Nome do Projeto
Iniciação Científica em Programação Não Linear
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/04/2020 - 30/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A ideia para este projeto de Iniciação Científica teve origem pela curiosidade de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática em estudar temas da Programação Não Linear. Sendo assim, foi decidido implementar um projeto de Iniciação Científica de modo que os alunos possam estudar alguns temas de Otimização Não Linear, observando tanto aspectos teóricos quanto aplicados. Assim, neste projeto os discentes envolvidos estudarão alguns conceitos matemáticos estudados superficialmente nos cursos de cálculo de forma aprofundada, posteriormente estudarão alguns tópicos que não estão presentes no catálogo atual dos cursos de graduação da UFPel. Com isso espera-se que os alunos se familiarizem com a matemática aplicada, em particular, com a área de otimização. Este tipo de trabalho é de suma importância nas áreas matemáticas, dando a oportunidade aos alunos de conhecer áreas diferentes da matemática que não são oferecidas regularmente no curso de graduação. O discente Fabiano Costa D'Ávila irá estudar condições de otimalidade de primeira e segunda ordem para problemas de otimização sem restrições e alguns métodos de otimização irrestrita de forma teórica, além disso irá implementar numericamente esses métodos e compará-los computacionalmente em relação à eficiência e robustez. Após a comparação destes métodos, o aluno irá formular e modelar um problema teste de seu interesse que possa ser resolvido utilizando esses métodos.

Objetivo Geral

- Iniciar os alunos envolvidos à pesquisa na área da Matemática Aplicada, especificamente na área de
Programação Não Linear;
- Introduzir conceitos da matemática aplicada não trabalhados no curso de graduação;
- Desenvolver o Raciocínio Lógico-Matemático;
- Propiciar aos alunos envolvidos uma maior familiaridade com apresentações em público;
- Iniciar os alunos envolvidos na elaboração de textos matemáticos utilizando LaTex;
- Estimular os alunos à programação através da matemática computacional;
- Elaboração de trabalhos por parte dos alunos, com a finalidade de expor os resultados estudados;
- Incentivo aos alunos para que participem de eventos na área.

Justificativa

Este projeto se justifica por dar oportunidade aos alunos de graduação do curso de Licenciatura em Matemática de se familiarizem com tópicos da Matemática Aplicada que não estão presentes no catálogo regular de graduação, em especial, tópicos em programação matemática.
Além disso, espera-se que os alunos participantes do projeto desenvolvam habilidades de demonstração matemática e programação computacional.

Metodologia

A metodologia empregada neste trabalho consiste de:
- Pesquisas em jornais, revistas e livros da área;
- Seminários de pesquisa com a Docente Orientadora do projeto;
- Organização e revisão dos resultados de pesquisa;
- Apresentação dos resultados em seminários ou eventos da área;
- Elaboração de um relatório com atividades realizadas e resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado concreto deste projeto espera-se:
- Apresentação de seminários;
- Participação em eventos na área;
- Relatório com as atividades desenvolvidas;
- Códigos fonte dos métodos implementados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO HENRIQUE CERVELIN4
FABIANO COSTA D'AVILA

Página gerada em 28/03/2024 09:33:28 (consulta levou 0.123352s)