Nome do Projeto
Engenharia de Produção de Petróleo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O foco principal do projeto está relacionado ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Engenharia de Produção de Petróleo, mais especificamente associadas à Elevação, Escoamento e Sistema de Produtivos. Busca-se desenvolver metodologias e práticas que auxiliem no planejamento, operação e otimização das atividades relacionadas à Engenharia de Produção de Petróleo em diferentes linhas de pesquisas. Tópicos como: Integração dos sistemas de produção à simulação numérica de reservatórios; Gerenciamento e otimização de métodos de elevação; e caracterização do impacto ambiental causado pelo escoamento de petróleo são exemplos de linhas de pesquisas (ações) a serem trabalhadas no projeto. Como resultado, estima-se obter metodologias de trabalho que contribuam diretamente nas atividades desenvolvidas pela indústria de óleo e gás, apresentando alternativas e aprimorando técnicas atualmente empregadas.

Objetivo Geral

O projeto possui como foco aprimorar, desenvolver e avaliar metodologias de trabalhos relacionadas à Engenharia de Produção de Petróleo. Como também disseminar conhecimento nas linhas de atuação do projeto através de materiais técnico/acadêmicos.

Justificativa

As etapas relacionadas a elevação e escoamento do petróleo são partes importantes da cadeia produtiva. Com o foco de alcançar projetos mais robustos sobre os pontos de vista técnico, ambiental, econômico e social, a academia e a indústria tem depositado esforços contínuos em compreender os procedimentos envolvidos na elevação e escoamento de petróleo, como também em desenvolver técnicas/ferramentas/metodologias que otimizem as operações.

Metodologia

Cada linha de pesquisa (apresentada como ações) possui características de trabalho específicas. Contudo, em linhas gerais, o projeto seguirá um caminho de trabalho tradicional, começando por uma revisão bibliográfica, seguida pela caracterização do objetivo específico do discente/pesquisador dentro da linha de pesquisa. Posteriormente serão definidos os ambientes de estudos e as condições de controle de avaliação do metodologia de planejamento/gerenciamento/otimização proposta. Estima-se integrar em grande proporção softwares da área na execução dos processos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a execução do projeto:
Gerar guias técnicos que auxiliem na definição do equipamento/método mais adequado para as condições de produção apresentadas.
Obter metodologias de trabalho que contribuam diretamente nas atividades empregadas na indústria, mostrando alternativas ou aprimorando técnicas atualmente aplicadas.
Gerar artigos, resumos expandidos e outros materiais que apresentem metodologias de aplicação e dados que contribuam com as atividades da indústria.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA
BRUNO ANTONIO PALMEIRA SABARÁ
CAIO DE ARAUJO PIRES
CARLITA FELCHER LEMES
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA
ERICK MARTINEZ ZANINI
FERNANDO STEIMETZ
FORLAN LA ROSA ALMEIDA2
GEÓRGIA RIZZARDI
GUILHERME CORRÊA PEREIRA
GUSTAVO GARCIA
JHONATHAN THOMAZ
JÚLIA REGINA JUNG
LAÍS BARTH SCHNORRENBERGER
LUANA NICOLY MARTINS TOMAZ
LUCIAN COELHO DE SOUZA
LUIZE BERNARDI GONCALVES
Lauro Araujo Leme
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA
NATHÁLIA CAMPOLINA MENDES
RAPHAELA FRANCO ROMANO
RHAMAN SONODA BATISTA
ROBERTO NUNES FERREIRA
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS1
THALLYS RODRIGUES MARTIN MACIEL DA CONCEICAO
VALMIR FRANCISCO RISSO1
VITÓRIA KLEIN

Página gerada em 26/04/2024 01:17:54 (atualização a cada 5 minutos)