Diagnóstico
Através de uma revisão da literatura e consulta a professores de diferentes níveis, pretende-se entender as principais dificuldades e demandas mais urgentes para o ensino de botânica e, a partir disso, elencar os temas geradores dos jogos a serem desenvolvidos. Na etapa de consulta aos professores será adotada uma entrevista (Oliveira, 2005). Assim, para contemplar o maior número de temas e professores possíveis, a entrevista será composta por uma única pergunta ampla: “Quais os temas dentro da botânica que, na sua experiência pedagógica, são os mais difíceis de serem abordados?”. Desta forma, o professor terá liberdade para abordar todos os aspectos que julgar necessário. Por fim, com a análise das respostas serão delimitados os temas a serem contemplados pelo projeto. A pergunta será feita tanto presencialmente quanto on-line através de um questionário do Google Forms. Espera-se obter respostas de entre 10 e 20 professores do ensino básico.
Desenvolvimento
Em um primeiro momento, buscando um aprofundamento dos participantes do projeto a respeito dos temas elencados, será realizado um levantamento bibliográfico. Após isso, os participantes serão encarregados de desenvolver os primeiros protótipos dos jogos, buscando tornar os conceitos encontrados na bibliografia mais próximos do público alvo.
Os protótipos desenvolvidos serão apresentados e discutidos pelos participantes do projeto e o professor. Neste momento serão aprimorados detalhes e identificados possíveis falhas no modelo. Com o planejamento dos jogos finalizado, eles serão construídos e testados pelos membros do projeto.
Materiais
Os jogos serão desenvolvidos, sempre que possível, com materiais reutilizados e/ou de baixo custo, a fim de tornar os jogos de fácil confecção nos diferentes contextos da rede de ensino.
Avaliação
Assim que os jogos estiverem prontos, os participantes do projeto farão uma avaliação da sua mecânica e funcionamento. Após isso, juntamente com o coordenador, será realizada uma última revisão dos conceitos abordados pelo jogo.
A adequação dos jogos às necessidades elencadas no início do projeto serão avaliadas pelos participantes juntamente com o coordenador. Além disso, também serão consultados os demais professores, tanto do Instituto de Biologia quanto os da rede básica de ensino.
Nos momentos de aplicação, questionários serão distribuídos aos alunos para uma pesquisa de satisfação simples. A pesquisa consistirá nas seguintes perguntas:
● Você gostou do jogo? Por quê?
● Durante a atividade você aprendeu algo novo sobre as plantas?
● Tem alguma sugestão de como melhorar este jogo?
A partir da análise de todas as etapas de avaliação, será realizada uma reunião com os membros do projeto onde, quando necessário, serão feitas as adequações dos jogos.
Aplicação
Os jogos prontos, testados e avaliados serão aplicados no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, IB-UFPel em dias de visitação aberta ao público em geral.