Nome do Projeto
Laboratório de Materiais e Técnicas 2020.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/03/2020 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino visa contribuir para a especialização e conhecimento de materiais e técnicas aplicados aos bens culturais, por parte dos alunos do Curso de Conservação e Restauração. As atividades serão realizadas no LAMTEC - Laboratório de Materiais e Técnicas do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis para atuação profissional ética e qualificada, a partir do estudo teórico e prático dos materiais e técnicas aplicados aos bens culturais e experiência prática em laboratório.

Justificativa

O Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis oferece atualmente quatro disciplinas de Materiais e Técnicas aplicadas aos Bens Culturais: - Materiais, Técnicas e Metodologia para C&R; Materiais e Técnicas aplicadas aos Bens Culturais I; Materiais e Técnicas aplicadas aos Bens Culturais II; Materiais e Técnicas aplicadas aos Bens Culturais III; Introdução à Conservação e Restauração de Materiais Pétreos;
Levando em consideração a amplitude de conteúdos teóricos e práticos que devem ser abordados nestas disciplinas e a carga horária limitada, torna-se necessária a criação de um
projeto de ensino que reforce os conceitos trabalhados em sala de aula, visando a qualificação profissional através do trabalho prático. Além disso, este projeto prevê assistir os alunos na elaboração de trabalhos práticos pelo trabalho de monitoria.

Metodologia

A metodologia será pautada na leitura crítica e discussão de textos referentes aos materiais e técnicas aplicadas aos bens culturais; na realização de exercícios práticos de análise de materiais e técnicas; na elaboração de documentação de bens culturais; e no preenchimento de relatórios técnicos.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal indicador do projeto será a realização/finalização dos exercícios propostos nas disciplinas e o efetivo desempenho dos alunos, na finalização dos trabalhos e seu andamento.

As metas são otimizar a horas/aula na produção dos trabalhos das disciplinas práticas, adiantando trabalhos ou assistindo os alunos que não puderam terminar ou comparecer à determinada aula ministrada; manter o Laboratório de Materiais e Técnicas organizado; atualizar os acadêmicos em relação à orçamentos e compra de materiais solicitados nas disciplinas;

Como resultado desta ação, espera-se formar um aluno melhor preparado para a atuação profissional. Além disso, este projeto será responsável por acelerar os processos de restauração de bens culturais que aguardam por intervenção.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI1
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY
KELI CRISTINA SCOLARI1
LUIZA FABIANA NEITZKE DE CARVALHO2
Letícia Quintana Lopes
MARCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU
ÉRICK PIRES DORNELES

Página gerada em 29/03/2024 06:07:32 (consulta levou 0.960557s)