Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisiologia Médica- LAFIM: grupo de estudos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Resumo
A Liga de Fisiologia Médica - LAFIM corresponde ao estudo continuado de fisiologia humana de forma a rever e integrar conhecimentos fundamentais àqueles necessários a compreensão e raciocínio dos mecanismos patológicos e terapêuticos presentes no dia a dia da clínica médica, bem como, reconhecer os mecanismos fisiológicos que participam da prevenção e manutenção da saúde dos indivíduos. Trata-se de um projeto baseado na discussão a partir de um enfoque fisiológico de diferentes tópicos clínicos, além da preparação dos alunos para atividades de exposição oral e didáticas dirigidas aos alunos matriculados nas disciplinas de Fisiologia do Departamento.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Promover uma discussão continuada da Fisiologia através de um grupo de estudo, capacitando os participantes ao pensamento crítico e aplicado dos mecanismos fisiológicos relacionados às diferentes áreas da clínica médica, além de estimular atividades didáticas dirigidas aos estudantes dos semestres iniciais.
Objetivos Específicos
Estabelecer um grupo para o debate com a finalidade de aprimorar, consolidar e atualizar o conhecimento da Fisiologia humana;
Incentivar a busca de novos conhecimentos em artigos científicos especializados e que associem a Fisiologia básica às diferentes áreas da prática clínica;
Proporcionar aos integrantes atividades de proposição e discussão de casos clínicos envolvendo a Fisiologia;
Oportunizar aos alunos aprimoramento do exercício didático através de avaliação pelos professores participantes da Liga;
Desenvolver material didático auxiliar ao estudo da Fisiologia;
Aprimoramento da língua inglesa com a leitura de artigos científicos da área médica;
Oferecer auxílio didático para alunos de disciplinas de Fisiologia humana, por meio de discussões em pequenos grupos e apresentação de casos clínicos em aulas curriculares sob a supervisão do professor regente da disciplina;
A melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação e à evasão;
Promover uma discussão continuada da Fisiologia através de um grupo de estudo, capacitando os participantes ao pensamento crítico e aplicado dos mecanismos fisiológicos relacionados às diferentes áreas da clínica médica, além de estimular atividades didáticas dirigidas aos estudantes dos semestres iniciais.
Objetivos Específicos
Estabelecer um grupo para o debate com a finalidade de aprimorar, consolidar e atualizar o conhecimento da Fisiologia humana;
Incentivar a busca de novos conhecimentos em artigos científicos especializados e que associem a Fisiologia básica às diferentes áreas da prática clínica;
Proporcionar aos integrantes atividades de proposição e discussão de casos clínicos envolvendo a Fisiologia;
Oportunizar aos alunos aprimoramento do exercício didático através de avaliação pelos professores participantes da Liga;
Desenvolver material didático auxiliar ao estudo da Fisiologia;
Aprimoramento da língua inglesa com a leitura de artigos científicos da área médica;
Oferecer auxílio didático para alunos de disciplinas de Fisiologia humana, por meio de discussões em pequenos grupos e apresentação de casos clínicos em aulas curriculares sob a supervisão do professor regente da disciplina;
A melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação e à evasão;
Justificativa
Justificada Circunstanciada
O projeto visa aproximar a área básica da clínica, uma vez que a Fisiologia sendo ministrada nos dois primeiros semestres do curso, não é inicialmente percebida como essencial à compreensão das atividades profissionais futuras. No entanto, é uma necessidade que egressos da disciplina tem demandado há alguns anos. O projeto tem se mostrado bastante efetivo nesses 10 anos de edição, promovendo inclusive a importante interação de alunos oriundos de diferentes semestres que se reúnem para discutir as bases fisiológicas de diferentes áreas da clínica médica tais como, a Cardiologia, a Endocrinologia, a Nefrologia, a Pneumologia, a Hematologia, a Neurologia, entre outras. Dessa forma, tendo em vista sua relevância e complexidade, o estudo continuado da Fisiologia tem se consolidado no processo de formação acadêmica extracurricular na Faculdade de Medicina da UFPEL.
O projeto visa aproximar a área básica da clínica, uma vez que a Fisiologia sendo ministrada nos dois primeiros semestres do curso, não é inicialmente percebida como essencial à compreensão das atividades profissionais futuras. No entanto, é uma necessidade que egressos da disciplina tem demandado há alguns anos. O projeto tem se mostrado bastante efetivo nesses 10 anos de edição, promovendo inclusive a importante interação de alunos oriundos de diferentes semestres que se reúnem para discutir as bases fisiológicas de diferentes áreas da clínica médica tais como, a Cardiologia, a Endocrinologia, a Nefrologia, a Pneumologia, a Hematologia, a Neurologia, entre outras. Dessa forma, tendo em vista sua relevância e complexidade, o estudo continuado da Fisiologia tem se consolidado no processo de formação acadêmica extracurricular na Faculdade de Medicina da UFPEL.
Metodologia
Metodologia
Reuniões do grupo, com a seguinte dinâmica:
Apresentação de artigos científicos da área médica pelos participantes da Liga;
Explorar as bases fisiológicas envolvidas no objeto de estudo do artigo científico apresentado;
Discussão e complementação dos assuntos apresentados pelo grupo;
Orientação didática para o ensino da Fisiologia;
Organização de casos clínicos para apresentações e discussão em aulas mistas de Fisiologia I e II.
Oferta de auxílio didático aos acadêmicos dos primeiros dois semestres do curso, para esclarecer dúvidas e direcionar estudos.
O projeto prevê reuniões quinzenais presenciais com carga horária de 2 horas para participantes (alunos e professores).
O projeto contém um grupo de whatsapp para promover a discussão online de qualquer tópico relevante e de interesse.
O projeto adota ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão obter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado.
Avaliação
O projeto será avaliado pelos participantes ao longo das reuniões com discussões em relação à dinâmica e propostas para melhorias no projeto e para elaboração do relatório final do projeto.
Avaliação dos acadêmicos dos primeiros dos semestres em relação às atividades promovidas pela Liga, visando o auxílio em estudos, além da apresentação de casos clínicos na sala de aula.
Outras Informações Relevantes
Aspectos a serem discutidos e avaliados com o grupo de participantes:
Reuniões do grupo, com a seguinte dinâmica:
Apresentação de artigos científicos da área médica pelos participantes da Liga;
Explorar as bases fisiológicas envolvidas no objeto de estudo do artigo científico apresentado;
Discussão e complementação dos assuntos apresentados pelo grupo;
Orientação didática para o ensino da Fisiologia;
Organização de casos clínicos para apresentações e discussão em aulas mistas de Fisiologia I e II.
Oferta de auxílio didático aos acadêmicos dos primeiros dois semestres do curso, para esclarecer dúvidas e direcionar estudos.
O projeto prevê reuniões quinzenais presenciais com carga horária de 2 horas para participantes (alunos e professores).
O projeto contém um grupo de whatsapp para promover a discussão online de qualquer tópico relevante e de interesse.
O projeto adota ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão obter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado.
Avaliação
O projeto será avaliado pelos participantes ao longo das reuniões com discussões em relação à dinâmica e propostas para melhorias no projeto e para elaboração do relatório final do projeto.
Avaliação dos acadêmicos dos primeiros dos semestres em relação às atividades promovidas pela Liga, visando o auxílio em estudos, além da apresentação de casos clínicos na sala de aula.
Outras Informações Relevantes
Aspectos a serem discutidos e avaliados com o grupo de participantes:
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
Melhora do rendimento acadêmico dos participantes da Liga.
Melhora no atendimento às necessidades individuais dos alunos matriculados na disciplina de Fisiologia.
Metas
Estimular o raciocínio clínico dos participantes com base na Fisiologia.
Aprimorar a exposição oral.
Estimular a prática didática.
Melhoria do atendimento aos alunos de Fisiologia.
Resultados e Impactos esperados
É esperado que os alunos aprimorem seus conhecimentos em Fisiologia humana, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral após participarem de leituras de artigos científicos e de livros textos, e de prepararem, apresentarem e discutirem tópicos em seminários e sala de aula. À medida que os alunos vão se tornando mais preparados, é esperado que sintam a necessidade de buscar ampliar ainda mais seus conhecimentos, mantendo-se atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da Fisiologia, espera-se promover um ambiente capaz de gerar novas propostas para o desenvolvimento de projetos de estudo, bem como organização e escrita de artigos para apresentação em eventos científicos.
Melhora do rendimento acadêmico dos participantes da Liga.
Melhora no atendimento às necessidades individuais dos alunos matriculados na disciplina de Fisiologia.
Metas
Estimular o raciocínio clínico dos participantes com base na Fisiologia.
Aprimorar a exposição oral.
Estimular a prática didática.
Melhoria do atendimento aos alunos de Fisiologia.
Resultados e Impactos esperados
É esperado que os alunos aprimorem seus conhecimentos em Fisiologia humana, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral após participarem de leituras de artigos científicos e de livros textos, e de prepararem, apresentarem e discutirem tópicos em seminários e sala de aula. À medida que os alunos vão se tornando mais preparados, é esperado que sintam a necessidade de buscar ampliar ainda mais seus conhecimentos, mantendo-se atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da Fisiologia, espera-se promover um ambiente capaz de gerar novas propostas para o desenvolvimento de projetos de estudo, bem como organização e escrita de artigos para apresentação em eventos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA CAROLINA ANDRADE DALLA COSTA | |||
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA | |||
ALEXSANDRO BEHRENS ZIBEL | |||
ANA CAROLINA RODRIGUES LEITE | |||
ANA CAROLINE DE SENE BERNASCONI | |||
ANA LUIZA DUARTE PICH | |||
ANDERSON ROQUE PAZ DIAS | |||
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT | |||
ANDRE LUIZ DE AVILA CARDOSO | |||
ANDRIELE DE SOUZA SIMOES | |||
ANGELICA DA SILVA MACHADO | |||
ARIANE LIVIAN TAVARES | |||
ARTHUR SILVA DA SILVA | |||
ARTHUR VILACA DINIZ REZENDE | |||
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN | |||
BERTIELLE MISSIO BESSOW | |||
BRENO QUARESMA FRANCO RAMOS | |||
BRUNA LEMPEK TRINDADE DUTRA | |||
CAIO MAGNO DE OLIVEIRA PORTO | |||
CAMILA SANTOS XAVIER | |||
CARLA DE CARVALHO TEIXEIRA | |||
CARLOS KADIS MINEIRO DE SOUZA | |||
CAROLINA CAMARGO SILVA | |||
CINTHYA ALVES ESTEVES | |||
CINTIA RODRIGUEZ BARROS | |||
CLARA THOMAS ANDRADE | |||
CLEITON EUDIS NUNES SILVA | |||
DANIEL ALBERTO DE SOUSA ROCHA NOGUEIRA | |||
DANIEL ANGELO BERNIN | |||
DANIELLE REGINA PIMENTEL | |||
DOUGLAS NASCIMENTO DA SILVA | |||
EDUARDO FREITAS DE OLIVEIRA | |||
EDUARDO ZANATTA KAPP | |||
ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ | |||
ELSON RANGEL CALAZANS JUNIOR | |||
EMANUELE FONSECA BARBOSA CARDOSO | |||
ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA | |||
FELIPE PIRES BRIDI | |||
FERNANDA LAMPERT | |||
FERNANDO HENRIQUE TONSIG DIZOTTI | |||
GABRIEL ALMEIDA BRAZ SILVA | |||
GABRIEL MARCELO RIBEIRO ROCHA | |||
GABRIEL SOARES DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA COTRIM DE SOUZA | |||
GABRIELA KLEIN COUTO | |||
GABRIELA MOREIRA DE ANDRADE | |||
GEAN OLIVEIRA SALES | |||
GENEVA SOUZA COSTA | |||
GEORGE FURTADO DE BORBA | |||
GIOVANNA SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA | |||
GISELLE DOS SANTOS RADTKE DE OLIVEIRA | |||
GRACIELA VELARDE ALVAREZ DE OLIVEIRA | |||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 5 | ||
GUSTAVO DUARTE ZILLI | |||
GUSTAVO ISHIKAWA MIYAMOTO | |||
GUSTAVO ISHIKAWA MIYAMOTO | |||
GUSTAVO OLIVEIRA ANASTACIO SILVA | |||
GUSTAVO SANTANA DOS SANTOS | |||
GUSTAVO TIMM MUNIEWEG | |||
HELENA ROMANO SANTIN | |||
HENRIQUE GEROMEL MENEGHETTI | |||
HENRIQUE SOUTO DE SOUZA | |||
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 5 | ||
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA | |||
ISABELA SANTIAGO ROSA PIZANI | |||
ISADORA OLIVEIRA MELO DE ABREU | |||
ISIS FELDENS MULLER | |||
JOAO GABRIEL FAYYAD SANTOS | |||
JOAO VICTOR FREITAS SOARES | |||
JOAO VITOR BICALHO MAGALHAES | |||
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO | |||
JOÃO GUILHERME COSTA DA SILVA HUTT | |||
JULIA ALMEIDA BRUM | |||
JULIA CAROLINA DA CRUZ VIEIRA | |||
JULIO CESAR MACHADO FERREIRA JUNIOR | |||
KELLEN YEH | |||
Kellen Crizel da Rocha | |||
LARA BITTENCOURT ALVES | |||
LARA COELHO SIQUEIRA | |||
LAURA DE AZEVEDO GRACIANO | |||
LAURA MARQUES DE SOUZA | |||
LEANDRO AURÉLIO ORTEGA DIAS | |||
LEONARDO BRUNO DOS SANTOS SMANIOTTO | |||
LETICIA SILVERIO DOS SANTOS | |||
LORENA PAULA SCHUFER | |||
LORENZO PETEFFI ROESE | |||
LUAN SOARES DA SILVA | |||
LUCAS PINTO BENDER | |||
LUCAS REZENDE DE FREITAS | |||
LUCIANA CIRINO PEREIRA | |||
LUIS FELLIPE DE OLIVEIRA MANCO | |||
LUIS FELLIPE DE OLIVEIRA MANCO | |||
LUIZ GUSTAVO LEAL PEREIRA JUNIOR | |||
LUIZ HENRIQUE GARLET LEAL | |||
LUIZ HENRIQUE SANTOS DE SOUZA | |||
LUIZA RECH MEDEIROS RODRIGUES | |||
LYKA TOMINAGA | |||
Laura Coimbra Borba | |||
MAIARA VARGAS MACIEL | |||
MAITE ENZWEILER BARBOZA ALVES | |||
MARCELO VITORIA REINEHR | |||
MARIANA CARDUZ OLIVEIRA | |||
MARIANA ROSSO SCHIMUNECK | |||
MARINA FORTES BARIN SIBINEL | |||
MATHEUS PICCOLI MACHADO SCHWEITZER KLAUBERG | |||
MATHEUS RIBEIRO FINETTI | |||
MATHEUS ZAMBRANO HILZENDEGER | |||
MIGUEL HENRIQUE MEES | |||
MURILLO OLIVEIRA HONORIO | |||
MURILO DI GREGORIO | |||
MURILO PERTILE CAMPOS | |||
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA | |||
NATALIA RODRIGUES FAGUNDES | |||
NAYANE KAVALKIEVICZ DE SOUZA DA SILVA | |||
NICOLAU BATISTA BARROS | |||
NICOLE LAZZARIN DE AVILA | |||
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 2 | ||
PABLO ENRIQUE SANABRIA ROCHA | |||
PAOLA SANTOS DA SILVA | |||
PAULO GUILHERME MULLER | |||
PEDRO MANZKE GLANZEL | |||
RAFAEL AUGUSTO FRIZZO | |||
RAFAEL BUENO ORCY | 1 | ||
RAFAEL PRESTES | |||
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA | |||
RAYNA LICAZALIO RIBEIRO | |||
RICARDO NETTO GOULART | |||
RODRIGO ALVES CORREA VIEIRA | |||
ROMULO DAS NEVES MACIEL | |||
SANDY DA ROSA COSTA | |||
STEFANI GONCALVES DOMINGUES | |||
Shelen dos Reis da Silva | |||
THAINA LEITE PALUDETO | |||
THIAGO NOGAI | |||
VALENTINA SIQUEIRA RODRIGUES | |||
VANDERSON TOBIAS LAZAROTO | |||
VICTOR FAGUNDES SANTANA | |||
VICTOR MELO ISMERIO | |||
VINICIUS GASPARELLO LAIA | |||
VINICIUS KAISER QUEIROZ | |||
VINICIUS MAIA SILVA | |||
VITOR DIAS FURTADO | |||
VITORIA BARBARA KLYMYSZYN | |||
Vitor Socolowski Baltieri | |||
WILSON JUNIO TOMAZ MARTINS | |||
YURI ALVES UCHOA BENITES | |||
YURI RAFFAELLI SANTOS |