Nome do Projeto
Modelos didáticos de microrganismos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 05/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de Modelos Didáticos de Microrganismos visa à construção, utilização e distribuição de maquetes, bem como à popularização do conhecimento de estruturas, funções e utilizações de microrganismos. A proposta parte da construção de modelos pelos alunos de graduação do Agronomia na disciplina Fitopatologia, que serão avaliados pela correta representação das diferentes estruturas, bem como do seu conhecimento a respeito do tema

Objetivo Geral

O projeto de Modelos Didáticos de Microrganismos visa à construção como forma de desenvolvimento do conhecimento, além da utilização e distribuição de maquetes, bem como à popularização do conhecimento de estruturas e funções, de riscos, bem como da utilização de microrganismos.

Justificativa

Bactérias, fungos, nematóides e vírus são organismos microscópicos dificultando que o aluno forme uma percepção tridimensional da morfologia e estrutura destes. A construção de modelos didáticos 3D além de fazer com que esta percepção se desenvolva, permite a fixação dos conhecimentos teóricos e facilita a compreensão dos conteúdos mais complexos relacionados a estes microrganismos.
Adicionalmente, muito se fala a respeito das doenças causadas por este grupo de organismos, mas se considerarmos a população como um todo, poucas pessoas sabem como eles são, e um número muito menor, sabe do seu lado positivo e das suas aplicações. Assim, a divulgação destes conhecimentos via distribuição dos modelos construídos para escolas de ensino infantil, fundamental e médio, trará impactos positivos. A popularização dos conhecimentos se dará também pela participação de alunos voluntários, que farão previamente o curso ‘Popularização do conhecimento de estruturas e funções, de riscos, bem como da utilização de microrganismos’, durante exposições e palestras em escolas.
Por fim, como forma de estímulo aos alunos, estes modelos, após a avaliação pelos professores, farão parte de Exposição semestral e participarão do concurso que os premia em diferentes modalidades (Voto Técnico; Criatividade e Originalidade; Voto Popular). Os modelos também farão parte da amostra permanente do Museu Fitopatológico, além de serem utilizados em exposições e amostras da Faculdade de Agronomia em diferentes eventos.

Metodologia

A avaliação por meio da construção de modelos irá substituir a avaliação escrita (prova teórica) e será opcional. Os alunos irão desenvolver e construir os modelos em duplas ou trios, formados conforme a própria escolha, e orientados pelos professores da disciplina.
A escolha do material usado é exclusiva dos alunos. A entrega será previamente agendada, sendo que haverá uma entrevista com o grupo completo, na qual será questionada a correlação do modelo construído e os aspectos teóricos abordados em aula.
Durante a entrega os alunos poderão voluntariamente autorizar a exposição e/ou doação dos modelos.
Alunos interessados poderão posteriormente, participar de exposições onde estarão à disposição dos visitantes para apresentar os modelos e falar a respeito de estruturas, funções e riscos e utilizações de microrganismos; ou ainda, realizar este mesmo tipo de apresentação em escolas de ensino infantil, fundamental e médio. A participação dos alunos será precedida da participação destes no curso ‘Popularização do conhecimento de estruturas e funções, de riscos, bem como da utilização de microrganismos’.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICATIVOS
Número de alunos participantes por semestre
Número de modelos construídos por semestre
Número de modelos expostos por semestre
Número de participação em exposições por ano
Número de modelos doados para escolas por ano
Número de palestras em escolas por ano
Número de cursos por ano
Número de alunos por curso
Número de matérias divulgadas em diferentes mídias

METAS
Participação de pelo menos 70% dos alunos matriculados a cada semestre, com a construção de pelo menos 15 modelos semestralmente, com a exposição e doação de sua maioria. Participar de diferentes eventos abertos à comunidade universitária, bem à comunidade em geral. Atender pelo menos quatro escolas anualmente e atingir a mídia local e regional.


RESULTADOS ESPERADOS
No campo do Ensino, espera-se que a construção de modelos didáticos 3D facilite percepção e a fixação dos conhecimentos teóricos, e, por conseguinte, a compreensão dos conteúdos mais complexos relacionados a estes microrganismos. Adicionalmente, a construção coletiva permitirá evoluir a questão da discussão, adaptação e finalização de trabalho em grupo.
Por outro lado, para os alunos que participarem das exposições e palestras, se almeja o desenvolvimento da habilidade de se expressar de diferentes níveis de linguagem para os mais diversos públicos, bem como maior conhecimento do tema pela participação do curso ‘Popularização do conhecimento de estruturas e funções, de riscos, bem como da utilização de microrganismos’, que os preparará para esta participação.

No campo da Extensão, espera-se, por meio de palestras e apresentações em feiras, desmitificar a imagem dos microrganismos, levando ao público uma percepção 3D e informações a respeito dos riscos, mas também de suas utilizações e aplicações biotecnológicas.
Adicionalmente, a doação destes modelos permitirá que as diferentes escolas da região de Pelotas os utilizem em aulas de ciências, o que, permitirá maior estímulo ao aprendizado, além de maior percepção da morfologia e estruturas dos diferentes microrganismos.

Página gerada em 29/03/2024 06:15:27 (consulta levou 0.162279s)