Nome do Projeto
Sítio Eletrônico e Mídias Sociais do Curso de Engenharia de Petróleo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O sítio eletrônico de um curso de graduação é um das principais ferramentas de contato e disseminação das atividades desenvolvidas pelo curso com as comunidade externa e interna. Possuir uma infraestrutura adequada, que possibilite esta interface, se mostra essencial. Neste sentido, o projeto propõem a reestruturação do sítio eletrônico institucional do Curso de Engenharia de Petróleo para atender as demandas atuais, como também, a criação de uma estrutura para a contínua atualização do conteúdo apresentado no mesmo. Adicionalmente, estima-se ampliar a participação do Curso nas mídias sociais, como também, propõem-se o desenvolvimento de uma newsletter e um podcast para a difusão de conhecimento e notícia sobre o curso e atividades afins.

Objetivo Geral

Verificando que o sítio eletrônico do Curso de Engenharia de Petróleo se apresenta como um dos principais meios de divulgação do conhecimento gerado e das atividades desenvolvidas, o projeto, aqui proposto, foca na reestruturação do sítio eletrônico institucional do Curso de Engenharia de Petróleo para atender as demandas atuais, como também, na criação de uma estrutura para a contínua atualização do conteúdo apresentado no mesmo. Conjuntamente, propõem-se a ampliação da participação do curso nas midias sociais, como também o desenvolvimento de ferramentas que simplifiquem a comunicação (newsletter e podcast) com as comunidades.

Justificativa

O sítio institucional do Curso de Engenharia de Petróleo atua como uma ferramenta importante para a divulgação e disseminação das atividades desenvolvidas no Curso às comunidades interna e externa. Concomitantemente, o sítio institucional se apresenta como ponto de referência para obtenção de informações sobre o Curso. Atualmente, verifica-se que a estrutura do sítio eletrônico institucional do Curso de Engenharia de Petróleo necessita de uma atualização para se adequar as novas demandas da comunidade externa, docente e discente do Curso. Por esta razão, propõem-se o presente projeto, visando a reestruturação e adequação do sítio eletrônico às necessidades da comunidade.
Adicionalmente, verifica-se a baixa participação do curso nas mídias sociais. Especialmente, mídias como o LinkedIn, focada no mercado de trabalho. Desta forma, é necessário atualizar a forma de comunicação do curso, o integrando nestas mídias sociais.

Metodologia

A metodologia de trabalho proposta para a reestruturação do sítio eletrônico do Curso de Engenharia de Petróleo se baseará nas necessidades da comunidade.

Como primeira etapa a ser desenvolvida, propõem-se obter junto as comunidades externa e interna as demandas que as mesmas identificam como necessárias a serem apresentadas e difundidas através do sítio institucional do Curso.

Baseado nestas demandas será desenvolvida uma nova estrutura de exposição do sítio eletrônico, como também as informações a serem difundidas e compartilhadas.

Conjuntamente, a este processo de reestruturação, o sítio eletrônico será atualizado de forma contínua com as atividades desenvolvidas no Curso. Para tal, será criado um ponto de interface no sítio eletrônico para a solicitação de inserção de novos dados, informações, notícias e contato.

Também através do projeto propõem-se desenvolver ferramentas e padrões para dar suporte as mídias sociais onde o curso se faz presente (Facebook), como também integrar o curso em outras mídias sociais (LinkedIn e Instagram)

Adicionalmente propõem-se o desenvolvimento de duas ações para a difusão de conhecimento. Atividades estas a serem operacionalizadas pelos discentes do curso. A primeira delas é um newsletter focada no compartilhamento das atividades do curso, dos conhecimentos gerados internamente, como também uma breve descrição das atualidades do mercado. A segunda ação focará na geração de um podcast.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação se dará de forma contínua, com a observância do número de visitas ao site, como também, por incremento no número de notícias e dados apresentados no sítio institucional. Além disso, será considerado a observância dos comentários apresentados pela comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA
ARTHUR XIMENES SILVA
BIBIANA LAUZ TERRA MENDES
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI
DENILSON SCHRODER JORGE
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA
FORLAN LA ROSA ALMEIDA2
GILMAR ROSA DA SILVA
GUSTAVO GARCIA
JHONATHAN THOMAZ
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO
JOAO GABRIEL DA COSTA PEREIRA
JOSE WILSON DA SILVA2
JÉFERSON BARBOSA DA SILVA
LUANA NICOLY MARTINS TOMAZ
LUCAS VALADÃO SCHREIBER
RAQUEL GRANDO STROPPA
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS2
STEFANI ZAMBIASI
THUANE LUCEIRO CORREA
VERONICA DA SILVA BECKMANN
YOUSEF MAHMOUD YOUSEF ALI AWADALLA AMER

Página gerada em 25/04/2024 07:42:39 (consulta levou 0.166101s)