Nome do Projeto
Estudo de alternativas para redução da poluição atmosférica e da emissão de gases de efeito estufa: energias renováveis em Pelotas, no Rio Grande do Sul e no Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 19/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Os combustíveis fósseis geram diversos impactos ambientais negativos, desde sua extração até seu consumo final. São emitidos gases de efeito estufa - GEE como o Dióxido de Carbono (CO2), metano (CH4) e inúmeros poluentes atmosféricos como Óxidos de Nitrogênio (Nos) e Dióxido de Enxofre (SO2), alguns já originados nas usinas dos combustíveis. Além disso, seu uso final na frota urbana de veículos e em indústrias diversas potencializam essas emissões atmosféricas com danos à fauna, flora e à saúde humana. Mudanças climáticas decorrentes dessas emissões antropogênicas despertaram a preocupação de diversos países, que passaram a direcionar suas políticas energéticas de modo a incentivar, ou legislar no sentido da utilização de energias renováveis. No caso das concessionárias de energia elétrica, por exemplo, há inclusive a possibilidade de subsídios públicos para a instalação de usinas renováveis. Nesse sentido, o projeto proposto visa avaliar as fontes disponíveis para geração de energia renovável em níveis local, regional e nacional, bem como análises e experimentos em laboratório para produção de energia e redução de GEE e emissões de poluentes. Por fim, através de modelagem matemática e ferramentas de planejamento energético, propor cenários e avaliar o potencial poluente de diferentes fontes de energia, bem como seu potencial de redução de emissões atmosféricas.

Objetivo Geral

Avaliar as fontes disponíveis para geração de energia renovável em níveis local, regional e nacional e a emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.

Justificativa

O uso final de energia renovável para abastecer a frota urbana de veículos e em indústrias diversas pode minimizar as emissões atmosféricas com redução de danos à fauna, flora e à saúde humana.

Metodologia

Esse estudo será desenvolvido em etapas, chamadas planos de ação, denominados Plano de Ação 1 (PA1),Plano de Ação 2 (PA2) e Plano de Ação 3 (PA3).
No PA1 serão desenvolvidos estudos em laboratório para produzir biocombustíveis e avaliação da redução de poluentes atmosféricos;
No PA2, serão empregadas as ferramentas de modelagem matemática e planejamento energético para construção de cenários locais, regionais e nacionais;
No PA3, os resultados serão divulgados em eventos e congressos científicos dedicados a essa área.

Indicadores, Metas e Resultados

Incentivar o uso de energia renovável na frota urbana de veículos e em indústrias diversas de forma a reduzir emissões atmosféricas e seus danos à fauna, flora e à saúde humana. Minimizar mudanças climáticas decorrentes de emissões antropogênicas. Trazer a público as fontes disponíveis para geração de energia renovável em níveis local, regional e nacional, bem como reduzir emissões.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON GABRIEL CORREA
ANDREA SOUZA CASTRO1
DIULIANA LEANDRO1
EDUARDA GOMES DE SOUZA
ERICO KUNDE CORREA1
GABRIEL AMERICO ALVES DOS SANTOS
LUCIANO BORGES BURGO JUNIOR
LUCIARA BILHALVA CORREA1
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO1
RENAN DE FREITAS SANTOS
ROBSON ANDREAZZA1
WILLIAN CEZAR NADALETI3

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 5.959,80Coordenador

Página gerada em 04/12/2020 08:45:57 (consulta levou 0.138490s)