Nome do Projeto
Organização, documentação e conservação preventiva de bens culturais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 02/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A área de conservação e restauração se insere no contexto mais amplo da preservação de patrimônio cultural, e estrutura-se em três linhas de atuação: a conservação, a restauração e a conservação preventiva, cada uma com suas especificidades, mas sempre complementares. Por conservação preventiva designa-se o conjunto de ações não-interventivas que visam prevenir e/ou retardar os danos sofridos, minimizando o processo de degradação dos bens culturais. O Plano Pedagógico do Curso tem, como seu objetivo central, a formação de profissionais com competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados, de forma criteriosa e segura. Desta forma, a Reserva Técnica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis constitui-se em espaço para aplicação dos conhecimentos estudados nas disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III, local em que as teorias e práticas podem ser aplicadas e discutidas pelos alunos. A estratégia de incluir os alunos, desenvolvendo ações de documentação, higienização e organização do acervo relacionado às telecomunicações em Pelotas, sob a guarda do DMCOR/ICH, com a supervisão do professor, se insere no contexto didático-pedagógico do curso, oferecendo capacitação e formação adequada aos futuros profissionais que trabalharão com a preservação de bens culturais, em contextos diversos. Os aspectos referentes às ações multidisciplinares, características do trabalho do Conservador-Restaurador, também formam a base do projeto de ensino proposto.
Objetivo Geral
Oferecer aos alunos espaços de ensino aprendizagem, com base nas orientações teóricas e práticas da Conservação Preventiva, atuando na salvaguarda do acervo das telecomunicações e itens abrigados na reserva técnica, sob responsabilidade do DMCOR/ICH/UFPEL, e estruturar os dois ambientes de Reserva Técnica do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Justificativa
O projeto busca complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula e ampliar as alternativas de práticas para os graduandos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, e também graduandos de museologia, história e áreas afins, proporcionando contato com os espaços de reserva técnica do curso e com um importantíssimo acervo, representativo da cultura e memória - do trabalho e da evolução da tecnologia das telecomunicações - da região sul do Rio Grande do Sul. Com a supervisão do professor, as atividades previstas voltam-se, principalmente, para a conservação preventiva destes objetos, em diferentes aspectos, como a adequação e monitoramento de seus espaços de guarda, mobiliário, embalagens e a documentação de conservação das peças. A proposta justifica-se como forma de habilitar os futuros profissionais para o estudo e planejamento de ações na área de conservação preventiva; desenvolver aspectos cognitivos, a capacidade de reflexão e a responsabilidade social,
englobando os componentes éticos e afetivos; identificar, analisar e solucionar problemas de preservação e conservação em bens culturais, respeitando e discutindo as peculiaridades de cada situação e dos agentes sociais envolvidos. Com relação ao acervo das telecomunicações, o projeto dará apoio a sua comunicação à sociedade, por meio de trabalho multidisciplinar, principalmente junto ao curso de Museologia e, também, História e Antropologia.
englobando os componentes éticos e afetivos; identificar, analisar e solucionar problemas de preservação e conservação em bens culturais, respeitando e discutindo as peculiaridades de cada situação e dos agentes sociais envolvidos. Com relação ao acervo das telecomunicações, o projeto dará apoio a sua comunicação à sociedade, por meio de trabalho multidisciplinar, principalmente junto ao curso de Museologia e, também, História e Antropologia.
Metodologia
A metodologia para atingir os objetivos propostos é a seguinte:
- Pesquisa bibliográfica e discussão, em grupo, dos métodos de conservação adequados à situação em que se encontra o acervo;
- Pesquisa sobre a coleção e seu contexto;
- Organização e higienização dos espaços e mobiliário existente nas reservas técnicas;
- Diagnóstico do estado de conservação das peças;
- Higienização mecânica dos objetos de diferentes tipologias;
- Documentação individual dos itens do acervo;
- Inserção das informações em base de dados;
- Definição e execução de melhores condições para armazenamento dos objetos, considerando os materiais disponíveis;
- Acondicionamento do acervo;
- Planejamento das rotinas e métodos de conservação e monitoramento dos espaços de reserva e os objetos ali abrigados;
- Implementar o monitoramento, com base no plano proposto;
- Análise das informações obtidas por meio do monitoramento.
- Pesquisa bibliográfica e discussão, em grupo, dos métodos de conservação adequados à situação em que se encontra o acervo;
- Pesquisa sobre a coleção e seu contexto;
- Organização e higienização dos espaços e mobiliário existente nas reservas técnicas;
- Diagnóstico do estado de conservação das peças;
- Higienização mecânica dos objetos de diferentes tipologias;
- Documentação individual dos itens do acervo;
- Inserção das informações em base de dados;
- Definição e execução de melhores condições para armazenamento dos objetos, considerando os materiais disponíveis;
- Acondicionamento do acervo;
- Planejamento das rotinas e métodos de conservação e monitoramento dos espaços de reserva e os objetos ali abrigados;
- Implementar o monitoramento, com base no plano proposto;
- Análise das informações obtidas por meio do monitoramento.
Indicadores, Metas e Resultados
- Estabelecimento de espaço para práticas pedagógicas de acordo com o Plano Político Pedagógico do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, complementando os conteúdos vistos nas disciplinas;
- Estabelecimento de espaço para práticas pedagógicas para alunos do curso de Museologia, História e áreas afins;
- Implantação de um plano de conservação para a Reserva Técnica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis;
- Atendimento às diretrizes da Lei nº 11.904/2009, quanto à gestão do patrimônio museológico brasileiro;
- Criação de novas oportunidades para projetos de pesquisa e extensão.
- Estabelecimento de espaço para práticas pedagógicas para alunos do curso de Museologia, História e áreas afins;
- Implantação de um plano de conservação para a Reserva Técnica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis;
- Atendimento às diretrizes da Lei nº 11.904/2009, quanto à gestão do patrimônio museológico brasileiro;
- Criação de novas oportunidades para projetos de pesquisa e extensão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE ABRAÃO TEJADA | |||
ALBA INÊZ MACIEL | |||
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
ANA LUIZA MULLER CHAGAS | |||
ANA MARIA LACAU DE MACEDO | |||
ANA PAULA MARTINS LEAL | |||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 1 | ||
ANNA LUISA ORTEGA DE FREITAS | |||
ANNELISE COSTA MONTONE | 7 | ||
BEATRIZ FERREIRA MELO | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CARLA ROSANE RIBEIRO DE PAULA | |||
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS | |||
Camilla Vitti Mariano | |||
DARLENE VILANOVA SABANY | |||
ECLEIA KRUGER DOS SANTOS | |||
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA | |||
Frederico Sampaio Alves | |||
GILSON CANDIDO DOS SANTOS BREM | |||
HELENA BRAGA FARHAT | |||
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | |||
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
KELI CRISTINA SCOLARI | 6 | ||
Kerllen Peres Cavalheiro | |||
LEILA REGINA DA SILVA FABRES | |||
LUCAS ZUCHOSKI CEGLINSKI | |||
LUISIANE DUTRA GOULARTE | |||
LUIZA RIBEIRO SANTANA | |||
Leticia Quintana Lopes | |||
MAGDA VILLANOVA NUNES | |||
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO | |||
MARIANA BRAUNER LOBATO | |||
MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | |||
MARIANA SILVA GOMES | |||
Marisa Cedrez Bittencourt | |||
Moisés Gustavo Brum | |||
MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | |||
MÁRI TEREZINHA VAHL MATTHIES | |||
NATHÂNIA MARIA DA SILVA | |||
NATÁLIA CORREIA SOARES | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 2 | ||
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL | |||
PAMELA KAROW DOS SANTOS | |||
Priscila L. Denardi Alegre | |||
PÉTRYA BRIÃO BISCHOFF | |||
RENATA ALMEIDA TELES | |||
RICARDO CARDOSO CARDOSO | |||
RUBENS IRIGON ATRIB | |||
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU |