VICTORIA TAVARES DA SILVA
VITORIA GABRIELE ALVES DOS SANTOS
VITORIA PERACA FERREIRA
VITÓRIA CAROLINE DE GÓES COSTA
VIVIAN DOMINGUES MATTOS
WILLIAN DA SILVA SILVA
YASMIN MEDEIROS DE ALMEIDA
ZANI FURTADO DE BORBA

Página gerada em 19/04/2024 14:00:21 (consulta levou 0.291952s)