Nome do Projeto
CHECAGEM DE IMAGENS QUE CIRCULAM NO CIBERESPAÇO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto propõe a realização de cursos gratuitos com alunos da Universidade Federal de Pelotas sobre a checagem de imagens que circulam no ciberespaço. Para isso, está organizado em duas etapas: 1) curso de formação com alunos do curso de jornalismo sobre a apuração jornalística de imagens disponíveis no ciberespaço, ministrado pela professora responsável e por um aluno colaborador; 2) curso com alunos de outros cursos da UFPEL sobre a verificação de imagens que circulam no ciberespaço, o qual será ministrado pela professora responsável e por alunos que participaram da primeira etapa do projeto. Na primeira etapa, busca-se refletir sobre fontes jornalísticas no ciberespaço e sobre casos do jornalismo brasileiro que trabalharam com imagens que circulam na internet. Também se trabalha com plataformas gratuitas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa, explanando suas possibilidades e especificidades. Por fim, investe-se em métodos e técnicas de checagem dessas imagens, buscando instrumentalizar estudantes de jornalismo e jornalistas para a checagem desse tipo de conteúdo. A abordagem apresentada pelo curso pode ser adotada no combate à desinformação através do fact-checking, no processo de checagem em redações e nas atividades de assessoria de imprensa. Na segunda etapa, busca-se investir na instrumentalização de alunos da UFPEL acerca da veracidade de imagens que circulam na internet, bem como na divulgação das principais agências de fact-checking do Brasil. Também se trabalha com plataformas gratuitas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa, explanando suas possibilidades e especificidades. Por fim, investe-se em métodos e técnicas de checagem dessas imagens, buscando instrumentalizar estudantes para a verificação de imagens que acessam na Internet. A abordagem apresentada nessa segunda etapa pode ser adotada no combate à desinformação.
Objetivo Geral
Promover cursos que instrumentalizem alunos do curso de Jornalismo da UFPEL e de outros cursos da instituição para a verificação da autenticidade de imagens que circulam no ciberespaço.
Justificativa
Ao considerar que jornalistas cada vez mais usam imagens que circulam no ciberespaço nas suas atividades profissionais, entende-se ser importante instrumentalizar estudantes de jornalismo e jornalistas para a devida checagem desse tipo de conteúdo. Para tanto, evidencia-se o uso de ferramentas que podem auxiliar nesse processo de checagem, bem como questionamentos e procedimentos que podem subsidiar a análise do material. Nesse processo, destaca-se a indissociabilidade entre técnica e ética, propondo um debate sobre o uso dessas imagens e como elas podem contribuir para a produção jornalística. Considerando que o curso visa instrumentalizar os alunos de jornalismo para o uso de plataformas que auxiliam na checagem dessas imagens, entende-se que esses alunos podem ampliar o conhecimento acerca da verificação de imagens acessadas no ciberespaço, ensinando alunos de outros cursos a verificarem a autenticidade dessas imagens. Entende-se que, no contexto de desinformação atual, difundir os recursos de imagem reversa disponível em diferentes buscadores da web, é uma importante contribuição do jornalismo para o combate à desinformação. Destaca-se, ainda, que 2020 é ano eleitoral no Brasil, o que exigirá uma atenção do jornalismo e dos eleitores na identificação de conteúdos com informações falsas.
Metodologia
Os encontros serão presenciais e realizados no laboratório de Webjornalismo do curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL. Os encontros serão expositivos e dialogados sobre o uso de imagens de redes sociais no exercício do jornalismo e atividades práticas em plataformas gratuitas que possibilitam a pesquisa de imagem reversa e metadados. Os/as estudantes serão avaliados com base na presença e na participação efetiva nos encontros.
Na primeira etapa, serão ofertados cursos para estudantes de jornalismo, sendo no máximo 10 alunos por turma devido à capacidade do laboratório de Webjornalismo. Nessa etapa, cada turma do curso terá quatro encontros com duração de 1:30h, nos quais serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Fontes Jornalísticas do Ciberespaço; Casos do Jornalismo Brasileiro; Pesquisa de Imagem Reversa e Metadados (Google Imagens - https://www.google.com.br/imghp, Bing - https://www.bing.com/images/, Yandex - https://yandex.com/images, TinEye - https://www.tineye.com/, ExifData - https://exifdata.com/, Jeffrey's Image Metadata Viewer - http://exif.regex.info) e Métodos e Técnicas para apuração de imagens (Guia para Verificação de Imagens First Draft, Projeto Comprova, Agência Lupa). Espera-se ofertar até três edições do curso para alunos de jornalismo.
Na segunda etapa, serão ofertados cursos para estudantes de outros cursos da UFPEL, sendo no máximo 10 alunos por turma devido à capacidade do laboratório de Webjornalismo. O curso será ministrado pela professora responsável e por alunos do jornalismo que participaram da primeira etapa do projeto. Nessa segunda etapa, cada turma do curso terá um encontro com duração de 1:30h, no qual serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Agências de fact-checking do Brasil e Pesquisa de Imagem Reversa e Metadados (Google Imagens - https://www.google.com.br/imghp, Bing - https://www.bing.com/images/, Yandex - https://yandex.com/images, TinEye - https://www.tineye.com/). Espera-se ofertar até cinco turmas do curso para alunos da UFPEL.
Na primeira etapa, serão ofertados cursos para estudantes de jornalismo, sendo no máximo 10 alunos por turma devido à capacidade do laboratório de Webjornalismo. Nessa etapa, cada turma do curso terá quatro encontros com duração de 1:30h, nos quais serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Fontes Jornalísticas do Ciberespaço; Casos do Jornalismo Brasileiro; Pesquisa de Imagem Reversa e Metadados (Google Imagens - https://www.google.com.br/imghp, Bing - https://www.bing.com/images/, Yandex - https://yandex.com/images, TinEye - https://www.tineye.com/, ExifData - https://exifdata.com/, Jeffrey's Image Metadata Viewer - http://exif.regex.info) e Métodos e Técnicas para apuração de imagens (Guia para Verificação de Imagens First Draft, Projeto Comprova, Agência Lupa). Espera-se ofertar até três edições do curso para alunos de jornalismo.
Na segunda etapa, serão ofertados cursos para estudantes de outros cursos da UFPEL, sendo no máximo 10 alunos por turma devido à capacidade do laboratório de Webjornalismo. O curso será ministrado pela professora responsável e por alunos do jornalismo que participaram da primeira etapa do projeto. Nessa segunda etapa, cada turma do curso terá um encontro com duração de 1:30h, no qual serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Agências de fact-checking do Brasil e Pesquisa de Imagem Reversa e Metadados (Google Imagens - https://www.google.com.br/imghp, Bing - https://www.bing.com/images/, Yandex - https://yandex.com/images, TinEye - https://www.tineye.com/). Espera-se ofertar até cinco turmas do curso para alunos da UFPEL.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto, espera-se ter realizado a formação de trinta alunos do curso de jornalismo na primeira etapa e de cinquenta alunos de outros cursos da UFPEL na segunda etapa. Sobre os estudantes de jornalismo, espera-se que os participantes tenham a capacidade de: 1) refletir sobre a checagem de imagens que circulam no ciberespaço e o uso dessas imagens no jornalismo; 2) explorar as especificidades e possibilidades das plataformas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa; 3) identificar e explorar metadados de imagens acessadas na internet; 4) incorporar métodos de checagem de imagens do ciberespaço no exercício do jornalismo; 5) instrumentalizar outros estudantes para o uso do recurso imagem reversa em sites de busca da web para a verificação da autenticidade dessas imagens. Sobre os estudantes de outros cursos da UFPEL que participarem da segunda etapa do projeto, espera-se que tenham a capacidade de: 1) refletir sobre a circulação de informações falsas que circulam no ciberespaço; 2) explorar as especificidades e possibilidades das plataformas que disponibilizam o recurso de pesquisa de imagem reversa; 3) auxiliar no combate à desinformação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXIA BUENO DE AZAMBUJA | |||
ALINE MACIEL LUCAS | |||
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS | |||
AMANDA FREITAS KUHN | |||
ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO GARRAFIEL | |||
ANA CLÁUDIA RODRIGUES BOTÃO | |||
ANDRE LUIS SIMOES ARAUJO | |||
ANDRIELI KURZ HOLZ | |||
ANGELA MARIA FERREIRA GARCIA | |||
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | |||
ANTONIO AUGUSTO PINHEIRO BERNDT | |||
Alessandra Meirelles Costa | |||
Angela Corrêa Papaiani | |||
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI | |||
BIANCA BECKER PERTUZATTI | |||
BRENDA FARIAS PACHECO | |||
BRÍGIDA SODRÉ JOHN | |||
CAETANO RETZLAFF DOS SANTOS | |||
CAMILA SILVA DOS SANTOS | |||
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO | |||
CAROLINA DA CUNHA AIRES | |||
CAROLINA DE PINHO FERREIRA | |||
CAROLINA PEREIRA AMORIM | |||
CAROLINA PEREIRA SOARES | |||
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA | |||
CEZAR DE OLIVEIRA VELEDA | |||
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA | |||
DANIELA MELLO DE OLIVEIRA | |||
DANIELA SIMOES ALVES | |||
DEBORAH SANTOS FRANCA PINTO | |||
DENISE RITTA FARIAS | |||
Danielle Gewehr | |||
ELIZANDRA BENGO SOARES DA ROSA | |||
Everton Rodrigues Zirbes | |||
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA | |||
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | |||
FLAVIO VASCONCELLOS CORREA | |||
Felipe de Oliveira Fischer | |||
Fernando Campello Volcão | |||
GABRIEL DELUCIS MACIEL | |||
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA | |||
GABRIELA SANTOS PEREIRA | |||
GABRIELE SOARES BRITTES | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
GISELE MORAES DIAS | |||
GUSTAVO DA SILVA GARCIA | |||
HUDSON BRITO VIANA | |||
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO | |||
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES | |||
ISADORA MARIKO OGAWA | |||
Isabel Araújo da Silva | |||
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | |||
JAQUES VAGNER SOARES BOENO | |||
JAÍNE MOTTA SANTANA ABRAHAN | |||
JHULY NOLASCO MADRUGA | |||
JOANNA MANHAGO ANDRADE | |||
JORDY PINTO VANIEL | |||
JOSIMARA MEGIATO RODRIGUES | |||
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS | |||
JULIA PINTO GONÇALVES | |||
JULIANA NEVES PONTES | |||
Jonatas Silva do Nascimento | |||
JÉSSICA CRISTINA ALVES | |||
JÉSSICA MOREIRA LOPES DE SOUSA | |||
JÚLIA MÜLLER PEREIRA | |||
KAREN DONINI KUHN | |||
KAREN GISELE MEDEIROS | |||
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | |||
LARISSA FIALHO MACHADO | |||
LARISSA KONZE DE VARGAS | |||
LEONARDO TAJES FERREIRA | |||
LIZIANE MARIA STOELBEN RODRIGUES | |||
LUANA DE ALMEIDA MEDEIROS | |||
LUANA MUNHOS MOREIRA | |||
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI | |||
LUCAS RHAMON ANDRE DE CARVALHO | |||
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA | |||
LUMA RAMOS DA COSTA | |||
LURIANA SILVEIRA DE SOUZA | |||
MAITÊ PERES DE CARVALHO | |||
MARCIA RITA SILVA DE SOUZA | |||
MARCIO BAPTISTA MACHADO | |||
MARCOS MOSCARELLI CORRAL | |||
MARIA CLARA MORAIS SOUSA | |||
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO | |||
MARIA RITA DA COSTA ROLIM | |||
MARIA ROSELENE DA ROCHA FONSECA | |||
MARIAH COELHO COI | |||
MARIANNA SCISLEWSKI BERTOLDI MATTOS | |||
MARINA DE OLIVEIRA ROSA | |||
MARISA VIEIRA DE CAMPOS | |||
MATHEUS NEVES DE MORAIS | |||
MAYARA YASMIN DA SILVA | |||
MILENA ANDRETTI PIANA | |||
MURILLO QUEIROZ DE ASSIS BERNARDO | |||
Michele Santos da Silva | |||
NICOLE JACOBY RIBEIRO | |||
Nathianni Gomes da Cruz | |||
NÁTALY IANE ANJOS OLIVEIRA | |||
OBERDAN AFONSO DE FARIAS | |||
PAULO RENATO SOUZA IENCZAK | |||
PEDRO XAVIER LOPES | |||
RAFAEL SANTANA MARQUES | |||
RAFAELA COELHO DA ROSA | |||
RAFAELA MARTINS DOS SANTOS | |||
RAFAELA STARK VIEIRA | |||
RAQUEL GRANDO STROPPA | |||
RAQUEL PERES MACÊDO | |||
RAYLA RIBEIRO VELHO | |||
RENATA GONÇALVES DE OLIVEIRA | |||
ROBERTO CALDEIRA DO NASCIMENTO | |||
RODDYGUEZ MAFUTA LUKUAMA | |||
RODRIGO DE LAFORET PADILHA RAUPP | |||
RODRIGO PEREIRA LISBÔA | |||
RUBIANE BUCHWEITZ FICK | |||
Rosi Mery Pereira Vargas Rodrigues | |||
SAMANTHA BERNEIRA BEDUHN | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 3 | ||
STÉFANE COSTA SANTOS | |||
Sara Schwab Höehr | |||
TAINÃ SILVEIRA SOARES | |||
THAISA VALDEZ DUARTE DE JESUS | |||
THIERRI CUNHA SILVEIRA | |||
TIAGO FERREIRA MACHADO | |||
Thais Telles Barbieri | |||
Tharso de Souza Meyer | |||
VICTORIA MEDEIROS MEGGIATO | |||
VICTORIA TAVARES DA SILVA | |||
VITORIA GABRIELE ALVES DOS SANTOS | |||
VITORIA PERACA FERREIRA | |||
VITÓRIA CAROLINE DE GÓES COSTA | |||
VIVIAN DOMINGUES MATTOS | |||
WILLIAN DA SILVA SILVA | |||
YASMIN MEDEIROS DE ALMEIDA | |||
ZANI FURTADO DE BORBA |