Nome do Projeto
Colóquios Botânicos II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 27/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O Laboratório de Sistemática de Fanerógamas (LABFAN) vem desenvolvendo Colóquios Botânicos desde 2014, e desde 2016 ele se tornou um projeto de ensino, tendo como premissa o fato de que "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 2002). Segundo Paulo Freire (2002), não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, e neste sentido, os Colóquios visam incentivar os alunos a buscar conhecer o que ainda não é conhecido e sanar as ânsias destes acadêmicos em complementar o conhecimento adquirido em aula ou durante a iniciação científica. Os discentes devem ter sua curiosidade estimulada, e esta deve ser tratada como "inquietação indagadora" segundo Freire (2002), dentro e fora de sala de aula, a fim de garantir a construção do conhecimento em todos os âmbitos da academia, quer seja no Ensino, na Pesquisa ou na Extensão. Outro aspecto norteador dos Colóquios Botânicos é a busca de uma alfabetização científica. Chassot (2002) defende que a ciência seja uma linguagem, e sendo assim, ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza, ou seja, saber ler e interpretar um texto científico é parte importante da compreensão da ciência. Neste sentido, tentando aliar a pesquisa e o ensino e visando contribuir com a alfabetização científica dos discentes envolvidos, temas sobre Botânica são escolhidos pelos participantes e discutidos no grupo em encontros periódicos. Os assuntos podem flutuar desde artigos científicos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes, assuntos programáticos de seleção de Pós-Graduação, temas importantes, polêmicos e/ou atuais que permeiam a Botânica.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos vinculados ao Laboratório de Sistemática de Fanerógamas um momento de discussão de temas relevantes que permeiam a Botânica visando contribuir com a formação acadêmica através do fortalecimento dos conceitos e, consequentemente, da construção do conhecimento.

São objetivos específicos:
Proporcionar um entrosamento entre os alunos e professor orientador;
Desenvolver a leitura crítica de artigos e textos científicos;
Incentivar a leitura de inglês instrumental;
Auxiliar os alunos na oratória incentivando-os a expressarem suas idéias na forma verbal.

Justificativa

Incentivar os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas ligados ao Laboratório de Sistemática de Fanerógamas a formarem opiniões, fortalecerem sua leitura crítica e de inglês instrumental, além de incitar a busca de conhecimento para enriquecer sua formação acadêmica na área da Botânica. Esse grupo de estudos permitirá um maior entrosamento com os colegas de laboratório e com os diversos assuntos que são objeto de estudo do LABFAN.

Metodologia

Os colóquios serão realizados semanalmente e/ou quinzenalmente em horário de almoço (13:00 - 13:50), com duração máxima de 50 minutos. Em cada encontro um aluno ficará responsável por selecionar um artigo ou texto científico de interesse e o mesmo será o responsável por conduzir as discussões. O tema
escolhido pode ser relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso ou algum tema geral de interesse, inclusive cultural, desde que previamente acordado com o coordenador. O aluno disponibilizará o texto para todo o grupo com antecedência. A leitura do texto é obrigatória para todos os participantes. O apresentador e os demais participantes poderão ser questionados de forma a demonstrar o domínio pelo assunto.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação de discentes críticos e conscientes sobre a importância do domínio de conceitos inerentes, não somente à sua área de pesquisa, mas também à Botânica como um todo;
Proporcionar que os discentes do LABFAN se inteirem do trabalho desenvolvido pelos colegas, promovendo um entrosamento entre o grupo;
Contribuir para o fortalecimento da leitura na língua inglesa;
Fortalecer a desenvoltura e autoconfiança no ato de falar para um público maior;
Proporcionar que os alunos possam atuar de forma protagonista em sua formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE OLIVEIRA BEHLING
CAROLINA LESSA VIEGAS
GUSTAVO MACIEL ZURSCHIMITTEM
JULIA DA SILVA SILVEIRA
LUIZA OLIVEIRA PIEGAS
RAQUEL LUDTKE2
SABRINA RIBEIRO DA COSTA

Página gerada em 21/12/2024 13:40:43 (consulta levou 0.081782s)