Nome do Projeto
Colóquios Botânicos II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/04/2020 - 27/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O Laboratório de Sistemática de Fanerógamas (LABFAN) vem desenvolvendo Colóquios Botânicos desde 2014, e desde 2016 ele se tornou um projeto de ensino, tendo como premissa o fato de que "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 2002).
Segundo Paulo Freire (2002), não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, e neste sentido, os Colóquios visam incentivar os alunos a buscar conhecer o que ainda não é conhecido e sanar as ânsias destes acadêmicos em complementar o conhecimento adquirido em aula ou durante a iniciação científica.
Os discentes devem ter sua curiosidade estimulada, e esta deve ser tratada como "inquietação indagadora" segundo Freire (2002), dentro e fora de sala de aula, a fim de garantir a construção do conhecimento em todos os âmbitos da academia, quer seja no Ensino, na Pesquisa ou na Extensão.
Outro aspecto norteador dos Colóquios Botânicos é a busca de uma alfabetização científica.
Chassot (2002) defende que a ciência seja uma linguagem, e sendo assim, ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza, ou seja, saber ler e interpretar um texto científico é parte importante da compreensão da ciência. Neste sentido, tentando aliar a pesquisa e o ensino e visando contribuir com a alfabetização científica dos discentes envolvidos, temas sobre Botânica são escolhidos pelos participantes e discutidos no grupo em encontros periódicos.
Os assuntos podem flutuar desde artigos científicos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes, assuntos programáticos de seleção de Pós-Graduação, temas importantes, polêmicos e/ou atuais que permeiam a Botânica.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos vinculados ao Laboratório de Sistemática de Fanerógamas um momento de discussão de temas relevantes que permeiam a Botânica visando contribuir com a formação acadêmica através do fortalecimento dos conceitos e, consequentemente, da construção do conhecimento.
São objetivos específicos:
Proporcionar um entrosamento entre os alunos e professor orientador;
Desenvolver a leitura crítica de artigos e textos científicos;
Incentivar a leitura de inglês instrumental;
Auxiliar os alunos na oratória incentivando-os a expressarem suas idéias na forma verbal.
São objetivos específicos:
Proporcionar um entrosamento entre os alunos e professor orientador;
Desenvolver a leitura crítica de artigos e textos científicos;
Incentivar a leitura de inglês instrumental;
Auxiliar os alunos na oratória incentivando-os a expressarem suas idéias na forma verbal.
Justificativa
Incentivar os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas ligados ao Laboratório de Sistemática de Fanerógamas a formarem opiniões, fortalecerem sua leitura crítica e de inglês instrumental, além de incitar a busca de conhecimento para enriquecer sua formação acadêmica na área da Botânica. Esse grupo de estudos permitirá um maior entrosamento com os colegas de laboratório e com os diversos assuntos que são objeto de estudo do LABFAN.
Metodologia
Os colóquios serão realizados semanalmente e/ou quinzenalmente em horário de almoço (13:00 - 13:50), com duração máxima de 50 minutos. Em cada encontro um aluno ficará responsável por selecionar um artigo ou texto científico de interesse e o mesmo será o responsável por conduzir as discussões. O tema
escolhido pode ser relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso ou algum tema geral de interesse, inclusive cultural, desde que previamente acordado com o coordenador. O aluno disponibilizará o texto para todo o grupo com antecedência. A leitura do texto é obrigatória para todos os participantes. O apresentador e os demais participantes poderão ser questionados de forma a demonstrar o domínio pelo assunto.
escolhido pode ser relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso ou algum tema geral de interesse, inclusive cultural, desde que previamente acordado com o coordenador. O aluno disponibilizará o texto para todo o grupo com antecedência. A leitura do texto é obrigatória para todos os participantes. O apresentador e os demais participantes poderão ser questionados de forma a demonstrar o domínio pelo assunto.
Indicadores, Metas e Resultados
Formação de discentes críticos e conscientes sobre a importância do domínio de conceitos inerentes, não somente à sua área de pesquisa, mas também à Botânica como um todo;
Proporcionar que os discentes do LABFAN se inteirem do trabalho desenvolvido pelos colegas, promovendo um entrosamento entre o grupo;
Contribuir para o fortalecimento da leitura na língua inglesa;
Fortalecer a desenvoltura e autoconfiança no ato de falar para um público maior;
Proporcionar que os alunos possam atuar de forma protagonista em sua formação.
Proporcionar que os discentes do LABFAN se inteirem do trabalho desenvolvido pelos colegas, promovendo um entrosamento entre o grupo;
Contribuir para o fortalecimento da leitura na língua inglesa;
Fortalecer a desenvoltura e autoconfiança no ato de falar para um público maior;
Proporcionar que os alunos possam atuar de forma protagonista em sua formação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE OLIVEIRA BEHLING | |||
CAROLINA LESSA VIEGAS | |||
GUSTAVO MACIEL ZURSCHIMITTEM | |||
JULIA DA SILVA SILVEIRA | |||
LUIZA OLIVEIRA PIEGAS | |||
RAQUEL LUDTKE | 2 | ||
SABRINA RIBEIRO DA COSTA |