Nome do Projeto
Cinologia: história, criação e manejo de cães
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 03/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O interesse pela criação e seleção de cães de raça pura existe há mais de um século. A Cinofilia é conhecida como o hobby organizado em torno da criação e estudo de cães de raça pura, cujo início se deu através do "THE KENNEL CLUB" (TKC), na Inglaterra, que em 1859 organizou a primeira exposição de cães de raça pura. Esta atividade compreende desde o estudo de acasalamentos, técnicas de reprodução, seleção de reprodutores e filhotes, manejo obstétrico, neonatal, pediátrico e geriátrico, além dos manejos sanitários e nutricionais em todas diferentes fases de vida do cão. Ainda está relacionado o envolvimento com práticas de competição de beleza, esporte, obediência, entre outras modalidades. Conhecer e estudar os tipos raciais e suas características permite uma inserção profissional mais qualificada neste mercado.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto é promover o conhecimento zootécnico específico para a criação das principais raças de cães, capacitando o acadêmico para melhor entendimento da criação, seleção e manejo de cães de raça pura. Da mesma forma, o projeto visa facilitar o entendimento de características específicas das raças caninas, auxiliando o acadêmico no entendimento das enfermidades discutidas em disciplinas curriculares de clínica médica I e II, e clínica cirúrgica I e II. O mesmo visa preparar melhor o acadêmico para atuar futuramente no ramo de animais de estimação, contribuindo para o desenvolvimento desta atividade.

Justificativa

A criação de cães de raça é desenvolvida em todos os continentes e com grande número de adeptos, popularizando cada vez mais as diversas raças existentes. Conhecer os tipos morfológicos existentes dentro da espécie canina, bem como reconhecer as raças caninas, suas enfermidades mais comuns, e o manejo adequado para cada tipo, permite uma formação profissional mais ampla para quem pretende, direta ou indiretamente, trabalhar no ramo de pequenos animais. Existe uma lacuna no currículo da medicina veterinária de todo país, com raras exceções, onde não se aborda de forma específica este tema.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais onde o coordenador do projeto e seus colaboradores farão apresentações com auxílio audiovisual através de projetor multimídia (datashow) e videos, além do uso de artigos técnicos, acerca dos temas básicos propostos. Em uma segunda fase, os acadêmicos envolvidos deverão participar ativamente apresentando e debatendo com o grupo temas mais específicos de enfermidades, comportamentos e manejos, a fim de estimular a pesquisa, autonomia e desenvolvimento do raciocínio lógico. Serão também realizadas visitas às exposições caninas promovidas pelo Princesa do Sul Kennel Clube (Pelotas) nos dias 13 de abril, 07 de Julho, 12 de outubro e 10 de novembro de 2019, com o objetivo de colocar em prática os tópicos previamente discutidos sobre as raças caninas, criação de cães de raça pura, funcionamento das competições, entre outras.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os acadêmicos envolvidos aprendam a reconhecer os diferentes tipos morfológicos existentes, bem como reconhecer as principais raças caninas. Espera-se ainda que os envolvidos absorvam noções básicas sobre o manejo na criação de cães e sobre as principais enfermidades que acometem cada raça, podendo assim contribuir no atendimento dos pets, além de atuar na seleção e no manejo dentro da cinofilia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RAQUEL MANO MEINERZ1
ANDRESSA ARDUIN RAUPP
ANTONIELLI DOS SANTOS RADTKE
BRUNA PORTO LARA
CAROLINE DA SILVA FABRES
CLAUDIO LEME DE ARAUJO JUNIOR
CLEYTON RODRIGUES CHAVES
CRISTIANO SILVA DA ROSA24
EDENARA ANASTÁCIO DA SILVA
FABIOLA VALIM DIAS
GILBERTO D'ÁVILA VARGAS1
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI24
GÉSSICA MACHADO DA SILVEIRA
HORTAGNAN SILVA CHAVES
JOSIANE BONEL1
JÉSSICA MARONEZE SZIMINSKI
JÚNIA ZIMMER BRADBURY
KEZIA DARIANA DE OLIVEIRA GONÇALVES
LORY LUÍSA JACQUES DE CASTRO RIZZATTI
LUCIANA BICCA DODE5
MARIA EDUARDA BICCA DODE
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI1
MARLETE BRUM CLEFF1
RAPHAEL LUIZ GENTIL FELIX DE CARVALHO COSTA
RENATA OSORIO DE FARIA1

Página gerada em 26/04/2024 13:00:51 (consulta levou 0.224898s)